Connect with us
Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical

Publieditorial

Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical

master1305

Published

on

A indústria da música resiste aos testes do tempo porque todos precisam de música em suas vidas, independentemente da hora e do lugar. É uma indústria em expansão e devido à sua natureza única, praticamente todo mundo quer fazer parte desse mundo incrível. Se você tem talento para cantar, escrever canções e composições musicais, ou tocar instrumentos, você pode querer trabalhar na indústria musical.

Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical

Foto: master1305

De acordo com um estudo da Jooble, a indústria da música é um conceito comum para todos os participantes do negócio da música. Da criação ao ensino e marketing, você pode encontrar um grande número de empregos diferentes na indústria da música. Antes de entrar nas maneiras de construir seu futuro na indústria da música, você deve primeiro entender o que é a indústria da música, quais empregos existem, quais habilidades você precisa para trabalhar na indústria da música e, finalmente, como começar sua carreira lá?

Qual é a indústria da música?

Membros da indústria musical

A indústria da música é uma colaboração complexa entre muitos tipos diferentes de organizações e indivíduos que ganham dinheiro escrevendo canções e composições musicais, criando e vendendo música gravada, organizando shows, treinando criadores de música, etc. Indivíduos e organizações que operam na indústria da música podem ser representados condicionalmente em cinco grupos.

• Escritores de canções e composições musicais (Profissionais de Criação): os compositores e compositores,

• Artistas musicais (Profissionais de Performance): os cantores, músicos, maestros e líderes de banda.

• Criadores e vendedores de música gravada (profissionais de negócios): as gravadoras, editoras musicais, estúdios de gravação, produtores musicais, engenheiros de áudio, lojas de varejo e de música digital e organizações de direitos de performance,

• Organizadores e vendedores de shows: os agentes de reserva, promotores, locais de música, equipe técnica e engenheiros de áudio (gravação).

• Auxiliar o grupo: gerentes de talentos, artistas e gerentes de repertório, gerentes de negócios, advogados de entretenimento (música), jornalistas musicais, críticos de música; DJs; educadores e professores de música; fabricantes de instrumentos musicais, etc.

Quais habilidades você precisa para trabalhar na indústria musical?

A música é uma arte e inclui os valores mais elevados. Quando as pessoas estudam música, aprendem muito mais do que apenas cantar ou tocar um instrumento musical. Os músicos adquirem uma variedade de habilidades sociais que são úteis em qualquer tipo de carreira. Ao contrário das hard skills, que consistem em conhecimentos e habilidades específicas exigidas para um determinado trabalho, algumas soft skills são usadas para torná-lo mais competitivo e competitivo no mercado de trabalho e ajudar a aumentar suas chances de sucesso em qualquer função.

Aqui estão algumas habilidades pessoais importantes:

• Pontualidade e responsabilidade
• Confiabilidade e flexibilidade
• Adaptabilidade e Perseverança
• Perseverança e Paciência
• Memória e concentração
• Boas habilidades de comunicação e falar em público
• Boas habilidades organizacionais e motivacionais e trabalho em equipe e boa gestão do tempo

Empregos na indústria musical

Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical

Foto: pvpproductions

Há uma grande variedade de planos de carreira na indústria musical. Dependendo do seu talento, nível de escolaridade, experiência, habilidades, área escolhida, em muitos casos você pode ter que começar de baixo, e devido ao trabalho árduo e grande dedicação, seu papel irá aumentar gradualmente. Talvez a peculiaridade dessa indústria seja que você tem que trabalhar, estudar, dominar constantemente e nunca parar de criar sabendo que haverá altos e baixos ao longo de sua carreira.

Abaixo estão os empregos mais procurados na indústria da música, incluindo carreiras que estão nos bastidores:

1. Produtor musical

Os produtores musicais trabalham com artistas e bandas nos estúdios, fornecendo importantes conselhos criativos e técnicos durante o processo de gravação. Eles escrevem, arranjam e gravam canções e ajudam os músicos a alcançar o seu melhor na produção de música gravada.

2. Gerenciador de Música

Os gerentes musicais são responsáveis ​​por representar artistas musicais, músicos, grupos e cantores. Eles discutem estratégias de carreira com artistas, ajudam a promover a carreira dos clientes e a atingir objetivos de longo prazo.

3. Professor de música

Os professores de música, combinando habilidades musicais e pedagógicas, fornecem aulas de música para ensinar aos alunos teoria musical, habilidades auditivas e técnicas práticas, além de praticar o canto ou tocar um instrumento musical.

4. Designer de som

Os designers de som, ao usar a tecnologia de forma criativa, fornecem som para imagens em movimento em um ambiente diferente. Eles são responsáveis ​​por tudo que você ouve durante a produção, por criar efeitos sonoros, texturas dentro da história do projeto e compilar uma biblioteca de ambientes.

5. Músico

Músicos compõem, atuam, gravam, organizam e ensinam música em uma variedade de estilos, gêneros como blues, clássico, rock, pop, indie, jazz, hip-hop, folk, cantam canções e tocam instrumentos. Eles podem se apresentar solo, como parte de um grupo ou orquestra.

6. Engenheiro de som

Engenheiros de som (engenheiros de áudio ou engenheiros de gravação) mixam o som de músicas e discos. Eles ajudam a equilibrar e ajustar (afinar) as fontes de som, trabalhando com a mecânica de mixagem, reprodução e equalização.

7. Jornalista musical

Os jornalistas musicais conectam o público à música por meio de artigos, publicações, vídeos e podcasts. Eles trabalham para redes de TV, sites, revistas, jornais, escrevem sobre notícias musicais, fazem resenhas de álbuns e shows e também entrevistam músicos, cantores e outros profissionais da indústria musical.

8. Musicoterapeuta

Os musicoterapeutas planejam ou estruturam sessões de musicoterapia, compõem, organizam ou adaptam música para tratamentos terapêuticos e usam a música para ajudar seus clientes a superar dificuldades sociais, emocionais ou físicas.

9. Compositor (letrista)

Os compositores escrevem composições musicais e letras de músicas com base nos requisitos e especificações dos clientes. Um compositor que principalmente escreve as letras de uma música é chamado de letrista.

10. Agente de reservas

Agentes de reserva de música ou agentes de talentos são responsáveis ​​por reservar e organizar apresentações de música ao vivo, turnês, apresentações em festivais, concertos de rádio, etc. Eles são os representantes oficiais de músicos, cantores, grupos e orquestras durante as turnês.

11. Advogado musical

O advogado musical é um dos principais membros da equipe musical, especializado não apenas em direito, mas também na indústria musical. Ele / ela protege os direitos e interesses de seus clientes, que estão principalmente relacionados a direitos autorais e marcas. Muitas vezes, os requisitos dos contratos são violados, as obrigações financeiras não são cumpridas, nestes casos, os músicos procuram ajuda jurídica.

12. DJ’s

Os Disc Jockeys, também conhecidos como DJs, são responsáveis ​​pela execução de gravações musicais em programas de rádio, em clubes e eventos públicos, incluindo conferências e festas. O requisito mais importante para os DJs é um amplo conhecimento das tendências da música moderna.

Dicas para encontrar um emprego na indústria musical

Confira as dicas para encontrar um emprego na indústria musical

Foto: antoniogrvante

Entrar na indústria da música exige muito esforço, diligência, perseverança, é uma experiência difícil, mas ao mesmo tempo agradável para todos. Embora seja considerada uma das áreas mais competitivas, muitas pessoas não desistem, lutam persistentemente todos os dias para atingir seus objetivos. Existem muitas áreas em que você pode construir sua carreira, mas aqui é em que direção você prefere desenvolver seu nicho, onde você se vê, quais passos você precisa dar para chegar lá.

Aqui estão algumas dicas para aumentar suas chances de encontrar um emprego e entrar na indústria da música:

• Obtenha um diploma em música

Um diploma em educação musical pode aumentar suas chances de conseguir um emprego.

Como um graduado da faculdade de música, escrever, atuar e ensinar são apenas três maneiras de começar e desenvolver sua carreira musical. Hoje, existem bons programas de educação musical online que tornam possível aprender em casa e se tornar um candidato competitivo na indústria musical. Ele permite que você tenha uma ampla gama de portas abertas e oportunidades em diferentes campos.

• Ganhe experiência de estágio

Um estágio é uma ótima maneira de desenvolver e aprimorar seus conhecimentos e habilidades, aprender sobre os segredos do setor e fazer contatos úteis e valiosos. Habilidades práticas adquiridas durante o estágio, apresentações práticas de diferentes gêneros musicais, interagindo com o público permitem que você aprimore suas habilidades musicais. Na maioria das vezes, as empresas de música disponibilizam estágios apenas para estudantes universitários, mas outros estão abertos a todos os candidatos. Então, se você decidiu fazer sua carreira como jornalista musical, procure oportunidades de estágio em jornais musicais, blogs e sites, ou em estações de rádio se quiser se tornar um DJ, etc.

Além disso, muitas grandes empresas musicais oferecem estágios em uma variedade de funções, como administração de negócios, marketing musical, RP (relações públicas), promoções, digital, comunicação e relações com artistas e vendas comerciais. Em muitos casos, as empresas não anunciam seus estágios em público, portanto, você pode entrar em contato diretamente com o departamento competente para perguntar sobre o estágio.

• Decida a direção de sua carreira

Como em qualquer campo, também na indústria da música, os artistas musicais precisam tomar várias decisões das quais dependem todos os próximos passos. Quando você leva a sério fazer uma carreira na indústria da música, sua primeira grande decisão será se você quer ou não fazer isso sozinho e lançar uma carreira musical independente ou se prefere trabalhar em bandas, a seguir você quer estar no holofotes o tempo todo ou para trabalhar e criar nos bastidores. Só depois de tomar essas decisões, você pode definir metas motivacionais de curto e longo prazo para si mesmo, definir a sequência de seus próximos passos e seguir em direção ao seu sonho.

• Trabalho voluntário

Qualquer experiência de voluntariado pode ser incrivelmente benéfica e gratificante. Se você quer começar sua carreira como professor de música, você pode ser voluntário em escolas, creches, clubes de música, ensinar crianças a cantar e tocar um instrumento musical.

• Amplie sua rede

Uma das melhores maneiras de se tornar mais bem-sucedido e ter mais perspectiva na indústria da música é fazer networking com os profissionais mais influentes da indústria. Participe de eventos musicais e convenções musicais com a maior frequência possível, conheça proprietários de estúdios de gravação, produtores, músicos experientes, integre-se com grupos de networking locais e internacionais, aprenda sobre seu estilo de trabalho, participe de oficinas de composição, projetos musicais, festivais, concertos, faça novas conexões e enriquecer seus conhecimentos e habilidades.

• Desenvolva um relacionamento com o mentor

O caminho para encontrar um emprego estável na indústria da música não é fácil. E nesse difícil caminho, você pode
ser ajudado por alguém que já superou esses desafios, alcançou o sucesso, e está pronto para compartilhar sua experiência e conhecimento, dicas úteis. Pode-se dizer que mentores são aqueles que fizeram o que você queria para começar, portanto, conhecendo os segredos da indústria da música, eles não só fornecem conhecimentos e habilidades práticas, mas também a oportunidade única de usar sua rede para ter sucesso.

• Aprenda com os outros

Hoje, a Internet oferece uma ampla gama de informações, especialmente quando se trata de pessoas talentosas na indústria da música. Assim, você pode pesquisar como os artistas de sucesso começaram, avançaram, superaram as dificuldades que encontraram, com quem colaboraram, onde foram educados e aprimoraram seus conhecimentos. Ao estudar os estilos de trabalho e métodos de artistas de sucesso, você entenderá como usar as conexões e o tempo de forma mais eficaz no caminho para o objetivo.

Continue Reading
Advertisement

As Mais Lidas