in

A-ha: clipe “Take On Me” bate 1 bilhão de views

A-ha: clipe "Take On Me" bate 1 bilhão de views

Take On Me, o vídeo icônico do hit número um do trio norueguês A-ha, celebra a marca histórica de um bilhão de visualizações no YouTube. A banda norueguesa se junta ao pequeno e seleto grupo de artistas da música que alcançaram esse marco raro. O clipe é o segundo vídeo mais visto dos anos 1980 no YouTube e a música é ainda a quinta mais tocada do século 20.

A-ha: clipe "Take On Me" bate 1 bilhão de views

Originalmente lançado em 1985, o videoclipe oficial de Take On Me foi recentemente restaurado e atualizado para a resolução 4K, com o objetivo de melhorar a qualidade visual. Dirigido por Steve Barron, o registro capturou a imaginação do público em todo o mundo com uma mistura inovadora de animação com desenhos a lápis e cenas interpretadas pelos músicos do A-ha e outros atores. Essa técnica de ilustração – conhecida como rotoscopia – exigia que as cenas interpretadas fossem traçadas à mão, quadro a quadro. O clipe foi um imenso sucesso na MTV.

Para completar o vídeo, os artistas Michael Patterson e Candace Reckinger passaram 16 semanas rotoscopando milhares de quadros.

A-ha: clipe "Take On Me" bate 1 bilhão de views

“Eu me lembro de ver o vídeo depois de muito, muito tempo“, observa o tecladista Magne Furuholmen. “Primeiro, vimos com as cenas filmadas e editadas, depois demoramos mais de três a seis desenhando à mão … são mais de 10 mil desenhos para as partes animadas. Quando vimos tudo junto, foi como uau! Isso é melhor do que as expectativas, isso é incrível! A arte do animador, combinada com a clara ideia narrativa de um caso de amor entre dimensões”, disse.

O vídeo de Take On Me ajudou a alimentar um fenômeno global naquela época, quando a música alcançou o primeiro lugar em 36 países diferentes e se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos. Hoje, o registro se junta ao clube de bilhões de visualizações dos anos 1980, ao lado de November Rain do Guns N ‘Roses, Smells Like Teen Spirit do Nirvana, e Bohemian Rhapsody do Queen.

Take On Me é parte integrante do multi-platinado álbum Hunting High And Low lançado no dia 1º de junho de 1985 pela Warner Bros. Records e vendeu mais de 11 milhões de cópias em todo o mundo.

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Tame Impala: novo álbum “The Slow Rush” repensa a cronologia da vida

Mc Du Black, sensação do funk, assina com a Universal Music

Mc Du Black, sensação do funk, assina com a Universal Music