ROCK

Andre Matos, ex-vocalista do Angra, morre aos 47 anos

By  | 

Andre Matos, ex-vocalista e fundador da banda Angra e atual do Shaman, morreu neste sábado (8) aos 47 anos, vítima de um ataque cardíaco. A informação foi confirmada pelo baterista Ricardo Confessori e pelo baixista Luis Mariutti, ambos ex-integrantes do Angra em um comunicado oficial divulgado nas redes sociais.

Matos fundou a banda Angra no inicio dos anos 1990 ao lado de Rafael Bittencourt e desenvolveram um bem-sucedido trabalho de mesclar heavy metal com música erudita. Alcançaram projeção mundial depois de grandes turnês pelo Brasil, América Latina, Europa e Ásia.

Com o Angra, Andre Matos participou das gravações de Reaching Horions (1992), Angels Cry (1993), Evil Warning (1994), Eyes of Christ (1995) e Holy Land(1996), além dos singles Make Believe, Lisbon, Rainy Nights e o EP ao vivo Holy Live (1998) e o álbum Fireworks.

Andre Matos chegou a ser sondado para ser vocalista do Iron Maiden em substituição ao Bruce Dickinson, o que não aconteceu. A vaga ficou com Blaze Bayley.

Depois de deixar o Angra, Andre Matos, juntamente com Luis Mariutti e Ricardo Confessori formaram o Shaman no inicio do ano 2000. Nesta fase, gravaram cinco álbuns de estúdio: Ritual (2002), Reason (2005), Immortal (2007) e Origins (2010). Também gravaram os álbuns ao vivo RituAlive (2003) e Anime Alive (2008) e os DVD´s RituAlive (2003), Anime Alive (2008) e Shaman & Orchestra Live At Masters Of Rock Of Prague (2010).

Andre Matos, um músico completo por excelência, tinha formação em Regência Orquestral, Composição Musical além de importantes habilitações em Canto Lírico e Piano Erudito. A revista Rolling Stone classificou o artista como o 77º melhor cantor brasileiro de todos os tempos.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.