Connect with us
80% dos organizadores brasileiros planejam mais eventos para 2020, aponta pesquisa 80% dos organizadores brasileiros planejam mais eventos para 2020, aponta pesquisa

MERCADO

80% dos organizadores brasileiros planejam mais eventos para 2020, aponta pesquisa

Levantamento foi realizado pela Eventbrite em parceria com a agência Mantis Research em outubro de 2019

Divulgação

Published

on

Com o objetivo de dar um panorama do mercado de eventos no mundo, a Eventbrite, plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos, realizou um levantamento em parceria com a agência Mantis Research durante o último mês de outubro de 2019. A pesquisa contou com mais de 6.800 entrevistados, sendo 480 da América Latina (Brasil e Argentina), sendo 51% dos respondentes brasileiros.

80% dos organizadores brasileiros planejam mais eventos para 2020, aponta pesquisa

O estudo aponta que 78% dos organizadores brasileiros pretendem fazer mais eventos em 2020, devendo também aumentar suas equipes em 66% dos casos para atender a demanda. Na outra ponta, apenas 3% dos entrevistados afirmam que irão produzir um menor número de eventos. Mundialmente, o país lidera as expectativas na área, à frente do Reino Unido, que pretende aumentar em 58%, e Alemanha, com 56%.

Os resultados obtidos mostram o amadurecimento e consolidação do segmento, que, entre brasileiros, costuma movimentar as empresas do setor e produtores, que chegaram a preparar ao menos um evento por mês em 2019 – 32% dos entrevistados. “O dado, além de demonstrar como o mercado permaneceu aquecido, ilustra como diversas edições de uma feira, show ou festival podem ocorrer em um único ano”, comenta a head de marketing da Eventbrite América Latina, Beatriz Oliveira.

Motivações

Segundo os organizadores que responderam a pesquisa, gerar receita é o maior motivador (66%), seguido por divulgação de suas marcas ou causas (59%) e educação e treinamento (54%). Se comparado com o resultado anterior (2018), educação e treinamento cresceram 45% em 2019 frente às citações em 2018. Em relação às categorias, as previsões para 2020 são parecidas com as realizadas em 2019: treinamentos e workshops também ficaram no topo da lista com 53%, enquanto ocasiões para networking apareceram em 33% das respostas.

Para produzir, a maioria dos organizadores (67%) conta com o valor arrecadado com a venda de ingressos, seguida por patrocínio (58%) e parcerias (41%). “As principais escolhas da fonte de receita em nossa última pesquisa foram exatamente as mesmas citadas para 2020, inclusive, na mesma ordem. Esse número nos mostra como as vendas de ingressos continuam sendo de extrema importância para a saúde financeira dos eventos no Brasil, ressaltando a necessidade de oferecer alternativas e meios eficazes para isso – como as plataformas on-line, por exemplo – para gestão e garantir os valores necessários para a realização do evento”, analisa Beatriz Oliveira.

Diversificação de público

Apesar da grande importância do público para a marca e para o orçamento, alcançar novos consumidores é ainda o grande desafio de 66% dos entrevistados, percentual que se mantém semelhante a pesquisa anterior (com acréscimo de 1%). “Embora seja bem relevante, ainda é muito pequeno o número de organizadores que usam diferentes táticas de marketing para a divulgação de seus eventos. Grande parte deles ainda trabalha com os meios convencionais, como redes sociais com posts orgânicos e e-mail marketing, e não se aventuram com o uso de novas plataformas, mesmo sabendo sobre a sua efetividade em outros segmentos”, pondera Beatriz Oliveira.

Com isso, o boca a boca continua sendo a propaganda mais efetiva, na opinião dos organizadores, concentrando 63% dos investimentos em marketing, seguido pelas mídias sociais, que têm espaço em 51% das estratégias. Até por isso, 48% dos respondentes querem contratar profissionais de marketing e comunicação.

“Essa informação reforça a importância da constante busca por qualificação das pessoas que trabalham ou pretendem atuar nesta área, uma vez que o mercado está sempre em busca de novidades e tendências”, lembra Beatriz.

Na hora de avaliar o sucesso de uma feira, show ou festival, as principais métricas de monitoramento são as redes sociais, utilizadas em 57% dos casos, seguido do feedback passado pelos presentes com 52% e do número de participantes novos nas edições anteriores (41%).

Sustentabilidade e Diversidade

Como tendências para o ano de 2020, 68% dos organizadores apontaram que sustentabilidade é uma preocupação e que pretendem adotar medidas que diminuam o impacto negativo no meio ambiente. Dos respondentes, 62% consideram a oferta de materiais reutilizáveis ou biodegradáveis para os serviços de alimentação e bar e 68% já optam por ingressos e inscrições on-line.

Além da preocupação com as questões ambientais, os organizadores querem criar eventos mais inclusivos. O Brasil liderou o ranking global da pesquisa com 69% dos respondentes preocupados com a diversidade e que afirmaram ser uma das suas prioridades para 2020. 81% deles buscam constantemente por novas maneiras de promover seus eventos para um público diverso e 36% procuram proativamente por palestrantes que ofereçam conteúdo inclusivo.

Segundo Ezio Jemma, organizador e diretor de comunicação e entretenimento da Hamburgada do Bem, uma das maiores preocupações da equipe é o resíduo que gerado por conta das embalagens de refrigerantes/sucos e nos copinhos plásticos. “Para isso, temos os nossos copos/squeezes oficiais disponíveis na nossa lojinha on-line e no dia do evento para que, logo na chegada, o pessoal já adquira o seu e o utilize para sempre nas Hamburgadas e na vida. A adesão é maravilhosa, visto que ele também se torna uma lembrança. Outras ações importantes que estamos tomando é a de fazer parcerias com cooperativas que recolhem as garrafas de refrigerante e suco para reciclagem. É ótimo para a cooperativa, para nós e para o meio ambiente. Fora isso, temos brincadeiras focadas nesse tipo de educação e estimulamos os voluntários a passar isso para as crianças.”

Quem é o profissional de eventos?

Segundo a pesquisa, os organizadores, em sua grande maioria, são multitarefas, uma vez que 41% possuem entre duas e quatro pessoas no time. Esse número comprova a versatilidade desses profissionais, sendo que atividades distintas – da escolha do local ao gerenciamento da venda de ingressos – são realizadas por uma única pessoa ou por equipes muito enxutas.

Apesar desse mix de funções e tarefas, quem trabalha na área não pretende sair: dos entrevistados brasileiros, 64% mostraram-se satisfeitos com os seus empregos e atividades: “Vale ressaltar que tivemos um aumento considerável neste número quando comparamos com os resultados do ano passado, que somaram 52%”, finaliza Beatriz.

Continue Reading

MERCADO

Boogie Naipe anuncia novo selo Labbel Records com foco em trap 

Nova marca nasce investindo nos talentos do estilo e profissionalizando o segmento musical em forte expansão

Published

on

Boogie Naipe anuncia novo selo Labbel Records com foco em trap 
Divulgação

Labbel Records é o novo selo voltado ao rap, que tem como intuito mapear e direcionar a carreira de novos talentos da música, funcionando como uma gestora e aceleradora de artistas, profissionalizando o setor e contribuindo para o crescimento do segmento. As informações são da ONErpm.

Boogie Naipe anuncia novo selo Labbel Records com foco em trap 

Segundo Kaire Jorge, sócio da Boogie Naipe, “A Labbel nasceu dentro da produtora e surgiu da necessidade de ser uma nova forma de comunicação da empresa com esse novo público. Saber falar e atender o consumidor jovem é um dos nossos objetivos com a Labbel. Muitos curtem Racionais, mas também consomem muito o trap e a estética de roupa, comportamento, música que o gênero agrega. Mesmo que sejam parecidos e até se cruzem, são grupos de pessoas diferentes e entender isso é muito importante, pois o trap é uma das vertentes do rap”, disse.

Yunk Vino é o primeiro artista contratado pela Labbel e que já soma cerca de 118 mil ouvintes mensais no Spotify e mais de 4 milhões de visualizações em seu canal do YouTube.

Continue Reading

MERCADO

Spotify anuncia página de compositores na plataforma

Iniciativa ajuda fãs, , colaboradores e parceiros do setor a se aprofundarem em alguns dos criadores
por trás de suas músicas favoritas

Published

on

Spotify anuncia página de compositores na plataforma
Divulgação

O Spotify está lançando uma versão beta das páginas dos compositores, uma nova maneira de compartilhar as músicas que o artista escreveu e ser descoberto por possíveis colaboradores e fãs.

Desde que a plataforma começou a exibir publicamente os créditos das músicas em 2018, observou-se um aumento de 60% na frequência com que as gravadoras e distribuidoras criam compositores em seus novos lançamentos – permitindo que artistas e fãs se aprofundem e reconheçam seu trabalho.

De fato, esta medida traz mais autenticidade aos trabalhos dos artistas, haja visto que, desde a época dos LP´s, o consumidor tinha acesso aos dados de ficha técnica de cada obra, o que parece ter sido esquecido, até então, nos novos formatos digitais.

Spotify anuncia página de compositores na plataforma

“Gravadoras, editores, supervisores musicais e artistas de todos os níveis da indústria nos dizem que estão constantemente vasculhando os créditos das músicas do Spotify. Quando os compositores incluídos na versão beta são creditados em uma faixa, os ouvintes podem clicar no nome dos compositores para visualizar uma página que mostra as músicas que eles escreveram”, diz o comunicado da empresa.

Se o compositor estiver incluído na versão beta, sua página exibirá uma lista das músicas que escreveu e de seus colaboradores artistas mais frequentes. O compositor pode compartilhar um link para sua página nas mídias sociais ou em seu próprio site para que qualquer pessoa possa conferir essas músicas, sejam eles usuários do Spotify ou não.

“Queremos que colaboradores e fãs não apenas vejam todas as músicas dos compositores, mas também ouçam. É por isso que cada página de compositor apresenta uma nova playlist “Escrita por” das suas músicas. Os ouvintes do Spotify podem descobrir essas playlists através de pesquisa e segui-las também”, diz o Spotify.

Os primeiros artistas que terão suas páginas de compositores são: Meghan Trainor, Fraser T Smith, Missy Elliott, Teddy Geiger, Ben Billions e Justin Tranter, entre muitos outros.

Na versão beta, essas páginas são ativadas pelos editores e pelo Spotify em parceria com compositores. O usuário pode expressar seu interesse por meio deste formulário e o Spotify entrará em contato com mais informações.

“O Spotify está sempre trabalhando para criar novas e melhores maneiras de promover a descoberta de músicas – para artistas, músicas e, cada vez mais, para compositores”, disse Jules Parker, diretora de relações editoriais e de compositores do Spotify. “O lançamento de créditos de compositores publicamente visíveis no Spotify em 2018 foi apenas um primeiro passo. Juntamente com o setor editorial, continuamos a desenvolver nossos esforços de compartilhamento de dados e análise e estamos orgulhosos de apresentar a próxima interação. Clicando nos créditos levaremos os usuários a páginas dedicadas a compositores – fornecendo um lar para o trabalho de um compositor – e apresentando aos ouvintes playlists “Escrita Por”, uma nova série dedicada a compositores. Estamos animados para ver como o mundo interage com esses novos recursos e esperamos habilitá-los para mais e mais compositores”, concluiu.

Continue Reading

MERCADO

Mumuzinho renova contrato com a Universal Music antes de seu novo projeto “Mantra” 

O cantor também celebra o Certificado de Platina pelo hit “Eu Mereço Ser Feliz”

Published

on

Mumuzinho renova contrato com a Universal Music antes de seu novo projeto "Mantra"
Divulgação | Universal Music Brasil

O cantor Mumuzinho renovou, na terça-feira (11), o contrato com a Universal Music Brasil. O presidente da companhia, Paulo Lima, e parte da equipe receberam o artista e seus empresários, Andriws Moraes e Tuka Carvalho, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. O sambista, que se prepara para lançar seu novo trabalho, também recebeu o Certificado de Platina pela canção Eu Mereço Ser Feliz.

Mumuzinho renova contrato com a Universal Music antes de seu novo projeto "Mantra"

“Eu queria agradecer a todos da Universal, a você, Mumu, um artista da casa, que construiu aqui uma família. O sucesso depende de uma parceria e da união de todas as partes, da nossa equipe e do seu escritório. Você tem talento e carisma de sobra, todos ingredientes para alcançar o primeiro lugar”, disse Paulo Lima.

“Tudo isso que está acontecendo na minha vida é resultado de todo o forte trabalho que vocês fizeram, o que me deu base para construir meu caminho até hoje. Meus grandes hits foram resultado de um trabalho em conjunto com a Universal Music. Agora, com Mantra, surgiu uma mudança em mim. Meus novos empresários, Andriws, Tuka e Pablo, são grandes responsáveis por isso. Que esse trabalho possa atingir não só grandes números, mas que sirva de motivação para as pessoas”, disse Mumuzinho.

“Ao conversarmos com o Mumu, ele nos expôs suas expectativas e conversamos em bases muito mais humanas que financeiras. A relação comercial é consequência da forma com que lidamos com o artista. O Mumu tem tudo para estar em destaque, ele é um artista completo”, contou Andriws Moraes, empresário.

“Você é um artista completo. Não tem maior prazer no nosso trabalho que ajudar a construir uma carreira e descobrir um artista com o seu talento. Foi e é super importante toda a sua trajetória aqui na Universal. Seu respeito por nosso trabalho, pela nossa equipe e sua credibilidade junto ao nosso pessoal fez com que todo mundo se empenhasse muito na sua renovação”, disse Aline Leite, gerente de marketing nacional da Universal Music.

O cantor e compositor Mumuzinho prepara o lançamento do seu EP Mantra, que possui seis faixas inéditas, desde baladas mais românticas a músicas em homenagem aos fãs. O novo projeto tem produção do amigo de longa data Nélio Junior e conversa diretamente com o momento atual de muitos brasileiros que se encontram em situações adversas.

Continue Reading

As Mais Lidas