in

Aretha Franklin: clássico “Amazing Grace” completa 50 anos 

Álbum ganhou uma versão especial pela Warner Music

Aretha Franklin: clássico "Amazing Grace" completa 50 anos
Foto: Warner Music

Há 50 anos foi lançado um dos grandes trabalhos da saudosa Aretha Franklin, o disco Amazing Grace, que se tornou o maior sucesso comercial da lendária artista.

Nascido como um álbum de música gospel, Amazing Grace tornou Aretha como um ícone sem precedentes nas músicas secular e gospel.

Naquele momento, Aretha Franklin se encontrava no auge de sua performance vocal, ao lado de James Cleveland e o coral comunitário do sul da Califórnia (EUA). A gravação do disco durou duas noites em janeiro de 1972, no templo da Igreja Batista de Los Angeles, resultando em um álbum duplo com grande importância na forma de um registro documental e uma aula de história da música negra, cujas origens sempre estiveram ligadas à música gospel para inúmeros artistas que surgiram após Aretha.

Aretha Franklin: clássico "Amazing Grace" completa 50 anos
Foto: Warner Music

Consagrada como a Rainha da Soul Music, a célebre cantora tinha a habilidade natal de evocar sentimentos e emoções através da sua voz, como uma resposta de sua fé.

Amazing Grace pavimentou o caminho para que Aretha Franklin conquistasse um Grammy de Melhor Performance de Soul Gospel em 1973.

O disco, que é relançado neste ano em uma edição especial da Warner Music e Atlantic Records, está na seleta lista da Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Ouça:

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Autoridades não aceitavam shows gratuitos de Marília Mendonça. Entenda

Autoridades não aceitavam shows gratuitos de Marília Mendonça. Entenda

Pedro Sampaio anuncia remix de “Dançarina”

Pedro Sampaio anuncia remix de “Dançarina”