Connect with us
Digital Music Experience acontece no Rio em novembro. Conheça a programação Digital Music Experience acontece no Rio em novembro. Conheça a programação

MERCADO

Digital Music Experience acontece no Rio em novembro. Conheça a programação

Hamilton de Holanda, Elba Ramalho, Chico César, Casuarina, Wagner Tiso, Papatinho e Ed Motta são alguns dos artistas que farão parte da 5ª Edição da DMX

Divulgação

Published

on

A DMX, Digital Music Experience 2019, acontece de 12 a 14 de novembro no Museu de Arte do Rio e durante três dias, 11 talkshows inéditos reunirão grandes nomes de diferentes segmentos da música para falar e vivenciar temas diversos como: a história dos beatmakers mais badalados do momento; o papel social da música instrumental; a atuação misteriosa do arranjador na história da música popular brasileira; a história social do jazz; e a participação da mulher na música instrumental.

Hamilton de Holanda, Elba Ramalho, Chico César, Casuarina, Wagner Tiso, Papatinho e Ed Motta são alguns dos artistas que farão parte do evento.

Além disso, um espaço totalmente dedicado à experiências que unem música e tecnologia estará a disposição do público, com ativações como a Aerodrums, primeira bateria em realidade virtual do mundo, Legos que servem de instrumentos musicais, um robô que toca música, dança e obedece a estímulos humanos e até um bloco de carnaval onde você participa virtualmente.

Um palco será montado no térreo do MAR dedicado exclusivamente a grupos e artistas da música instrumental que vem se destacando nos mais diversos estilos. Serão 12 shows ao longo de 3 dias, de 12:30 até as 20:00, em um ambiente com foodbikes.

Todas as áreas do evento têm entrada gratuita. As inscrições para assistir aos talkshows que acontecerão no auditório, localizado no 5º andar do Museu, são limitadas e podem ser feitas no link www.dmx.art.br.

Confira a programação:

12 de novembro

14h – Amaro Freitas: a revolução do piano brasileiro
15h30 – Os desafios sociais de uma das maiores orquestras brasileiras: Camerata Jovem do RJ
17h – A nova geração da guitarra elétrica: Davi Moraes e Pedro Baby
18h30 – A história dos beatmakers mais badalados do momento

13 de novembro

14h — Arranjador: o mago por trás das canções brasileiras
15h30 – Hamilton de Holanda e seus desafios pelo mundo
17h — Clube da Esquina: Os Sonhos Não Envelhecem
18H30 – Lugar de mulher é na música: A força feminina na música instrumental

14 de novembro

14h — O universo da música gospel
15h30 – Ed Motta e o manifesto do Jazz pelo mundo
17h – Jackson do Pandeiro: 100 anos do gênio do ritmo

DMX 2019 — Digital Music Experience
Data: de 12 a 14 de novembro
Horário: palestras tem início às 14:00
Apresentações na tenda de músicos urbanos têm início às 12:00
Local: Museu de Arte do Rio — MAR — Praça Mauá 5, Centro
Entrada gratuita

Continue Reading

MERCADO

Spotify revisita década da música com posters no Metrô de São Paulo

Published

on

Spotify revisita década da música com posters no Metrô de São Paulo
Divulgação | Spotify

Por Spotify Brasil

Como de costume o Spotify se despede do ano que passa com uma campanha relembrando os melhores momentos da temporada e os hits que marcaram época. Mas dessa vez vai ser um pouco diferente. Isso porque estamos nos despedindo da década. Exatamente! Ano que vem, ou melhor, no mês que vem, já estaremos em 2020, mas não podemos deixar de relembrar essa década maravilhosa que nos trouxe Waka Waka, passando pelo 7 x 1 (ok, isso não é nada maravilhoso), Malandramente, Envolvimento e várias outras recordações.

Spotify revisita década da música com posters no Metrô de São Paulo

Por isso, o Spotify decidiu transformar os túneis da Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo (ViaQuatro) num verdadeiro túnel do tempo com a campanha Da Luz ao Morumbi, uma viagem no tempo. Voltaremos a 2010 e chegaremos a 2019 mostrando os principais hits nesses (nem tão) longínquos anos. A cada estação, um novo ano e uma exposição com artistas e músicas que tocaram a nossa década.

Além dessa verdadeira exposição debaixo da terra, na plataforma de cada estação da Linha Amarela, o Spotify vai disponibilizar pôsteres que o público poderá pegar e levar de recordação para casa. E o melhor. De graça! Cada pôster traz trechos e dados sobre as músicas que marcaram cada ano da década. E ao juntar o poster de cada período, a arte do Spotify Line se completa.

Além dessas obras de arte que farão o público viajar no tempo, em algumas estações (Butantã, Pinheiros e Higienópolis-Mackenzie) teremos trechos de músicas com jargões icônicos em letreiros gigantes que influenciaram a cultura pop nessa década, como Ai Se Eu Te Pego, relembrando o sucesso de Michel Teló, Yukê, de Pabllo Vittar, e Cebruthius, que ficou famoso na voz de MC Loma e as Gêmeas Lacração.

Continue Reading

MERCADO

Festival GRLS! será lançado para celebrar o papel da mulher na música

Com curadoria da Popload, o evento produzido pela Time For Fun acontece no Memorial da América Latina, nos
dias 7 e 8 de março

Published

on

Festival GRLS! será lançado para celebrar o papel da mulher na música
Divulgação | T4F

A produtora Time For Fun anunciou nesta quarta-feira (11) o novo festival GRLS!, que pretende reconhecer, valorizar, transformar e celebrar o papel das mulheres na cultura. O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de março no Memorial da América Latina, tem curadoria da Popload e irá mesclar palestras, oficinas, rodas de conversa e muita música! Tudo feito, composto e estrelado por elas, mas destinado a todes*.

Festival GRLS! será lançado para celebrar o papel da mulher na música

As informações sobre as datas de venda de ingressos e lineup de GRLS! serão divulgadas em breve. O público poderá adquirir ingressos separadamente somente para palestras e workshops, somente para os shows ou para ambos.

“Pensamos em um festival feito por mulheres e não-binários, mas que crie uma discussão para todos os gêneros”, afirma Paola Wescher, diretora artística da T4F e sócia da Popload. “Queremos fazer pensar, refletir e também conectar todas as pessoas. A mulher sempre tem que se esforçar mais, se impor mais e conquistar mais para ser respeitada. Temos muitas mulheres fortes em todos os setores da indústria da música, tanto no palco como atrás dele, fazendo tudo acontecer. Queremos amplificar essas vozes e ser um marco neste sentido. Celebrar tudo o que já foi conquistado e abrir caminho para o que ainda precisamos melhorar, criar e conquistar”, concluiu.

Para inserir o público na essência de GRLS!, até os dias do festival, serão produzidos podcasts pela Popload Radio e matérias exclusivas sobre as artistas e as ativações em um portal feito especialmente para GRLS!.

*todes: para promover uma inclusão na linguagem de GRLS!, a palavra “todes” será utilizada para se referir ao público de forma a respeitar a diversidade das identidades.

Estatísticas

GRLS! entende que há questões muito importantes a serem discutidas e questionadas na indústria musical e do entretenimento. Apesar da sensação de que as mulheres vêm conquistando um espaço bem mais significativo, os números mostram que ainda há muitos desafios pela frente.

Em eventos e festivais de música, 87% das escalações são compostas por homens. Neste cenário, os cachês das artistas mulheres são 28% menores que os dos homens, uma diferença que aumenta com a idade. Os levantamentos foram feitos pela BBC Reality Check e União Brasileira de Compositores.

A desigualdade vai além da esfera dos eventos. Da composição à produção, o ambiente musical é dominado por eles: oportunidades, premiações, facilidade de ascensão, aceitação e até de reconhecimento.

Em 2018, 83% dos artistas mais populares da música foram homens, e apenas 12% das 600 músicas mais populares do mundo foram feitas por mulheres. De acordo com dados publicados pela Official Charts Company. E quando pensamos em produtores, a disparidade é ainda mais chocante: a proporção de produtores homens para mulheres nas 400 músicas mais populares de 2018 foi de 47 homens para 1 mulher.

Segundo dados da União Brasileira de Compositores, no Brasil os homens ainda detêm 90% do valor total distribuído e as mulheres ganham em média 28% a menos. Em 2017, entre os 100 artistas que mais faturaram apenas 17 eram mulheres.

Uma campanha internacional iniciada pela PRS Foundation (fundação inglesa que apoia e financia novos talentos musicais pelo Reino Unido) desafiou festivais do mundo todo a igualarem suas escalações em 50/50 até 2022.

Até o momento, 45 festivais já toparam o desafio. E em 2019, o espanhol Primavera Sound se tornou o primeiro grande festival a cumprir a promessa.

Continue Reading

MERCADO

Brasileiros procuram Réveillon em Portugal

Convento do Espinheiro, histórico hotel 5 estrelas, prepara noite com jantar de gala, música e fogos de artifício

Published

on

Brasileiros procuram Réveillon em Portugal
Divulgação

Se Portugal passou a ser a segunda casa dos brasileiros, por que não pensar em um Réveillon com o melhor do Alentejo? O Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa preparou um ano novo temático, onde homenageia Havana, a capital Cubana. Música, alta gastronomia e conforto são os requisitos indispensáveis na festa do antigo Mosteiro, em Évora.

Brasileiros procuram Réveillon em Portugal

No dia 31, a programação começa às 19h30 com um coquetel, seguido de um jantar de gala. Com DJs, decoração estilo cubano e fogos de artifício, o Convento do Espinheiro dá às boas-vindas a 2020.

Além de usufruir desta experiência única, para toda a família e amigos, o Convento do Espinheiro ainda oferece vouchers para estadias, degustação de requintados menus gourmet ou momentos de absoluta tranquilidade no Spa.

O antigo Mosteiro do século XV é considerado Monumento Nacional e já se tornou rota de turistas dos quatro cantos do mundo, que passam por Évora, e não deixam de conhecer a história e lendas do local.

Continue Reading

As Mais Lidas