David Bowie

David Bowie: versão demo de “Let’s Dance” é revelada por Nile Rodgers

By  | 

Em comemoração aos 71 anos do saudoso David Bowie, a lendária gravadora Parlophone Records lançou na noite deste domingo (7) a versão demo do megahit Let’s Dance de 1983 para download e streaming.

Nile Rodgers trabalhou na mixagem da faixa juntamente com Russell Graham em seu estúdio em Westport (EUA).

Rodgers visitou Bowie no final de 1982 na residência do Camaleão do Rock na Suíça para a concepção do álbum Let’s Dance o qual ganharia forma depois de ambos realizarem as audições de cada uma das canções.

Foi aí que começaram as gravações das demos. Como não haviam músicos naquela oportunidade, eles contactaram Claude Nobs (1936-2013), organizador do Montreaux Jazz Festival para saber se haviam músicos disponíveis na cidade para que pudessem trabalhar nas sessões de Let’s Dance. Bowie e Rodgers, através de Nobs, conseguiram a colaboração do músico turco Erdal Kızılçay que mais tarde trabalharia com Bowie nas trilhas sonoras de Labyrinth (1986), The Buddha of Suburbia (1993) e no álbum 1.Outside (1995). Naquele dia eles ainda encontrariam um baterista e um segundo guitarrista.

David Bowie, Nile Rodgers e os músicos contratados foram ao Mountain Studios em Montreux (Suíça) e juntamente com David Richards e gravaram uma demonstração inicial para o single nos dias 19 e 20 de dezembro de 1982.

35 anos após a época do lançamento oficial do álbum, Nile Rodgers falou sobre a versão que está revelando aos fãs:

“Fiquei abençoado com uma carreira maravilhosa, mas minha parceria criativa com David Bowie classifica muito, muito, muito alto na lista das minhas mais importantes e gratificantes colaborações.”, disse. “Esta demonstração dá a você, os fãs, uma visão de olho de pássaro do inicio dele! Acordei na minha primeira manhã em Montreux com David olhando sobre mim. Ele tinha um violão acústico nas mãos e exclamou: “Nile, querido, eu acho que isso é um HIT!”, revelou.

“Esta gravação foi a primeira indicação do que poderíamos fazer juntos enquanto eu tirava sua “música folk” e arrumei isso em algo que o mundo inteiro em breve iria dançar e, aparentemente, não parou de dançar durante os últimos 35 anos!.”, explicou.

Rodgers também revelou a emoção que sentiu com o trabalho de mixagem em que ele e Russell Graham estiveram comprometidos em novembro de 2017 e com as lembranças de sua amizade com Bowie: “O tempo que passamos mixando antes do Natal foi com muitas lágrimas, pois parecia que David estava na sala conosco. Feliz Aniversário David! Eu amo você e todos nós sentimos sua falta!”, encerrou.

Ouça a versão de Let’s Dance, revelada por Nile Rodgers:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.