Connect with us

A lendária gravadora ECM (Edition of Contemporary Music) disponibilizou, através da Universal Music Group, todo o seu catálogo para assinantes da Apple Music, Amazon, Spotify, Deezer, Tidal e Qobuz. Este processo que a UMG iniciou em 17 de novembro resulta em “um novo acordo de distribuição digital de um vasto material de quase cinco décadas de produção independente.” Artistas de jazz e música clássica fazem parte do cast da label como Dominic Miller (guitarrista do britânico Sting), o baterista francês Manu Katché e o pianista Sir András Schiff.

Ainda que os meios de lançamento preferidos pela ECM continuem sendo os formatos em CD e LP, o intuito é que os internautas se aproximem ainda mais de toda a obra da gravadora.

Em todo processo de digitalização, foram observados os cuidados com a qualidade de som, sequência e dramaturgia intactas.

Ainda de acordo com a Universal Music Group, a ECM e os músicos tiveram de enfrentar streaming não autorizados de gravações através de sites de compartilhamento de vídeo, além de pirataria, bootlegs (cópias piratas) e uma proliferação de sites de download ilegais. Para a major, “era importante tornar o catálogo acessível dentro de um quadro em que os direitos autorais fossem respeitados”.

A ECM foi fundada em Munique, Alemanha no ano de 1969 por Manfred Eicher.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

CLASSICA

Pianista Felipe Senna se apresenta com o Quarteto de Cordas em São Paulo

Grupo interpreta obras de Beethoven no dia 7 e recebe Senna para um repertório só de composições autorais do pianista brasileiro, no dia 21

Published

on

Pianista Felipe Senna se apresenta com o Quarteto de Cordas em São Paulo
Fabiana Stig

Neste mês, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz duas apresentações com repertórios distintos, um tradicional dedicado a Beethoven e outro contemporâneo e só com obras do pianista brasileiro Felipe Senna como convidado. Os concertos acontecem às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, e os ingressos custam R$ 20.

O primeiro concerto, no dia 7, reúne duas peças de um dos mais influentes nomes da história da música clássica. Reconhecido principalmente por suas sinfonias, Beethoven também compôs diversos quartetos, dentre os quais Op. 18 nº 3 e Op. 109, que serão interpretados neste concerto, antecipando os 250 anos do compositor que serão celebrados em 2020.

Pianista Felipe Senna se apresenta com o Quarteto de Cordas em São Paulo

“Esse repertório do Beethoven é peculiar porque são duas sonatas originalmente escritas para o piano. O próprio compositor fez uma versão para quarteto da Sonata Opus 14 N°1, criando uma ponte entre os gêneros. Nós levamos adiante essa “possibilidade musical” e pedimos para o Matheus Bitondi transcrever a Sonata Opus 109, que será tocada por um quarteto de cordas pela primeira vez”, explica Marcelo Jaffé, violista do Quarteto de Cordas da Cidade.

Já no dia 21, o grupo formado por Jaffé, pelo violoncelista Rafael Cesario e os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios recebe o pianista Felipe Senna para o concerto Brasil Moderno. Juntos, interpretam algumas das composições de Felipe que transitam entre erudito e popular, como Valsa Chorona e Entrelaços. O músico, que iniciou sua carreira aos 14 anos, já atuou com grandes nomes do cenário brasileiro como Toquinho, Claudete Soares, Filó Machado, Edu Ribeiro e importantes orquestras do país. Premiado e reconhecido internacionalmente, o pianista também é criador e diretor do grupo Câmaranóva.

Ensaio aberto gratuito

Um dia antes de cada apresentação, 6 e 20 de novembro, o grupo realiza um ensaio aberto gratuito, às 18h, na Sala do Conservatório. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar e aprender sobre o processo musical e as obras do repertório.

QUARTETO TOCA BEETHOVEN
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Programa:
Ludwig van Beethoven
Quarteto, Op. 18 nº 3
Quarteto, Op. 109 (versão de Matheus Bitondi)

Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20,00
Vendas: pelo site theatromunicipal.org.br ou pela bilheteria.

Continue Reading

CLASSICA

Pianista ucraniana Vika Yermolyeva se apresenta pela primeira vez no Brasil

Artista apresenta a turnê “São Paulo Goes Wild”

Published

on

Pianista ucraniana Vika Yermolyeva se apresenta pela primeira vez no Brasil
Divulgação

Vika Yermolyeva, a artista reconhecida como um fenômeno do piano rock, se apresenta na Unibes Cultural nos dias 2 e 3 de novembro. Estes serão os primeiros de seis concertos que serão realizados no Brasil, único país a receber as apresentações na América Latina.

Vika Yermolyeva é mundialmente conhecida por suas interpretações de piano dos gêneros musicais rock e metal. Sua carreira começou no ano 2000, ao entrar na Academia Nacional de Música da Ucrânia Tchaikovsky. Mas, foi em 2006, quando completou seus estudos na Franz Liszt Academy of Music, em Weimar, e na Internacional Piano Academy Incontri col Maestro, Itália, com o pianista Lazar Berman, que seu foco se virou para a produção de covers em piano de rock e bandas de heavy metal.

Pianista ucraniana Vika Yermolyeva se apresenta pela primeira vez no Brasil

A pianista impulsionou suas interpretações por meio do YouTube e seu canal vkgoeswild, que atualmente tem mais de 700 mil inscritos. Desta forma, a artista mantém o interesse de seus seguidores, além dos concertos que faz ao redor do mundo.

A Unibes Cultural é um espaço conhecido por difundir todo tipo de expressões culturais, nesse sentido, a visita de Vika Yermolyera traz uma riqueza musical para a cidade de São Paulo e para o Brasil, estimulando jovens e adultos interessados na música, a criar novas interpretações que deem um diferencial dentro do amplo entorno de artistas que atualmente existem.

Unibes Cultural
Data: 2 de novembro às 19h e 3 de novembro às 15h
Preço: A partir de R $50
Ingressos à venda no site Portal Ticket https://www.portalticket.com.br

Continue Reading

CLASSICA

Trilha sonora de “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” será exibida ao vivo em São Paulo

Depois do sucesso do primeiro evento, o cine concerto volta a cidade apresentando o segundo filme da saga, mais uma vez acompanhado de 250 músicos da Orquestra Sinfônica Villa Lobos tocando ao vivo a obra do renomado compositor Howard Shore

Published

on

Trilha sonora de "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" será exibida ao vivo em São Paulo
Divulgação

As produtoras Alea Espetáculo & Artes e a americana Cami Music, em parceria com a Ingresso Rápido, trazem para São Paulo o segundo filme da saga do cine concerto original que conquistou o mundo: The Lord of The Rings In Concert: The Two Towers (O Senhor dos Anéis In Concert: As Duas Torres). O espetáculo será apresentado nos dias 27 e 28 de julho de 2020 no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.

Sob orientação do premiado maestro brasileiro Adriano Machado, 250 músicos da Orquestra Sinfônica Villa Lobos interpretam ao vivo a trilha sonora do compositor Howard Shore, enquanto o filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres de Peter Jackson é exibido em tela gigante com imagem e som em alta definição.

Como no primeiro filme, Doug Adam, autor do livro The Music of the Lord of the Rings Films e conselheiro deste In Concert, lembra que, na experiência do cine concerto, a música ao vivo carrega seu próprio peso narrativo, criando uma atmosfera emocionante e dramática que oferece à jornada de Frodo Bolseiro e a Sociedade do Anel uma riqueza de detalhes impressionante, trazendo a riquíssima literatura imaginativa de J.R.R Tolkien à vida de uma forma nunca vista.

Trilha sonora de "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" será exibida ao vivo em São Paulo

“O Senhor dos Anéis é uma história de temas universais e experiências humanas, incluindo perseverança, sacrifício, amizade e lealdade. Essas formam a espinha dorsal das obras de J.R.R. Tolkien, dos filmes de Peter Jackson e claro da trilha sonora de Howard Shore”, destaca Adam.

A música de Shore expressa o filme de Peter Jackson de uma maneira única com um imenso e rico trabalho sinfônico, desenvolvido de uma maneira singular, juntando vários séculos de tendências e estilos que fornecem a cada uma das histórias de Tolkien uma impressão musical única: “Não há nada que se compare a isto. Esta é uma extraordinária e comovente experiência. E é sua chance de se tornar parte da Sociedade”, diz Adam.

Desde 2009, quando mais de 10 mil pessoas se aglomeraram no Radio City Music Hall em Nova York para a première do primeiro filme, o cine concerto tem sido apresentado em várias cidades do mundo. E, com a parceria da Ingresso Rápido, São Paulo se insere nessa itinerância global.

“É gratificante poder, mais uma vez, trazer para o nosso público um evento épico que faz parte da história de muita gente. E nesse formato de cine concerto, a exibição do filme se transforma em um verdadeiro espetáculo, uma experiência única”, afirma Levi Morani, CEO da Ingresso Rápido.

Na apresentação do segundo filme, a produção oferecerá ao público uma visão total da orquestra de qualquer lugar do ginásio, além de praticamente dobrar o tamanho da tela e praticar uma política de preços na qual o ticket médio será quase 20% menor.

“Mesmo sendo um tipo de experiência que remeta aos primórdios do cinema, na qual, orquestras tocavam ao vivo o filme exibido, é interessante notar como na nossa época cine concerto ainda é uma experiência nova para a maioria do público” diz Leo Rea Lé, produtor executivo do espetáculo.

The Lord of The Rings In Concert: The Two Towers (O Senhor dos Anéis In Concert: As Duas Torres)
São Paulo: Data: 27 e 28 de junho de 2020.
Local: Ginásio do Ibirapuera. Endereço: Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361 Ibirapuera — São Paulo — SP CEP 01156-000.
Duração: ATO 1 – 1 hora 21 minutos / Intervalo 40 minutes / ATO 2 -1 hora 38 minutos.
Total de tempo: 3 horas 19 minutos.
Faixa etária recomendada: 12 anos.

Continue Reading

As Mais Lidas