Entrevista com Anitta: "Você tem que estar sempre se renovando" | The Music Journal Brazil | MTV

NACIONAIS

Entrevista com Anitta: “Você tem que estar sempre se renovando”

By  | 

A cantora Anitta atendeu a imprensa na manhã deste domingo (3) em uma loja de departamentos situada em um shopping de São Paulo. Ela anunciou o novo projeto CheckMate, o qual promete lançar um clipe exclusivo por mês e apresentou no evento o novo single Will I See You, que fez em parceria com um dos maiores produtores do mundo, o norte-americano Poo Bear que já trabalhou com outros grandes nomes do pop como Justin Bieber e Usher.

Will I See You foi gravado em sigilo na última semana de agosto e as filmagens foram realizadas em um casarão na cidade de São Paulo. O clipe foi dirigido por Manuel Nogueira e apresentado pela primeira vez durante a coletiva.

“Todo mundo acordou cedo, meu Deus! Muito obrigado por vocês terem acordado cedo num domingo. Eu espero não ter acabado com o fim de semana de vocês”, disse Anitta, muito bem humorada.

Anitta explicou que o nome do projeto foi escolhido com vistas à projeção mundial deste trabalho: “O nome Checkmate é pelo fato de que é uma palavra entendida em todo o mundo, o mundo inteiro entende então precisávamos de uma expressão entendida em todo o mundo, em várias línguas, então precisávamos de uma expressão mundial, envolvendo essa coisa de várias jogadas, várias tacadas e a gente acredita que o último é o mais impactante”, disse.

 

“É uma música muito cantada, uma coisa que eu nunca fiz na minha carreira”, disse a cantora sobre o novo single.

 

Sobre o processo de gravação de Will I See You, Anitta identificou a sonoridade impressa por Poo Bear durante as sessões de gravação e revelou: “Essa música foi escolhida como a primeira, coincidentemente escutei no estúdio e falei: “Caramba, você gosta de Bossa Nova” para o Poo Bear, que é o compositor e produtor e ele disse: “O que é Bossa Nova? Aí eu falei: “Não, não estou acreditando! Você fez uma Bossa Nova! Isso é uma Bossa Nova! Parecido com a sonoridade de Bossa Nova que é um rítmo brasileiro muito famoso, muito gigantesco, muito aclamado e é uma Bossa Nova típica! Então, ele disse: “Eu não fazia ideia do que era isso”.

Eu que apresentei a ele o que era Bossa Nova, expliquei o caminho da Bossa Nova no Brasil e falei o quanto que o Brasil iria se identificar com essa sonoridade por ser um estilo musical que não é uma novidade tão grande para as pessoas aqui”.

No que aponta para um novo horizonte em sua carreira, a cantora também disse a distribuição do novo single será em conformidade com o seu apelo musical: “Essa música, por exemplo, é música que a gente já negociou com rádios que tocam músicas de MPB, me traz de uma maneira completamente diferente, não estará tocando na balada ou competindo com uma próxima ou anterior”.

Maturidade

Perguntei à Anitta como era o sentimento dela depois de alguns anos de carreira e o grande sucesso que ela experimenta atualmente: “Foi tudo bem rápido”, disse. “Hoje em dia para mim é uma honra e uma felicidade pelo tamanho que a minha carreira chegou e o fato de eu poder ajudar tanta gente e abrir portas para ritmos e fazer tanta coisa como eu faço hoje… É uma honra e uma felicidade muito grande mas também uma responsabilidade né? Você tem que estar sempre se renovando, inovando, surpreendendo de alguma maneira. As pessoas estão sempre esperando mais. Eu me cobro um pouco disso. Então, é uma responsabilidade”, avalia.

Carreira internacional

Contudo, Anitta deixou muito claro durante a coletiva de que não tem a intenção de seguir o exemplo de carreira dos artistas internacionais: “Eu não tenho porque o Brasil é um mercado muito a parte. É um mercado completamente diferente de todos os mercados, de todos os países do mundo. O mercado brasileiro é um mercado a parte a ser estudado. A cultura do brasileiro, a forma como ele consome é completamente diferente de todas as culturas do mundo. Então, não tem como. Seu eu fosse seguir a estratégia ou me inspirar na carreira de qualquer outro artista (internacional), eu não acredito que estarei seguindo um caminho certo. O Brasil é muito diferente. Então, não daria para eu me inspirar em outro artista nesse quesito”, disse.

Novo material

Anitta deixou um suspense ao ser questionada de quantos clipes fará daqui em diante: “A gente não pode falar. É um segredo. (risos) Vamos deixar na expectativa das pessoas mesmo”, argumentou. “Eu já tenho sete feats certos, quase prontos. Só que estou falando de feats até o final do ano que vem. Então isso não vai acontecer, não necessariamente, no projeto Checkmate.”, concluiu.

Confira o clipe de Will I See You de Anitta que já conta com mais de 8 milhões de views em seu canal oficial no Youtube:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e é membro do Grammy Latino.