ELETRÔNICA

Donatinho lança “Zambê” com proposta inovadora na música eletrônica

By  | 

Um dos artistas brasileiros mais inovadores dos últimos tempos está com uma proposta musical digna de reverência. Chegou a hora de prestarmos atenção em um trabalho diferente, ousado e que quebra as barreiras do lugar comum de nossa música.

Estou falando do talentosíssimo Donatinho.

Não obstante a identificação de sua veia musical desde o berço, através de seu pai, o grande João Donato, este músico de apenas 30 anos buscou o experimentalismo sonoro desde muito, muito cedo. Donatinho tinha apenas 12 anos quando escutou o célebre álbum do virtuoso Herbie Hancock Head Hunters lançado pela Columbia Records em 1973 para que despertasse, em definitivo, o seu poder criativo que nortearia seu carreira desde então.

Assim explica-se o lançamento de seu álbum de estreia Zambê pelo selo independente Pimba que promove uma interessante fusão entre música regional e música eletrônica, que lhe rendeu  o Prêmio de Melhor Disco de Música Eletrônica de 2015. 

Em Zambê, os ingredientes musicais dialogam em uma festa regada de house, electro, trip-hop, hip-hop, dub e outras vertentes eletrônicas. E na síntese de suas canções vemos excelentes resultados quando mesclamos, ainda, o samba, choro, moda de viola caipira, côco, ponto de candomblé, canto indígena e carimbó.

O resultado visual é um espetáculo sem precedentes. Donatinho, mergulhado em um figurino futurista e envolvente, está devidamente amparado por um palco repleto de recursos de luz e imagens, com um belíssimo ambiente multimídia, digno de aplausos. Sua performance on stage vai supreender o público.

Em termos de entretenimento, Donatinho preenche uma lacuna dentro de uma importante renovação artística em nosso cenário musical.

Um show indispensável!

Confira abaixo o promo vídeo de Zambê:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.