Connect with us

O Coral Paulistano Mário de Andrade homenageará o compositor francês Maurice Duruflè na edição de outubro da série Oratórios e Missas no Theatro Municipal de São Paulo. O concerto, que terá a regência de Naomi Munakata, acontece nesta sexta-feira (21) as 20h no Salão Nobre. Os ingressos custam R$ 25, com meia-entrada.

Estão programadas três obras de Duruflè: Quatre Motets sur des themes Grégoriens, op. 10, Notre Père e Requiem op. 9.

O grupo artístico do Theatro Municipal, que comemora seu 80º aniversário neste ano, apresentará a obra mais famosa de Duruflè: o Requiem, op.9. Publicado em 1947, a peça foi feita sob encomenda do regime francês da época, e é dedicado ao pai do músico.

Composta em três versões diferentes (só coral, coral e cordas e coral e orquestras), esta missa será apresentada no Salão Nobre pelo Coral Paulistano com o acompanhamento do organista Lee Ward e do violoncelista Jonatas Pereira.

Confira o serviço:

21/9, sexta-feira, 20h
Salão Nobre (Theatro Municipal)
Coral Paulistano Mário de Andrade: Série Oratórios e Missas
Naomi Munakata, regência
Lee Ward, órgão
Jonatas Pereira, violoncelo
MAURICE DURUFLÉ
Quatre Motets sur des themes Grégoriens, Op. 10
I. Ubi caritas
II. Tota pulchra es
III. Tu es Petrus
IV. Tantum ergo
Notre Père
Requiem, op.9
I. Introit
II. Kyrie
III. Domine Jesus Christe
IV. Sanctus
V. Pie Jesu
VI. Agnus Dei
VII. Lux aeterna
VIII. Libera me
IX. In Paradisum

* Programação sujeita a alterações.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

CLASSICA

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

Published

on

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station
Apple Music

A plataforma Apple Music anuncia nesta sexta-feira (3) o lançamento da Baroque Radio Station, uma estação voltada à música clássica. O serviço foi pioneiro nessa modalidade e já possui, até o momento, sete canais especializados no gênero: quatro gêneros específicos (clássico, piano, ópera e coral) e três estações específicas para compositores: Bach, Beethoven e Mozart.

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

Foto: Divulgação | Apple Music

Agora, a Baroque Radio Station, a oitava estação da Apple Music, conta com o contratenor Phillippe Jaroussky, artista exclusivo da Warner Classics como embaixador do projeto.

“Estou muito feliz em me tornar embaixador da ‘Estação de Rádio Barroca’ da Apple Music, e com ela, propor aos ouvintes gravações e compositores desse período, que é tão importante na história da música”, comemorou Jaroussky. “Quando pensamos na música barroca, pensamos primeiro em Monteverdi, Bach, Vivaldi, Handel, Rameau, mas, você descobrirá muitas outras aqui como Cavalli, Porpora, Vinci, Steffani, Telemann, etc., cantadas e tocadas por muitos músicos fantásticos!”, afirma.

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

O músico Phillipe Jaroussky | Foto: Divulgação | Site Oficial

Phillipe Jaroussky é especialista no repertório barroco, o que pavimentou o caminho para um convite da Apple Music. A Warner Classics conta com um robusto catálogo de repertório barroco que será adicionado constantemente ao repertório da rádio.

As sete estações de rádio de música clássica já disponibilizadas na Apple Music compõem, aproximadamente 10% do total de streams do repertório clássico na plataforma, isso é mais do que contribuem as 100 principais playlists clássicas juntas.

Continue Reading

CLASSICA

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto “A Danação de Fausto” no YouTube

Espetáculo com Orquestra, solistas e Coro, apresentado em 2017, agora estará disponível no canal de vídeos
oficial da instituição, que completa 175 anos em 2020

Published

on

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto "A Danação de Fausto" no YouTube
Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo dá continuidade à série Reserva Municipal, que resgata gravações de apresentações artísticas guardadas em seu acervo para disponibilizar no ambiente digital, o oratório A Danação de Fausto, Op. 24, uma obra-prima do compositor francês Hector Berlioz. A transmissão acontece nesta sexta-feira (3) às 20h no YouTube.

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto "A Danação de Fausto" no YouTube

Foto: Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

Apresentado em julho de 2017, no palco do Theatro Municipal e registrado pela TV Cultura, emissora parceira da instituição, o concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Roberto Minczuk, contou com as participações do Coro Lírico Municipal, preparado pelo seu maestro titular Mário Zaccaro e o Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo, que esteve sob a batuta da maestrina Regina Kinjo. Destaque também para os quatro solistas: a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Paulo Mandarino, o baixo Saulo Javan e o barítono Leonardo Neiva.

Trata-se de uma obra vocal sinfônica que exige uma grande orquestra, quatro solistas e um coro numeroso, incluindo um coral infantil. São raras as suas apresentações. O compositor nunca foi adepto da ideia de encenação, e sim que ela fosse apresentada em forma de oratório.

O canal do Theatro Municipal de São Paulo está no endereço https://www.youtube.com/user/theatromunicipalsp/.

Continue Reading

CLASSICA

Dalai Lama lança nova faixa “One of My Favorite Prayers”

Published

on

Dalai Lama lança nova faixa "One of My Favorite Prayers"
Música é parte integrante de seu novo álbum "Inner World"

Sua Santidade o Dalai Lama lançou a faixa One of My Favorite Prayers, que será parte integrante do seu novo álbum Inner World no dia 6 de julho em homenagem ao seu 85º aniversário.

Dalai Lama lança nova faixa "One of My Favorite Prayers"

Foto: Reprodução | YouTube

One of My Favorite Prayers inclui um verso de Shantideva, um estudioso indiano do século VIII que Dalai Lama cita “algumas cem vezes” por dia: “Enquanto o espaço durar e enquanto os seres vivos permanecerem, até então, eu também posso respeitar para dissipar a miséria do mundo”.

Inner World é uma coletânea de mantras e ensinamentos do líder espiritual tibetano que são tocados com música.

A canção é a sequência de Compassion, que apresenta Dalai Lama cantando o mantra sânscrito Om mani padme hum.

O álbum foi produzido por Junelle Kunin, ex-aluna do líder tibetano na Nova Zelândia.

Ouça:

Continue Reading

As Mais Lidas