ROCK

The Beatles: primeiro contrato com Brian Epstein será leiloado

By  | 

O primeiro contrato da carreira dos Beatles, com o empresário Brian Epstein, será leiloado na Sotheby´s em julho por cerca de £ 300 mil (cerca de R$ 1,4 milhão).

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Pete Best assinaram o contrato no dia 24 de janeiro de 1962, 14 meses antes de lançarem seu álbum-début Please Please Me pela EMI.

O documento foi assinado na sala de estar de Pete Best, atribuindo a Epstein a tarefa de gerenciar a banda, cuidando dos ensaios, agenda de apresentações e publicidade. Além disso, ele também seria responsável pelo vestuário, maquiagem, construção dos artistas e as músicas a serem executadas.

Brian Epstein assistiu os Beatles pela primeira vez durante uma apresentação da banda no Cavern Club em Liverpool. Encantado com a performance dos músicos e sentindo a potência artística deles, Epstein ofereceu seus serviços à banda em menos de três semanas depois de vê-los tocar. O empresário anterior, Allan Williams, teria supostamente avisado Epstein: “Eles vão decepcioná-lo”. O resto é história.

O contrato de Brian Epstein com os Beatles mostra que o empresário ficaria com 10% do lucro da banda ou 15% se os ganhos excedessem £ 120 por semana.

Brian Epstein faleceu no dia 27 de agosto de 1967 em decorrência de uma overdose de drogas que foi considerada uma morte acidental.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.