Connect with us
Capuçon e Wang: confira o novo álbum "Franck, Chopin" Capuçon e Wang: confira o novo álbum "Franck, Chopin"

CLASSICA

Capuçon e Wang: confira o novo álbum “Franck, Chopin”

Projeto gravado durante a turnê norte-americana do violoncelista Gautier Capuçon e da pianista Yuja Wang, mostra fogo, , sensibilidade e a unidade da relação musical dos em obras de Chopin e Franck

Divulgação | Warner Music Brasil

Published

on

“Finesse e fogo de uma dupla musical estrelada. Um recital que mostrou o melhor da produção musical colaborativa”, foi como o Toronto Star descreveu o concerto no Koerner Hall, em Toronto, que serviu de base para a gravação de Franck, Chopin.

Capuçon e Wang: confira o novo álbum "Franck, Chopin"

O registro marca parte de uma extensa turnê norte-americana feita na primavera de 2019 pelo violoncelista Gautier Capuçon e pianista Yuja Wang, que estabeleceram parceria musical há vários anos, consolidando-a notavelmente com apresentações no Festival Verbier, na Suíça.

“Eles trabalharam suas interpretações em perfeita união”, continuou o Toronto Star. “Os dois possuem uma técnica notável: Wang, com suas aparentemente impossíveis corridas de legato e dedos que giram infinitamente a mais luxuosa seda musical; Capuçon com seu fraseado gracioso apoiado por gradações aparentemente infinitas de controle de arco”.

“Quando a turnê os levou a Boston, a The Classical Review observou que Capuçon e Wang compartilham de semelhante vigor e de uma espontaneidade atenta que parecem terminar as frases um do outro. O violoncelista francês toca com uma intensidade robusta que extrai drama até dos trabalhos mais delicados. Wang provou ser uma parceira sutil e atenciosa. Parecia que os dois tocavam juntos desde toda a vida”.

O programa do álbum compreende duas obras de Frédéric Chopin, a Sonata em Lá Maior e a Polonaise Brillante em Dó Maior, além da Sonata de César Franck em Lá Maior, uma transcrição do violoncelista do século XIX Jules Delsart, da gloriosa sonata para violino do compositor belga.

Confira:

Continue Reading

CLASSICA

Ravi Shankar: álbum clássico “West Meet East” é relançado no Brasil em digital

Published

on

Ravi Shankar: álbum clássico "West Meet East" é relançado no Brasil em digital
Divulgação

Ravi Shankar não só é sinônimo de sitar indiano como também abriu as portas do mundo para gêneros musicais como o fusion e o minimalismo, por meio da interação com outros artistas incluindo os Beatles, Philipp Glass, Zubin Mehta e outros.

West Meets East, lançado na Grã-Bretanha em janeiro de 1967, foi gravado após o dueto de sucesso em junho de 1966 no Bath Musical Festival, onde Shankar e Menuhin tocaram parte do mesmo material. O projeto, nos volumes 1 e 2, está agora disponível em todas as plataformas digitais no Brasil pela Warner Music, via Parlophone Records.

Ravi Shankar: álbum clássico "West Meet East" é relançado no Brasil em digital

O álbum figurou no número um na lista de LPs mais vendidos da Billboard por dezoito semanas em 1967 e continuou no topo até janeiro do ano seguinte.

Em fevereiro de 1968, o álbum ganhou o Grammy Award de Melhor Performance de Música de Câmara, esta foi a primeira vez que um músico asiático ganhou um Grammy. Esse reconhecimento coincidiu com um período de grande interesse na música clássica indiana, e particularmente em Shankar, pois bandas de pop e rock ocidentais como os Beatles, os Byrds, os Rolling Stones e o Traffic adotaram sitar ou outros aspectos do gênero musical em seu som.

Ravi Shankar: álbum clássico "West Meet East" é relançado no Brasil em digital

Em julho de 1968, a Angel Records anunciou que West Meets East era o LP mais vendido na história da gravadora. O álbum foi o primeiro de uma trilogia de colaborações de West Meets East de Menuhin e Shankar. Os volumes dois e três saíram em 1968 e 1976, respectivamente.

A amizade entre os dois músicos começou na Índia no início dos anos 1950. Diz Menuhin: “Ravi Shankar me trouxe um presente precioso e, através dele, acrescentei uma nova dimensão à minha experiência musical. Para mim, seu gênio e sua humanidade só podem ser comparados aos de Mozart”. Yehudi Menuhin foi um grande promotor da música indiana para o público ocidental.

Ravi Shankar: álbum clássico "West Meet East" é relançado no Brasil em digital

O respeitado site de crítica musical, All Music Guide, traça o seguinte comentário sobre West Meets East vol. 1: “Além de ser uma gravação altamente bem-sucedida, West Meets East elevou a música mundial a novos patamares. Menuhin defendia a música indiana no Ocidente fazia anos antes de aprender a tocá-la. Sua sensibilidade ao material é demonstrada em “Sawara Kakali”, particularmente durante o tremendo dueto que encerra a faixa”.

Ouça:

Continue Reading

CLASSICA

Plácido Domingo revela que foi diagnosticado com coronavírus

Published

on

Plácido Domingo revela que foi diagnosticado com coronavírus
Divulgação

O tenor espanhol Plácido Domingo revelou em suas redes sociais neste domingo (22) que foi diagnosticado com coronavírus. Aos 79 anos, o artista também disse que está com os sintomas da doença.

Plácido Domingo revela que foi diagnosticado com coronavírus

“Sinto que é meu dever moral anunciar que testei positivo para o covid-19, o vírus Corona”, revelou o tenor. “Minha família e eu estamos todos em auto-isolamento pelo tempo que for considerado clinicamente necessário. Atualmente estamos todos com boa saúde, mas tive sintomas de febre e tosse, decidindo fazer o teste e o resultado é positivo”, disse Plácido Domingo.

E concluiu: “Juntos, podemos combater esse vírus e interromper a atual crise mundial, para que possamos retornar à nossa vida díária normal em breve”.

Continue Reading

CLASSICA

Warner investe em música clássica na era digital e lança novo website

Projeto traz player personalizado de streaming e vídeo integrado

Published

on

Warner investe em música clássica na era digital e lança novo website
Divulgação

Refletindo a mudança de comportamento nos ouvintes de música clássica que escolhem, cada vez mais, ouvir o gênero online, a Warner Classics & Erato lançaram globalmente em 2019, um novo website que integra um player personalizado de streaming e vídeo ao endereço. O site recebe agora traduções para o português do Brasil e será atualizado semanalmente com os principais lançamentos do selo. Versões em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão também podem ser acessadas.

Warner investe em música clássica na era digital e lança novo website

“O consumidor de clássicos está desassistido na era digital. Chegou o momento de facilitarmos o acesso desse público à música digital e a Warner Classics tomou para si a liderança deste movimento”, afirma Elaine Medeiros, Gerente de Marketing Estratégico da Warner Music Brasil e responsável pela promoção de repertório clássico em nosso território.

Todos que visitarem a página poderão ouvir 30 segundos de cada uma das faixas dos milhares de álbuns contidos no banco de dados do site. Na outra ponta, os assinantes dos serviços de streaming Apple Music, Deezer e Spotify poderão ouvir as faixas inteiras diretamente por meio do warnerclassics.com/br.

Continue Reading

As Mais Lidas