in

David Bowie: “Starman” ganha versão comemorativa de 50 anos

Clássico foi gravado no lendário programa britânico “Top Of The Pops” e relançado na versão “2022 Mix”

David Bowie: "Starman" ganha versão comemorativa de 50 anos
Foto: Jimmy King | David Bowie Estate

Como parte das comemorações de 50 anos do álbum clássico The Rise and Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars do saudoso David Bowie, a Warner Music, via Parlophone Records, disponibilizou nesta sexta-feira (17) uma performance do Camaleão do Rock no lendário programa britânico Top of the Pops.

A apresentação de Bowie com Starman é uma das peças mais essenciais da TV musical já transmitida, pois ela influenciou gerações de músicos, artistas e compositores que a assistiram na época, desde em cópias piratas em VHS até em vídeos no YouTube.

A gravação da transmissão do The Top Of The Pops, retirada do master da BBC, foi lançada no disco de 7 polegadas (formato compacto) Starman, em 2012, e agora muda de dono por centenas de libras. Em 1972, as regras do sindicato dos músicos afirmavam que, para aparecer no Top Of The Pops, o artista deveria regravar sua faixa e, nesse caso, cantar ao vivo por cima.

David Bowie: "Starman" ganha versão comemorativa de 50 anos
Foto: Jimmy King | David Bowie Estate

Essa nova versão de Starman traz a faixa de apoio (gravada no Trident Studios em 29 de junho) e os backing vocals, com uma improvisação única de Bowie gravada para o show, na qual ele adiciona os vocais principais da versão do álbum (gravado no Trident Studios em 4 de fevereiro). Essa nova mixagem foi criada por Ken Scott, co-produtor de diversas faixas de Ziggy Stardust, no começo do ano.

The Rise and Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars é o álbum de estreia que catapultou David Bowie aos holofotes internacionais. Ao longo dos últimos 50 anos, ele se manteve como uma gravação histórica, crescendo em estatura a cada ano que passa. Agora está enraizado na cultura pop, sua inegável influência abrange músicos desde Arcade Fire a Lady Gaga, do senso fashion andrógino de Harry Styles às camisetas de Noel Fielding em The Great British Bake-Off, até aos desafios de maquiagem de Ziggy no TikTok.

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Zé Felipe lança o clipe da inédita "Bandido"

Zé Felipe lança o clipe da inédita “Bandido”

FKA twigs lança o inédito single "Killer"

FKA twigs lança o inédito single “Killer”