ABBA

ABBA: vendas de música crescem 57% com sucesso da trilha de “Mamma Mia!”

By  | 

A trilha sonora do filme Mamma Mia! Here We Go Again, que apresenta o elenco do filme que canta os grandes sucessos do ABBA como Waterloo e Fernando, gerou um grande impacto nas vendas de álbuns e singles do grupo sueco mais bem sucedido da história e um dos mais emblemáticos do pop mundial.




Para se ter uma ideia, de acordo com a Billboard, a trilha sonora de Mamma Mia! vendeu mais de 17 mil cópias, contabilizadas na semana que se encerrou no dia 19 de julho. Esses dados foram fornecidos à publicação pela Nielsen Music que observou que o álbum Gold, clássica compilação do ABBA, teve um crescimento de 41% nas vendas digitais e 50% no formato físico.

No total, ainda de acordo com a Nielsen, o catálogo total do ABBA contabilizou 12 mil unidades vendidas na semana, um aumento de 37%. As vendas de música digital, consolidando álbuns e downloads de músicas digitais, aumentaram em 57% – um salto de 12 mil para 19 mil em apenas uma semana.

Já no formato de vídeo, as transmissões de clipes do ABBA tiveram um crescimento de 20%, com 7,6 milhões de views.

A Nielsen apura os dados de vendas do mercado com base nas vendas de álbuns tradicionais, álbuns equivalentes à faixas (TEA) e álbuns equivalentes de streaming (SEA).

Mamma Mia! Here We Go Again, dirigido por Ol Parker, foi lançado no dia 16 de julho com distribuição da Universal Pictures.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.