LANÇAMENTOS

Cartola: gravadora relança os dois primeiros discos do cantor

By  | 

Um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, o lendário sambista Cartola é relembrado no século XXI com dois relançamentos de seus álbuns de 1974 e 1976 pela Polysom em vinil de 180 gramas como parte da série Clássicos em Vinil.

Um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, o compositor, cantor e musicista marcou a história da música brasileira e  é uma grande referência para as novas gerações de sambistas.

O primeiro disco, de 1974, traz 12 faixas de autoria de Cartola que também contou com os parceiros Carlos Cachaça, Dalmo Castelli, Elton Medeiros e Nuno Veloso. Os arranjos em violão de 7 cordas foi assinado por Horondino José da Silva, o Dino. Destacam-se as canções Acontece, Alvorada, Tive Sim e O Sol Nascerá.

Já o disco de 1976 também traz arranjos de Horondino, com produção de Juarez Barroso. O álbum conta com 12 faixas sendo 10 de autoria de Cartola e uma parceria com Alcebíades Barcelos. Neste trabalho, destacam-se as canções Preciso me Encontrar, Senhora Tentação, O Mundo É Um Moinho, Minha As Rosas Não Falam.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.