Connect with us
Alexandre Tharaud lança projeto "Contemporary Concertos" Alexandre Tharaud lança projeto "Contemporary Concertos"

CLASSICA

Alexandre Tharaud lança projeto “Contemporary Concertos”

Trabalho reúne gravação de obras inéditas compostas especialmente para o pianista francês

Divulgação

Published

on

Pianista eclético e criativo, Alexandre Tharaud não cansa de surpreender os fãs da música de concerto e a crítica especializada em geral. Os interesses musicais do artista vão do barroco à música contemporânea, passando também pela música popular francesa dos anos 1920.

Alexandre Tharaud lança projeto "Contemporary Concertos"

Prova disso é o álbum Contemporary Concertos, já disponível mundialmente em todas as plataformas digitais pela Warner Music via Parlophone Records.

Inovando mais uma vez, Tharaud nos brinda agora com gravações inéditas de três concertos para piano esteticamente diversos que foram compostos especialmente para ele. Left Alone (concerto para a mão esquerda e orquestra) de Dane Hans Abrahamsen, composição de 2015; Future is a Faded Song (para piano e orquestra), do francês Gérard Pesson, composta em 2012; e Kuleshov (2015-2017) composta pelo francês argentino Oscar Strasnoy.

Strasnoy disse que o concerto foi “inspirado pelo fraseado único e inimitável de Alexandre Tharaud e pela clareza de tocar”. Sem dúvida, essas palavras poderiam se aplicar aos três trabalhos do álbum.

Alexandre Tharaud é um solista requisitado. Se apresenta à frente de muitas das principais orquestras do mundo. Compromissos recentes de concertos incluem o Royal Concertgouwest, Cleveland e Philadelphia Orchestras, London Philharmonic e hr-Sinfonieorchester Frankfurt.

Como recitalista, Tharaud é um convidado regular nos teatros mais prestigiados do mundo. Os destaques da última temporada incluíram recitais na Philharmonie de Paris, Wigmore Hall, Muziekgebouw Amsterdam, Frankfurt Alte Oper, Teatro Colon Buenos Aires, uma passagem pelo Brasil na Sala São Paulo em 2019 e extensas turnês no Japão, China e Coreia.

Ouça o álbum:

CLASSICA

Andrea Bocelli anuncia apresentação solo na Itália

Evento “Música pela Esperança” terá transmissão global exclusiva no YouTube

Published

on

Andrea Bocelli anuncia apresentação solo na Itália
Divulgação | Universal Music Brasil

Neste Domingo de Páscoa (12), o tenor italiano e ícone global, Andrea Bocelli, fará uma apresentação solo na histórica Catedral de Milão (Duomo di Milano), na Itália, a convite da cidade, da catedral, e graças à hospitalidade do Arcipreste e da Veneranda Fabbrica del Duomo.

Andrea Bocelli anuncia apresentação solo na Itália

“No dia em que celebramos a fé na vida que triunfa, sinto-me honrado e feliz em dizer ‘Sì’ ao convite da Cidade e do Duomo de Milão” – foi assim que Andrea Bocelli respondeu ‘sim’ à Cidade de Milão neste período sombrio que lesa toda a Itália.

Não haverá espectadores presentes, e o acesso ao público será estritamente proibido (em conformidade com os regulamentos governamentais referentes ao Covid-19), mas o concerto será transmitido exclusiva e diretamente em todo o mundo no canal do tenor no YouTube, a partir das 14h00 (horário de Brasília), 18h00 (horário do Reino Unido), 10h00 PST, 13h00 EST, unindo o mundo diante dos desafios de uma pandemia global.

Num concerto que representa uma mensagem de amor, regeneração e esperança para a Itália e todo o mundo, o Duomo, um marco nacional e internacional, atualmente fechado ao público, abrirá exclusivamente as suas portas para Andrea Bocelli, que será acompanhado apenas pelo organista da catedral, Emanuele Vianelli, tocando um dos maiores órgãos de tubos do mundo.

As músicas minuciosamente selecionadas, com arranjos feitos especialmente à voz solo e ao órgão para esta ocasião, incluirão a adorada Ave Maria de Bach/Gounod e Sancta Maria de Mascagni – um repertório edificante da música sagrada nesse dia simbólico de renovação da vida.

O evento tem a promoção da Cidade de Milão e da Veneranda Fabbrica del Duomo, e é produzido pela Sugar Music e pelo Universal Music Group, graças à generosa contribuição do YouTube. A participação de Andrea Bocelli é inteiramente pro bono (em colaboração com Almud and Maverick Management).

Andrea Bocelli anuncia apresentação solo na Itália

“Fico feliz que Andrea aceitou o nosso convite”, comentou o Presidente da Câmara de Milão, Giuseppe Sala. “A Páscoa este ano será muito diferente para todos nós. A serenidade jovial que normalmente acompanha este dia está sendo imensamente transtornada pela atual pandemia. Estou certo de que a extraordinária voz de Bocelli será o abraço que tanto nos faz falta no momento, um abraço forte e especial, capaz de aquecer o coração de Milão, da Itália e do mundo”.

“A nossa ‘Aleluia’ é um convite que colocamos na arca há quarenta dias, e a inundação, que transbordou sobre nós, quase que nos fez esquecer a alegria de expressá-la no dia de Páscoa. A voz e a palavra de Andrea Bocelli nos fazem recordar que a razão da nossa esperança não vem de nós, mas sim de um dom de Deus. É isto o que significa promover, do nosso Duomo – a casa do povo de Milão – e por meio da voz de Bocelli, a confiança de que o Espírito do Crucifixo Ressuscitado nos ajudará a moldar os dias que nos são concedidos no Reino d’Aquele que desejou uma nova humanidade, unida e fraterna”, proclamou o Monsenhor Gianantonio Borgonovo, Arcipreste do Duomo de Milão.

“Eu acredito na força de todos nós orarmos juntos; acredito na Páscoa cristã, um símbolo universal de renascimento de que todos – crentes ou não – precisam muito neste momento. Graças à música, que será transmitida ao vivo e reunirá milhões de mãos dadas em todo o mundo, iremos abraçar o coração pulsante desta Terra ferida, esta maravilhosa fusão internacional que é um motivo do orgulho italiano. A generosa, corajosa e proativa cidade de Milão, e toda a Itália, voltará a ser – e muito em breve- um modelo de vitória, o motor de renascimento que todos nós esperamos. Será uma alegria testemunhar isso no Duomo durante a celebração de Páscoa que evoca o mistério do nascimento e do renascimento”, disse Andrea Bocelli.

Bocelli, juntamente com a sua fundação, está atualmente envolvido numa campanha de emergência ao COVID-19. A Fundação Andrea Bocelli (ABF) iniciou uma campanha de angariação de fundos para ajudar os hospitais a adquirir instrumentos e equipamentos necessários para proteger o pessoal da área médica. As doações podem ser feitas pela campanha GoFundMe: https://www.gofundme.com/f/wk67wc-abfxcamerino ou pela Fundação Andrea Bocelli, escrevendo-se ao development@andreabocellifoundation.org.

Continue Reading

CLASSICA

Música clássica: Carlos Cipa lança single “Dreamlessly” e anuncia novo álbum

Faixa pertence ao novo projeto da carreira do artista Correlations, que tem lançamento previsto para maio

Published

on

Música clássica: Carlos Cipa lança single "Dreamlessly" e anuncia novo álbum
Divulgação | Warner Music

Carlos Cipa, pianista, compositor e multi-instrumentista de Munique, lançou na última sexta-feira (3), o primeiro single que compõe o novo álbum da carreira, Correlations, com estreia integral prevista, em todas as plataformas digitais, para maio deste ano.

Música clássica: Carlos Cipa lança single "Dreamlessly" e anuncia novo álbum

Dreamlessly gravado em um piano Blüthner Grand, 1935, e já disponível em todas as plataformas digitais pela Warner Music, via Parlophone Records, é a primeira amostra do projeto e, para aquecer o lançamento do álbum o compositor realizará uma série de livestreams de 15 minutos na sua página oficial no Facebook que acontecerão às sextas-feiras, nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, sempre às 13h (horário de Brasília).

O processo criativo sintetizado em Correlations, compreende, ao todo, 16 faixas gravadas em 11 pianos diferentes: “Acho fascinante como cada piano é diferente um do outro”, diz o compositor de 30 anos. “Alguns instrumentos realmente aumentam a sua criatividade. Tocar em vários pianos diferentes é a melhor maneira de ter novas ideias”, observa Carlos Cipa.

Ouça a canção Dreamlessly:

Continue Reading

CLASSICA

Coronavírus: Concertos da OSESP serão retransmitidos nas redes sociais

Published

on

Coronavírus: Concertos da OSESP serão retransmitidos nas redes sociais
Divulgação

Concertos inesquecíveis da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) poderão ser vistos pelo público diretamente de suas casas nas próximas semanas. A série Concerto Digital OSESP é patrocinada pelo banco Itaú Personnalité, apoiador da Osesp há 13 anos, e já realizou 19 transmissões ao vivo desde sua estreia, em 2011.

Nas próximas cinco semanas, a OSESP vai resgatar e publicar essas apresentações em suas redes sociais, com o intuito de manter viva a programação da Orquestra e da Sala São Paulo durante o período de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.

Coronavírus: Concertos da OSESP serão retransmitidos nas redes sociais

Com a Sala São Paulo fechada, a Fundação OSESP inaugurou a Sala São Paulo Digital, que leva o mote “A música aqui não tem fim, mesmo quando não podemos manter as portas abertas” -mantendo o propósito de inspiração do público através da arte, usando a música como uma forma de companhia e conforto.

Os concertos selecionados para a série patrocinada pela instituição financeira aconteceram na Sala São Paulo entre 2016 e 2020 e têm músicas de Bethoveen (com duas apresentações temáticas), Richard Strauss e Heitor Villa-Lobos, entre outros artistas.

Os conteúdos entram no ar todos os domingos, às 19h, nas redes sociais da OSESP (YouTube, Twitter, Instagram e Facebook), e também no Facebook do Itaú Personnalité.

A Sala São Paulo Digital é uma realização da Fundação OSESP e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Continue Reading

As Mais Lidas