Brasileiros são os que mais ouvem álbuns completos no mundo, revela Deezer | The Music Journal Brazil | MTV
Connect with us

MERCADO

Brasileiros são os que mais ouvem álbuns completos no mundo, revela Deezer

Curiosamente, millennials são duas vezes mais propensos a escutarem álbuns do que sua geração anterior, aponta
pesquisa global da plataforma

Divulgação

Published

on

O mundo mudou e as pessoas também. Nunca consumimos, e produzimos, tanta informação. Chegamos na era do streaming e seus catálogos com milhões de opções para todos os gostos e interesses. Com tanta novidade, o que faz as pessoas ainda ouvirem álbuns completos?

Brasileiros são os que mais ouvem álbuns completos no mundo, revela Deezer

Uma pesquisa da Deezer, realizado com 8.000** pessoas no Brasil, Estados Unidos, França e Alemanha em janeiro deste ano, aponta que quatro em cada 10 pessoas buscam ouvir álbuns quando precisam de distração. Mais de um quarto dos entrevistados ouvem quando estão felizes. Aliás, se você está procurando um impulso de bem-estar, basta apertar o play em um novo álbum. Descobrimos que quando as pessoas ouvem o álbum pela primeira vez, se sentem felizes (48%), animadas (46%) e inspiradas (24%).

O levantamento também constatou que mais da metade da população está ouvindo menos álbuns do que há uma década. Entre os brasileiros, quase 60% dos entrevistados afirmaram ouvir menos álbuns do que há 5 ou 10 anos.

Por quê? A resposta é simples. Os fãs preferem ouvir uma mistura de faixas de diferentes artistas. Quase 40% dos entrevistados prefere playlists. Surpreendentemente, a geração dos millennialspessoas nascidas entre 1980 e 1995 – tem duas vezes mais probabilidade do que os baby boomers (nascidos entre 1945-1960) de mergulhar fundo em um álbum. Além disso, 1 em cada 10 entrevistados também sente que os artistas não produzem álbuns como costumavam fazer.

Apesar de o percentual de ouvintes que prefere álbuns completos não ser animador, não há motivos para desprezar ou desistir de obras completas: o estudo descobriu que, em média, as pessoas estão ouvindo em média cinco álbuns por mês. Há alguma variação por país. Os brasileiros são os campeões entre os países pesquisados, enquanto franceses e alemães são os que menos optam por álbuns completos. Enquanto 36% ouvem as faixas em ordem cronológica, dois em cada cinco brasileiros (40%) gostam de escutar aleatoriamente as músicas.

Então, qual é a resposta para recuperar a antiga fama do álbum? Bem, 94% dos entrevistados concordam que a qualidade de áudio faz diferença e ser alta é o recurso mais importante para ouvir álbuns.

“A quantidade de música boa lançada atualmente é enorme e o tempo que temos disponível está cada vez menor, então não é surpresa que mais fãs de música optem por playlists. Mas os ouvintes não deveriam abandonar os álbuns. Eles representam a visão do artista, contam uma história e te levam a uma jornada musical”, diz Frederic Antelme, vice-presidente de conteúdo e produção da Deezer. “Álbuns realmente oferecem uma experiência musical mais profunda. É por isso que as pessoas prestam muito mais atenção à qualidade do som ao ouvi-los. Os pequenos detalhes se tornam importantes e o som HiFi traz isso à tona. Como fã de música, posso honestamente recomendar a todos os ouvintes que apreciem um álbum completo de seu artista favorito, mesmo que seja apenas de vez em quando”.

Pop e rock* se destacaram quando se trata de álbum para ouvir inteiro. Gêneros locais também têm destaque. No Brasil, o sertanejo corresponde a 44%; na França, o Variété Français é responsável por 43%; já na Alemanha, é o Schlager que lidera (24%).

A pesquisa também revelou que a casa é o local mais frequente para apreciar um álbum completo, sendo a opção que reuniu a preferência de 82%, seguida por viagem de carro (42); caminhada; e por último na cama.

A lista dos 10 gêneros preferidos para ouvir um álbum completo no mundo:

1. Pop – 39%
2. Rock – 38%
3. R & B – 20%
4. Rap – 19%
5. Hip Hop – 18%
6. Country- 16%
7. Trilhas sonoras – 14%
8. Várias de francês – 14%
9. Dance – 13%
10. Gospel – 13%

A lista dos 10 gêneros preferidos para ouvir um álbum completo no Brasil:

1. Sertanejo – 44%
2. Pop – 36%
3. Rock – 33%
4. Gospel – 30%
5. Samba e Pagode – 26%
6. Forró – 20%
7. Eletrônica – 18%
8. Funk – 17%
9. Trilha sonoras – 16%
10. Hip-hop – 12%

A lista dos 10 álbuns mais tocados no Brasil em 2019

1. Todos os Cantos, Vol. 1 (Ao Vivo) – Marília Mendonça
2. O Embaixador (Ao Vivo) – Gustavo Lima
3. Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo) – Zé Neto & Cristiano
4. Tem Moda Pra Tudo – Matheus & Kauan
5. Prazer, eu sou Ferrugem – Ferrugem
6. Terra sem Cep (Ao Vivo) – Jorge & Mateus
7. Menos é Mais – Henrique & Juliano
8. Acústico de novo – Zé Neto & Cristiano
9. Terra do Nunca (Ao Vivo) – Dilsinho
10. O Céu Explica Tudo (Ao Vivo) – Henrique & Juliano

** A pesquisa da Deezer foi feita nos Estados Unidos, Alemanha, França e Brasil totalizando 8 mil adultos, sendo 2.000 participantes em cada país, conduzida pela 3Gem em janeiro de 2020.

As Mais Lidas