in

Caio Pagano apresenta novo álbum inspirado em Bach, Mozart e Beethoven 

Caio Pagano apresenta novo álbum inspirado em Bach, Mozart e Beethoven 
Foto: Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

No dia 7 de novembro, às 17h, o palco do Theatro Municipal de São Paulo será ocupado por obras de grandes compositores em um recital de piano com Caio Pagano. O programa marca o lançamento do novo álbum musical do artista com as últimas peças escritas para piano pelos compositores Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Schumann, Liszt, Brahms, Debussy, Ravel, Prokofiev e Camargo Guarnieri. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 30 e podem ser adquiridos pela internet.

Caio Pagano apresenta novo álbum inspirado em Bach, Mozart e Beethoven 
Foto: Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

Um dos destaques do repertório e um grande presente recebido por Caio Pagano tem o nome de Último Pensamento Musical: Improvisando. A obra de Camargo Guarnieri foi dada em gratidão pelo que Caio havia feito por sua música, levando-a ao mundo. Esta peça permaneceu com o pianista como relíquia de um amigo com quem conviveu e trocou experiências.

Outra obra rica em história e profundidade, que será interpretada no palco, é Tema Fantasma e Variações, de Robert Schumman. Em um sentimento de desespero em uma de suas fases de vida, o compositor atirou-se ao Rio Reno, porém, a morte não conseguiu levá-lo. Os barqueiros o puxaram e o levaram para sua casa. Dali, ele foi para o asilo, onde morreu escrevendo Variações.

Dedicou o tema à sua amada esposa Clara, que não permitiu a publicação. Anos depois, a obra foi encontrada e mostrada ao mundo.

Beethoven não poderia ficar fora dos clássicos deste álbum. O pianista mantinha cadernos de anotações nos quais escrevia motivos musicais, trechos literários e até contas de mercearia. As Bagatelas, cujo nome significa coisas sem importância, são o fruto da organização desses motivos que muito preveem as futuras peças características do Romantismo.

Durante todo o recital, a história de cada compositor se mistura com sua obra e a interpretação do pianista revela a emoção daquele momento: gratidão, devoção, êxtase, felicidade, paixão, loucura e nostalgia. O projeto tem apoio do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Programa

FRANZ SCHUBERT
Peça para piano nº 3 em Dó maior D 946

ROBERT SCHUMANN
Tema Fantasma e Variações

JOHANNES BRAHMS
Peça para piano Op. 119 nº3 em Dó maior

FRANZ LISZT
Bagatela sem tonalidade (Valsa Mefisto nº4)

CLAUDE DEBUSSY
Noites iluminadas pelo ardor do carvão

LUDWIG VAN BEETHOVEN
Seis Bagatelas Op. 126

FRÉDÉRIC CHOPIN
Mazurca em Sol menor Op. 64 nº 2

CAMARGO GUARNIERI
Último Pensamento Musical: Improvisando

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Série "Só Se For Por Amor" da Netflix, busca inspiração na música sertaneja  

Série “Só Se For Por Amor” da Netflix, busca inspiração na música sertaneja  

Di Ferrero lança o inédito single "Aonde É O Céu"  

Di Ferrero lança o inédito single “Aonde É O Céu”