ROCK

David Bowie: confira o novo projeto “Clareville Grove Demos”

By  | 

A Warner Music, juntamente com a Parlophone Records, lança nesta sexta-feira (28) um novo projeto de David Bowie intitulado Clareville Grove Demos que conta com um compilado de oito faixas com remixes de Benny Benassi para a faixa D.J., sucesso de 1979. Ambos os lançamentos já se encontram nas plataformas digitais.

O ano de 2019 marca os 50 anos de Space Oddity, o primeiro hit de David Bowie e depois do recente lançamento digital Spying Through A Keyhole, divulgado na última semana, agora é a vez de Clareville Grove Demos, apresentando seis demos caseiras do artista. O projeto inclui quatro gravações inéditas, que documentam os primeiros estágios da jornada e desenvolvimento de David como artista e compositor.

Gravado em janeiro de 1969, no apartamento de David em Clareville Grove, Londres, o álbum apresenta ainda um dueto com John “Hutch” Hutchinson, gravado após o fim do trio Feathers, o qual tinha como uma das integrantes a namorada de David na época, Hermione Farthingale.

A foto da capa é do então empresário de David, Ken Pitt, e foi tirada no apartamento de Clareville Grove, espaço que o artista dividia com Hermione. Na época, David estava filmando The Virgin Soldiers, por isso, está de cabelos curtos, lembrando a aparência da Era de Berlim, que aconteceu 10 anos depois.

Confira o conteúdo completo de Clareville Grove Demos:

Single 1 – Space Oddity

Agora apresentando as letras finais, esta versão da demo apareceu pela primeira vez no longo lançamento do Space Oddity 40th Anniversary e antecede a gravação do Morgan Studios e que apareceu no filme Love You Till Tuesday.

Single 2 – Lover To The Dawn

Esta música, feita para uma ex-amante, acabaria por se transformar no Cygnet Committee, gravado para o álbum de David Bowie, também conhecido como Space Oddity, no final do mesmo ano.

Single 3 – Ching-a-Ling

Anteriormente, gravado em outubro de 1968, pelo trio Turquoise com David, Hermione e Tony Hill (que se tornou Feathers quando Hutch substituiu Hill). David e Hutch continuaram a cantar a música como um dueto após a saída de Hermione.

Single 4 – An Occasional Dream

Com letra ligeiramente diferente da do álbum, esta demo também apareceu pela primeira vez no lançamento do Space Oddity 40th Anniversary.

Single 5 – Let Me Sleep Beside You

Uma versão de estúdio foi gravada pela primeira vez em setembro de 1967, mas permaneceu inédita até o álbum The World of David Bowie, em 1970. A música foi gravada em outubro de 1969 e foi uma das apostas de David, que a gravou mais uma vez para o inédito álbum Toy, de 30 anos depois.

Single 6 – Life Is A Circus

Um cover obscuro de uma música escrita por Roger Bunn, gravado pelo quarteto vocal / instrumental Djinn. Os vocais são no estilo Simon e Garfunkel por David e Hutch.

Músicos:

David Bowie – vocais, guitarra e Stylophone
John ‘Hutch’ Hutchinson – vocais e guitarra