Connect with us
Documentários de rock são alvos de processo nos EUA Documentários de rock são alvos de processo nos EUA

MERCADO

Documentários de rock são alvos de processo nos EUA

Vários registros audiovisuais de nomes como The Rolling Stones, U2 e Elton John foram identificados com músicas sem autorização por empresas detentoras de direitos autorais.

Divulgação

Published

on

Uma série de documentários de rock, que contam com grandes nomes do gênero como The Rolling Stones, U2 e Elton John são alvos de um processo que tramita nos EUA por violação dos direitos autorais. As informações são da Billboard.

Documentários de rock são alvos de processo nos EUA

Um grupo de empresas que detém os direitos de alguns dos clássicos do rock processou a produtora britânica Coda Publishing, a distribuidora Vision Films, o diretor Robert Carruthers, entre outros, na última segunda-feira (30). O processo alega que “documentários supostamente”, com artistas como Nirvana, ABBA, Lynyrd Skynyrd e Red Hot Chili Peppers, usavam música protegida sem permissão.

O The Music Journal Brazil teve acesso à planilha onde são identificados os documentários que serão processados em um tribunal federal de Nova York. Músicas como (I Can´t Get No) Satisfaction dos Rolling Stones, Dancing Queen do ABBA, I Still Haven´t Found What I´m Looking For do U2 e Your Song do Elton John, estão na lista das músicas utilizadas sem permissão.

O grupo de empresas que abriu o referido processo exige que todas as cópias dos documentários sejam destruídas e que a justiça conceda danos estatuários de até US$ 150 mil por violação ou danos reais mais os lucros dos réus.

Confira a relação dos documentários que entraram no processo:

The Rolling StonesTheir Satanic Majesties
The Rolling StonesBig Hits
ABBAThe Gold Singles
U2Phenomenon — Part 2
NirvanaThe Path From Incesticide to In Utero
NirvanaThe Ultimate Review
Elton John In Performance
Red Hot Chili PeppersBehind the Music
Red Hot Chili PeppersPhenomenon
Lynyrd SkynyrdRock Case Studies

Continue Reading
Advertisement

As Mais Lidas