Ecad homenageia Dorival Caymmi, que morreu há 15 anos

Ecad homenageia Dorival Caymmi, que morreu há 15 anos
Foto: Fernando Rabelo

Há 15 anos, o Brasil perdia Dorival Caymmi. O cantor e compositor brasileiro gostava de cantar e contar em suas letras e melodias a sua profunda ligação com o lugar onde nasceu, a Bahia. O artista, que era soteropolitano, nos deixou no dia 16 de agosto de 2008, vítima de câncer. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial sobre as suas obras musicais.

A canção de autoria de Dorival mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil foi Samba da minha terra. No TOP 5, também ficaram Maracangalha, Marina,História pra sinhozinho e Vatapá, nessa ordem.

Ecad homenageia Dorival Caymmi, que morreu há 15 anos
Foto: Fernando Rabelo

Já entre as músicas mais regravadas de autoria de Dorival a liderança ficou com Marina. Completam a lista, as canções Samba da minha terra, Rosa Morena, Maracangalha e Saudade da Bahia, respectivamente.

Outra curiosidade foram os intérpretes que constam no banco de dados da gestão coletiva da música como os que mais regravaram obras musicais de Dorival Caymmi. Os cinco primeiros colocaram foram Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Dori Caymmi, Maria Bethânia e Gal Costa.

Conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros de Dorival Caymmi receberão os seus rendimentos em direitos autorais de execução pública por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias).

Confira as 10 músicas mais ouvidas de Dorival Caymmi nos segmentos de execução pública:

1 Samba da minha terra
2 Maracangalha
3 Marina
4 História pra sinhozinho
5 Vatapá
6 O que é que a baiana tem
7 A vizinha do lado
8 Rosa morena
9 Suíte dos pescadores
10 Saudade da Bahia

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Exposição interativa do Spotify sobre trap e funk encerra neste sábado

Exposição interativa do Spotify sobre trap e funk encerra neste sábado

Lembra dele? 'Mendigo' gato volta a morar nas ruas e desaparece

Lembra dele? ‘Mendigo gato’ volta a morar nas ruas e desaparece no Rio