Ouro, Platina & Diamante

Beatles: “White Album” conquista seu 24º disco de platina nos EUA

By  | 

Um dos álbuns mais importantes da história do rock, White Album lançado pelos Beatles em 1968, conquistou na última sexta-feira (22) mais um disco de platina nos EUA, somando 24 certificações pela RIAA (Recording Industry Association of America) o que equivale às vendas superiores a 12 milhões de unidades. Com isso, o 9º trabalho dos Fab Four tornou-se o 4º lançamento com o maior número de certificações da história dos EUA.




Dentro do programa Gold & Platinum Award, os Beatles ainda é a banda mais certificada do órgão regulador do mercado musical norte-americano com 178 milhões de unidades certificadas em toda a sua discografia. Observa-se que as compilações 1967-1970 e 1962-1966, além de Abbey Road e Sgt Peppers´s Lonely Hearts Club Band foram determinantes para este sucesso comercial.

“Os Beatles são, sem dúvida, uma das bandas mais influentes de todos os tempos, com músicas que resistem ao tempo”, disse Mitch Glazier, presidente e CEO da RIAA. “A magia de John, Paul, George e Ringo continua a ser experimentada por novos fãs em todo o país e estamos honrados em apresentá-los com essa conquista histórica. O status de Diamante já é um feito raro – para um álbum com 24 discos de platina, ele realmente se tornou parte do tecido cultural da América. Parabéns à banda e suas famílias, Apple Corps, Capitol e UMe (Universal Music Enterprises), e todos que ajudaram a criar este álbum e trazê-lo para o mundo”.

Uma nova versão, recém-remixada de White Album foi lançada em 2018 para marcar os 50 anos de lançamento do disco e foi supervisionada por Giles Martin, filho do eterno produtor dos Beatles, Sir George Martin.

Este relançamento alcançou o número 6 da Billboard 200 e vendeu mais de 63 mil unidades equivalentes a álbuns em sua primeira semana.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.