Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

ENTRETENIMENTO

Carminho canta fado para Emma Stone no filme ‘Pobres Criaturas’ 

Carminho canta fado para Emma Stone no filme 'Pobres Criaturas' 
Foto: Divulgação

A cantora portuguesa Carminho lança em todas as plataformas musicais nesta sexta-feira (15), a faixa O quarto (fado Menor), música que integra a trilha sonora do novo filme de Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas (Poor Things).

Ela faz uma participação especial no longa, contracenando com a atriz Emma Stone. Em uma cena do filme, que estreia no Brasil dia 1º de fevereiro de 2024, Carminho encontra a protagonista e canta o tema enquanto toca guitarra portuguesa. O filme levou o Leão de Ouro no último Festival de Veneza e vem sendo apontado como um dos favoritos ao Oscar 2024.

Carminho canta fado para Emma Stone no filme 'Pobres Criaturas' 

Foto: Divulgação

“O Yorgos me convidou a participar do filme cantando um fado. Eu disse que achava a presença da guitarra portuguesa importante para enfatizar a linguagem do estilo musical. Ele então me desafiou a tocar a guitarra portuguesa”, afirma Carminho sobre o convite. “Pedi uma semana para responder, sem lhe contar que eu nunca tinha tocado guitarra portuguesa na vida (risos). Pedi a um dos meus músicos que me ajudasse, ensaiei a semana inteira no meu quarto e respondi que seria eu, sim”, completa.

Sobre a escolha de O quarto (fado Menor), Carminho diz que Yorgos lhe pediu sugestões. Uma delas foi o “fado Menor, que é um fado muito antigo, algo primário e umbilical da cultura portuguesa. São apenas dois acordes e não existe uma melodia própria, que é criada pelo fadista ao interpretar o poema”, explica Carminho. “Ele escolheu ‘O quarto’ pela temática algo bizarra, sobre uma pessoa que se sente aprisionada, sozinha, inspirando alguns momentos da personagem principal, mas também por ser de hoje, escrito por mim, desta geração. Tem uma transversalidade temporal que conversa com o próprio filme, utilizando referências de várias épocas. Uma música do século XIX com uma letra do século XXI”, complementa.

O poema de Carminho acabou por ser gravado com outra música e melodia, tornando-se O quarto (fado Pagem) no seu mais recente álbum Portuguesa, indicado ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. O lançamento demonstra a vontade da artista de “trabalhar o fado tradicional, de escrever para fados tradicionais, assim como de compor melodias novas para textos de formação clássica”.

Para o lançamento da faixa no Brasil, Carminho uniu forças com Paula Lavigne e sua produtora, Uns Produções e Filmes. As duas trabalham juntas pela difusão e a amplificação da língua portuguesa no mundo.

Leia também

SERTANEJO

A cantora Mari Fernandez lançou na semana passada sua versão da música Dizem Que Sou Louca, do compositor Renato Moreno, versionista oficial da canção...

ROCK

Um dos maiores nomes do pop/rock brasileiro, Day Limns, se apresenta no dia 14 de abril, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O show...

POP

Após dois anos de hiato, a cantora Clau retorna aos palcos com seu novo show. A estreia acontece na Casa Natura Musical nesta quinta-feira,...

REGGAE

Reconhecido no cenário do reggae nacional, o cantor e compositor Luc DubWise lança Carta Para Maitê, um single emocionante que narra a jornada de...

Advertisement