Eagles

Eagles: coletânea supera “Thriller” com 38° disco de platina nos EUA

By  | 

A banda norte-americana Eagles conquistou o seu 38° disco de platina nos EUA neste mês com a coletânea Greatest Hits 1971-1975, reporta a Billboard com informações da RIAA (The Recording Industry Association of America). Agora, esta compilação tornou-se o álbum mais certificado da história da indústria musical.




Ainda de acordo com a publicação, a RIAA disse à Associated Press que o certificado equivale a 38 milhões de cópias vendidas. Thriller, clássico de Michael Jackson (1958-2007) soma 33 certificações de platina.

“Somos gratos por nossas famílias, nossa gerência, nossa equipe, as pessoas no rádio e, acima de tudo, os fãs leais que ficaram conosco durante os altos e baixos em 46 anos. Tem sido um bom passeio”, disse Don Henley em uma declaração.

Até 2013, nos EUA, para que um artista conquistasse uma certificação de platina teria que vender 1 milhão de cópias de seu álbum, mas a RIAA passou a incorporar dados de streaming do YouTube e Spotify entre outros serviços de música digital para determinar a certificação de álbuns e músicas. Para ser ter uma idéia, 1.500 streams equivalem à
venda de um álbum ou 10 downloads pagos de músicas.

Com uma mistura de rock com country, o Eagles nasceu em Los Angeles (EUA) no inicio dos anos 1970 e alcançaram o sucesso mundial com as canções Hotel California e Take It Easy. O músico Glenn Frey morreu em 2016, mas a banda continua na ativa.

Eles foram incluídos no Hall da Fama do Rock em 1998.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.