ROCK

10 momentos para relembrar o Live Aid

By  | 

Entre tantas apresentações memoráveis que aconteceram no histórico Live Aid em 1985, chega a ser cruel selecionar aquelas que foram memoráveis: o concerto em si já teve esse papel naturalmente. No entanto, separamos alguns momentos para relembrar aquele 13 de julho de 1985 quando comemoramos o Dia Mundial do Rock.

Idealizado por Sir Bob Geldof e Midge Ure do Ultravox, o Live Aid foi o resultado da inspiração do primeiro movimento musical pró-humanitário: o Concert For Bangladesh, idealizado pelo saudoso ex-Beatle George Harisson e pelo também saudoso sitarista indiano Ravi Shankar em 1° de agosto de 1971.

O primeiro passo para a concretização do Live Aid aconteceu em 1984 com a reunião de grandes artistas como Phil Collins, Duran Duran, Boy George, Paul Young, entre outros para a gravação do single Do They Know It´s Christmas? onde a arrecadação com a venda do single foi destinada às vítmas da fome na África.

31 anos depois, vamos relembrar alguns momentos inesquecíveis do Live Aid:

1. Heroes

David Bowie, que nos deixou em janeiro deste ano, apresentou no festival um de seus mais emblemáticos sucessos: Heroes, faixa do álbum de mesmo nome lançado em 1977:

2. Mick Jagger

Naquele ano, Mick Jagger lançou seu primeiro disco solo She´s The Boss pela Columbia Records e emplacou dois sucessos: Hard Woman e Just Another Night que você pode conferir abaixo em sua performance no Live Aid:

3. Elton John

13 anos antes de se apresentar no Live Aid, Sir Elton John já era um músico respeitadíssimo em muitos países do mundo e estava prestes a se tornar o artista número 1 do mundo e naquela época ele gravou um de seus maiores sucessos, Rocket Man, que você pode conferir abaixo com a participação do percussionista Ray Cooper:

4. The Who

O lendário grupo britânico The Who fez uma apresentação memorável no antigo Wembley Stadium com o sucesso Won´t Get Fooled Again de 1971. Naquela época eles ainda contavam com o músico John Entwistle (1944-2002):

5. Paul McCartney

O ex-Beatle Paul McCartney encantou a platéia presente no Wembley Stadium para cantar Let It Be. Bastou apenas ele e o piano e o quanto foi especial a sua apresentação, a reação da platéia é a melhor resposta:

6. U2

A banda irlandesa subiu ao palco do Live Aid e registrou esse grande momento com dois grandes sucessos: Sunday Bloody Sunday do álbum War de 1983 e a então recente Bad do excelente The Unforgettable Fire de 1984:

7. Lionel Richie

Apoiado por artistas que se apresentaram no JFK Stadium na Filadélfia (EUA), Lionel Richie apresentou o grande sucesso daquele ano em todo o mundo: a canção We Are The World do supergrupo USA for Africa, que também foi criado em prol das vitimas da fome na África:

8. Led Zeppelin

Esse clássico não pode ficar de fora em qualquer lista de rock: Led Zeppelin com Stairway To Heaven dispensa comentários:

9. Phil Collins

O Live Aid marcou uma grande performance de Phil Collins dentro e fora do palco: após se apresentar no Wembley Stadium com o sucesso Against All Odds, o cantor pegou um helicóptero até o aeroporto de Heathrow e assim pegou um vôo em um Concorde para os EUA e naquele mesmo dia para se apresentar no JFK Stadium na Filadélfia:

10. Queen

Simplesmente, a grande performance do inesquecível Freddie Mercury em Radio Ga Ga, sucesso de 1984:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.