in

10 momentos para relembrar o Live Aid

Entre tantas apresentações memoráveis que aconteceram no histórico Live Aid em 1985, chega a ser cruel selecionar aquelas que realmente marcaram para sempre: o concerto em si já teve esse papel, naturalmente. No entanto, separamos alguns momentos para relembrar aquele 13 de julho de 1985 quando comemoramos o Dia Mundial do Rock.




Idealizado por Sir Bob Geldof e Midge Ure do Ultravox, o Live Aid foi o resultado da inspiração do primeiro movimento musical pró-humanitário: o Concert For Bangladesh, idealizado pelo saudoso ex-Beatle George Harisson e pelo também saudoso sitarista indiano Ravi Shankar em 1° de agosto de 1971.

O primeiro passo para a concretização do Live Aid aconteceu em 1984 com a reunião de grandes artistas como Phil Collins, Duran Duran, Boy George, Paul Young, entre outros para a gravação do single Do They Know It´s Christmas? onde a arrecadação com a venda do single foi destinada às vítmas da fome na África.

31 anos depois, vamos relembrar alguns momentos inesquecíveis do Live Aid:

1. Heroes

David Bowie, que nos deixou em janeiro deste ano, apresentou no festival um de seus mais emblemáticos sucessos: Heroes, faixa do álbum de mesmo nome lançado em 1977:

2. Mick Jagger

Naquele ano, Mick Jagger lançou seu primeiro disco solo She´s The Boss pela Columbia Records e emplacou dois sucessos: Hard Woman e Just Another Night que você pode conferir abaixo em sua performance no Live Aid:

3. Elton John

13 anos antes de se apresentar no Live Aid, Sir Elton John já era um músico respeitadíssimo em muitos países do mundo e estava prestes a se tornar o artista número 1 do mundo e naquela época ele gravou um de seus maiores sucessos, Rocket Man, que você pode conferir abaixo com a participação do percussionista Ray Cooper:

4. The Who

O lendário grupo britânico The Who fez uma apresentação memorável no antigo Wembley Stadium com o sucesso Won´t Get Fooled Again de 1971. Naquela época eles ainda contavam com o músico John Entwistle (1944-2002):

5. Paul McCartney

O ex-Beatle Paul McCartney encantou a platéia presente no Wembley Stadium para cantar Let It Be. Bastou apenas ele e o piano e o quanto foi especial a sua apresentação, a reação da platéia é a melhor resposta:

6. U2

A célebre banda irlandesa subiu ao palco do Live Aid e registrou esse grande momento com dois grandes sucessos: Sunday Bloody Sunday do álbum War de 1983 e a então recente Bad do excelente The Unforgettable Fire de 1984:

7. Lionel Richie

Apoiado por artistas que se apresentaram no JFK Stadium na Filadélfia (EUA), Lionel Richie apresentou o grande sucesso daquele ano em todo o mundo: a canção We Are The World do supergrupo USA for Africa, que também foi criado em prol das vitimas da fome na África:

8. Led Zeppelin

Esse clássico não pode ficar de fora em qualquer lista de rock: Led Zeppelin com Stairway To Heaven dispensa comentários:

9. Phil Collins

O Live Aid marcou uma grande performance de Phil Collins dentro e fora do palco: após se apresentar no Wembley Stadium com o sucesso Against All Odds, o cantor pegou um helicóptero até o aeroporto de Heathrow e assim pegou um vôo em um Concorde para os EUA e naquele mesmo dia para se apresentar no JFK Stadium na Filadélfia:

10. Queen

Simplesmente, a grande performance do inesquecível Freddie Mercury em Radio Ga Ga, sucesso de 1984:

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Selena Gomez bate recorde no Instagram

Selena Gomez bate recorde no Instagram

Mundo Livre S.A. anuncia nova turnê pelo Brasil

Mundo Livre S.A. anuncia nova turnê pelo Brasil