CLASSICA

Gravadora ECM disponibiliza catálogo nas plataformas digitais

By  | 

A lendária gravadora ECM (Edition of Contemporary Music) disponibilizou, através da Universal Music Group, todo o seu catálogo para assinantes da Apple Music, Amazon, Spotify, Deezer, Tidal e Qobuz. Este processo que a UMG iniciou em 17 de novembro resulta em “um novo acordo de distribuição digital de um vasto material de quase cinco décadas de produção independente.” Artistas de jazz e música clássica fazem parte do cast da label como Dominic Miller (guitarrista do britânico Sting), o baterista francês Manu Katché e o pianista Sir András Schiff.

Ainda que os meios de lançamento preferidos pela ECM continuem sendo os formatos em CD e LP, o intuito é que os internautas se aproximem ainda mais de toda a obra da gravadora.

Em todo processo de digitalização, foram observados os cuidados com a qualidade de som, sequência e dramaturgia intactas.

Ainda de acordo com a Universal Music Group, a ECM e os músicos tiveram de enfrentar streaming não autorizados de gravações através de sites de compartilhamento de vídeo, além de pirataria, bootlegs (cópias piratas) e uma proliferação de sites de download ilegais. Para a major, “era importante tornar o catálogo acessível dentro de um quadro em que os direitos autorais fossem respeitados”.

A ECM foi fundada em Munique, Alemanha no ano de 1969 por Manfred Eicher.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.