Connect with us

Carlos Cipa, compositor e multi-instrumentista de Munique, lança, nesta sexta-feira (19), o single And She Was, que antecipa o terceiro álbum da carreira Retronyms que  estará disponível em todas as plataformas digitais pela Warner Music Classics no dia 23 de agosto. Este trabalho funde a formação do artista como pianista e compositor clássico e o interesse dele por música experimental e pop num só projeto.

Depois de inúmeras apresentações ao vivo ao longo dos anos, uma série de colaborações e, entre outros, trabalhos para cinema e teatro, Cipa convidou diferentes músicos para o estúdio que mantém em Munique para gravar oito peças.

Em Retronyms, a improvisação anda de mãos dadas com a alta arte da composição, enquanto instrumentos acústicos e, parcialmente incomuns, como o caso da celesta se encontram com métodos de produção eletrônica ou sintetizadores analógicos.

Entre a estética de vanguarda da primeira faixa Fanfare, à alegria orquestral de Senna’s Joy e à última peça de improvisação, Paon, Carlos Cipa prova ter expandido radicalmente a abordagem como compositor. Cada nota deste álbum é meticulosamente pensada e, ainda assim, Retronyms irradia com vivacidade visceral.

O novo álbum carrega esse título por um motivo: um retrônimo é uma mudança de nome subsequente que fornece um novo termo para algo antigo. Um exemplo seria a “guitarra acústica” que foi renomeada após a invenção da guitarra elétrica. Os retrônimos são cunhados no final de um excitante desenvolvimento cultural ou tecnológico, assim como Retronyms marca uma virada decisiva no desenvolvimento de Cipa como compositor.

No álbum, Carlos Cipa combinou uma moderna tecnologia de estúdio digital com hardware analógico, misturas de metais e instrumentos de sopro ou guitarra elétrica com sons de piano e muito mais. O músico toca piano e uma variedade de instrumentos de teclado como a celesta ou o harmônio, piano Rhodes, Wurlitzer e sintetizadores analógicos. Esta música de câmara acústico-eletrônica surrealmente bonita consegue preservar a originalidade de seus elementos acústicos e a autenticidade da performance ao vivo de uma só vez.

Com peças como a épica Senna’s Joy, este novo trabalho destaca as qualidades orquestrais que as peças de piano solo anteriores do artista até agora só sugeriram.

Ao longo de oito peças, a interação entre a repetição sutil e as mudanças de alto contraste cria uma tensão constante que pode ser ouvida em cada detalhe do complexo arranjo deste álbum. O ruído brando e os sons do ambiente atraem o público para a situação de gravação vibrante e, no entanto, todas as notas deste projeto estão exatamente onde Cipa queria que estivessem. Por isso, Retronyms cria um todo unificado de componentes totalmente heterogêneos: enquanto a primeira peça é de apenas 50 segundos, a segunda se estende por quase 13 minutos. Mesmo que uma composição como Slide seja baseada em uma estrutura harmônica complexa, o resultado final soa despreocupado e cativante.

Num momento, algo pode parecer evocar um certo humor; no outro, você pode encontrá-lo para expressar o oposto. Pois é um álbum em constante mudança, assim como Carlos Cipa, que expandiu radicalmente sua abordagem composicional com este lançamento.

O compositor, que fala tão apaixonadamente sobre diferentes interpretações das suítes de Bach quanto sobre toda a discografia de Björk e que se sente tão confortável em uma performance de música minimalista quanto em Heroes, de Bowie, no seu toca-discos, abandonou parcialmente o seu controle composicional. O álbum é uma obra composta e, ao mesmo tempo, fruto de uma cooperação produtiva ocasional durante as sessões de gravação.

Para a peça de abertura Fanfare, por exemplo, Cipa gravou trechos dos exercícios de seus trombonistas e depois os condensou através de vários métodos de processamento em uma miniatura de arte sonora de vanguarda.

Já em Paon, a última faixa, surgiu de uma improvisação livre entre Cipa e o trompetista Matthias Lindermayr. O músico cria uma interação entre instrumentos acústicos de teclado, paisagens sonoras de sintetizadores e métodos de produção digital, mas também entre elementos clássicos e estruturas de música pop: as texturas de dark tree abrem muito espaço para o piano de Cipa se desdobrar e entrar num diálogo musical com melodias de trompete jazzy. Todo um novo som é criado, um que não poderia ter sido concebido em uma partitura musical. Houve muitos momentos durante a gravação de Retronyms, nos quais tudo se desenvolvia organicamente, no qual músicos clássicos eram encorajados a improvisar ou um músico de jazz estava tocando pela partitura. No registro, isso resulta em uma versatilidade que, em um tempo de jogo de cerca de 49 minutos, integra as texturas de cordas suspensas de “Awbsmi” tão perfeitamente quanto as frases de piano entrelaçadas em And She Was.

Recentemente, o artista dedicou-se ao trabalho colaborativo com a compositora Sophia Jani e o produtor Martin Brugger a.k.a. Occupanther, com quem gravou música para cinema e TV, além de compor para conjuntos clássicos e marcar presença em apresentações de dança e teatro.

Com mais de cem concertos por toda a Europa, Cipa provou que sua música pode encantar o público de clubes ou salas de concertos clássicas tão bem quanto os de grandes festivais de música pop como Haldern-Pop, MS Dockville e o festival Reeperbahn. Tudo isso o viu dividindo o palco com artistas como Hauschka ou Nils Frahm e dando vida nova aos Six Pianos, de Steve Reich no Elbphilharmonie de Hamburgo.

Confira abaixo o segundo single de divulgação do novo trabalho de Carlos Cipa com And She Was:

CLASSICA

Trompetista Alison Balsom lança álbum “Music For The Royal Fireworks”

Junto com seu “Ensemble”, musicista divulga a exuberante obra de Händel em todas as plataformas digitais

Published

on

Trompetista Alison Balsom lança álbum "Music For The Royal Fireworks"
Divulgação | Warner Music Classics

Com um álbum de celebração – ao mesmo tempo alegre e solene – a trompetista Alison Balsom declara novamente seu amor pela era barroca, que ela chama de “a idade de ouro do trompete”. Juntando-se à exuberante obra de Händel, Music for the Royal Fireworks, estão obras de outros dois compositores alemães, JS Bach e Telemann, além da Sonata No. 2 in Ré Maior, Z850 do britânico nascido em Londres, Henry Purcell. Este trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais pela Warner Music Classics, via Erato e Parlophone Records.

Trompetista Alison Balsom lança álbum "Music For The Royal Fireworks"

“Esses compositores barrocos conheciam o instrumento para o qual estavam escrevendo”, diz Balsom. “Existe um valor tão grande na busca do som que eles próprios teriam ouvido, com a intenção de autenticidade. Quando se reúne, é absolutamente emocionante”.

Alison participou de importantes orquestras da Europa, com maestros como Sir Andrew Davis, Sir Roger Norrington, Mikko Franck, Jacques van Steen e Christopher Warren-Green. Como solista e expoente de trompetes tanto barrocos quanto modernos, Alison fez turnês extensivas pela Europa, América do Sul e Oriente Médio, tocando com órgão, piano, cravo e percussão, e em música de câmara com o The Balsom Ensemble.

Muita música nova para trompete foi encomendada para Alison, como por exemplo um concerto do jovem compositor britânico Joby Talbot, lançado em 2006 com a Royal Liverpool Philharmonic e a Orquestra de Câmara de Munique.

A reputação internacional de Alison se desenvolveu rapidamente desde seus estudos na Escola de Música e Drama Guildhall, no Conservatório de Paris e, posteriormente, com Håkan Hardenberger e John Wallace.

Como artista das Novas Gerações da BBC, ela se apresentou e gravou com todas as orquestras da BBC e, fez sua estréia no prestigiado BBC Proms com apenas 27 anos.

Artista empreendedora, Alison lançou-se em 2005 como diretora artística do primeiro Festival de Studlands em Dorset. Ela formou seu próprio conjunto, o The Balsom Ensemble, com os companheiros de metais Daniel Newell (trompete), Tim Jackson (trompa), Richard Balsom (tuba) e Helen Vollam (trombone). O conjunto se apresenta regularmente durante todo o ano em festivais e salas de concerto em todo o mundo.

Ouça o álbum:

Continue Reading

CLASSICA

Theatro Municipal de São Paulo abre exposição “O Lírico em Cena”

Mostra celebra os 80 anos do Coro Lírico e a experiência do convívio e do coletivo do grupo artístico octogenário ligado ao Municipal

Published

on

Theatro Municipal de São Paulo abre exposição "O Lírico em Cena"
Divulgação

O Coro Lírico Municipal de São Paulo encerra o ano de comemorações de seus 80 anos com uma exposição que retrata o fazer musical coletivo sem deixar de lado a individualidade de seus cantores e regentes. Por trás de cada história dos 435 coralistas que passaram pelo corpo artístico, há um ponto em comum: o amor pela música. Essa riqueza de narrativas somada ao acervo do grupo reúne elementos que podem servir de base do enredo de uma ópera.

Theatro Municipal de São Paulo abre exposição "O Lírico em Cena"

É isso que a exposição cenográfica O Lírico em Cena vai revelar ao público a partir do dia 17 de dezembro.

A entrada é gratuita e a mostra fica aberta para visitação até 21 de fevereiro de 2020, com uma pausa entre a virada de ano.

Sob a curadoria de Carla Nieto Vidal e Joana Tuttoilmondo e expografia e montagem de Fernando Uehara e Marco Antonio Alves, a exposição está dividida em nove instalações que colocam o Coro Lírico em cena nos espaços do Municipal, como o Saguão e o Salão Nobre. O visitante poderá rever ou ter o primeiro contato com os sapatos e os adereços, as máscaras e as perucas utilizadas pelos cantores e os objetos de cena que compuseram as principais montagens de ópera, das tradicionais às contemporâneas.

Os figurinos também ganham destaque. As roupas que vestem as vozes e dão forma a personagens tão diversos, mostram ao público o delicado trabalho de composição dos figurinistas. Uma mistura de tecidos, cores e texturas que toma conta do palco com toda a energia dos cantores, seus nomes, suas medidas e suas emoções. Elementos de cenografia também preservados e armazenados no Centro de Documentação e Memória (arquivo) e na Central Técnica de Produções.

Estantes com as partituras dos títulos mais emblemáticos encenados pelo grupo artístico como Nabucco e Macbeth, ambas de Verdi, Carmen, de Bizet e La Bohème, de Puccini, só para citar algumas, também serão expostas.

Um vídeo produzido pelo diretor teatral Nelson Baskerville e pelo video-artista Raimo Benedetti, que em agosto assinou a concepção e direção artística do espetáculo Ensaio sobre o Lírico, também será projetado.

O Lírico em Cena – 80 anos do Coro Lírico Municipal
Abertura: 17 de dezembro, a partir das 11h
Visitação: 17 a 22 de dezembro de 2019; e de 15 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020
Classificação indicativa: livre
De terça a domingo, das 11h às 18h.
Saguão e Salão Nobre
Grátis

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação do metrô Anhangabaú
Bilheteria: (11) 3053 2090
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábado e domingo, 10h às 17h
Acessibilidade para pessoas com deficiência

Continue Reading

CLASSICA

Capuçon e Wang: confira o novo álbum “Franck, Chopin”

Projeto gravado durante a turnê norte-americana do violoncelista Gautier Capuçon e da pianista Yuja Wang, mostra fogo, , sensibilidade e a unidade da relação musical dos em obras de Chopin e Franck

Published

on

Capuçon e Wang: confira o novo álbum "Franck, Chopin"
Divulgação | Warner Music Brasil

“Finesse e fogo de uma dupla musical estrelada. Um recital que mostrou o melhor da produção musical colaborativa”, foi como o Toronto Star descreveu o concerto no Koerner Hall, em Toronto, que serviu de base para a gravação de Franck, Chopin.

Capuçon e Wang: confira o novo álbum "Franck, Chopin"

O registro marca parte de uma extensa turnê norte-americana feita na primavera de 2019 pelo violoncelista Gautier Capuçon e pianista Yuja Wang, que estabeleceram parceria musical há vários anos, consolidando-a notavelmente com apresentações no Festival Verbier, na Suíça.

“Eles trabalharam suas interpretações em perfeita união”, continuou o Toronto Star. “Os dois possuem uma técnica notável: Wang, com suas aparentemente impossíveis corridas de legato e dedos que giram infinitamente a mais luxuosa seda musical; Capuçon com seu fraseado gracioso apoiado por gradações aparentemente infinitas de controle de arco”.

“Quando a turnê os levou a Boston, a The Classical Review observou que Capuçon e Wang compartilham de semelhante vigor e de uma espontaneidade atenta que parecem terminar as frases um do outro. O violoncelista francês toca com uma intensidade robusta que extrai drama até dos trabalhos mais delicados. Wang provou ser uma parceira sutil e atenciosa. Parecia que os dois tocavam juntos desde toda a vida”.

O programa do álbum compreende duas obras de Frédéric Chopin, a Sonata em Lá Maior e a Polonaise Brillante em Dó Maior, além da Sonata de César Franck em Lá Maior, uma transcrição do violoncelista do século XIX Jules Delsart, da gloriosa sonata para violino do compositor belga.

Confira:

Continue Reading

As Mais Lidas