in

Björn Ulvaeus do ABBA aposta em modelo de “pares” de compositores  

Björn Ulvaeus do ABBA aposta em modelo de "pares" de compositores  
Foto: Reprodução | Instagram | @abba

O compositor Björn Ulvaeus do ABBA tem pesquisado várias maneiras de garantir que os compositores recebam uma compensação adequada na era do streaming. Com base nesta busca, ele acredita que um modelo de parceria, semelhante ao do cantor Robbie Williams com Guy Chambers, poderia ser uma solução.

Björn Ulvaeus do ABBA aposta em modelo de "pares" de compositores  
Foto: Reprodução | Instagram | @abba

“As gravadoras podem encorajar um modelo de compositor residente, onde os artistas são colocados em pares com compositores em estágio de desenvolvimento, como uma parceria de longo prazo: os escritores se tornariam efetivamente parte da banda, pagariam um salário normal”, disse o compositor de 75 anos e dono de clássicos do pop como Waterloo, SOS e Dancing Queen ao lado de Benny Andersson.

E continuou: “É uma solução radical e exigiria imaginação para combinar as personalidades certas, mas não é sem precedentes – pense em Robbie Williams e Guy Chambers no final dos anos 90 e início dos anos 90, um artista e um compositor profissional trabalhando juntos para criar uma carreira – e isso poderia criar uma música realmente interessante como resultado”, disse.

Björn Ulvaeus analisa que o mercado atual se baseia apenas em singles e que o formato de álbum ficou em segundo plano: “Vivemos em uma era em que a música alimenta tudo: enquanto os álbuns costumavam ser o formato de consumo, a moeda dominante no streaming são as músicas individuais; os dados mostram que quando as pessoas usam uma plataforma de streaming como o Spotify, elas procuram mais músicas do que artistas. Isso significa que os compositores são mais importantes do que nunca”.

E finalizou: “Mas, se você é um compositor, o sistema é disfuncional”.

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Rina Sawayama comemora música com Elton John: "Insano"  

Rina Sawayama comemora música com Elton John: “Insano”  

Taylor Swift coloca três álbuns no topo do Reino Unido em menos de 1 ano  

Taylor Swift coloca três álbuns no topo do Reino Unido em menos de 1 ano