O cantor e compositor britânico Ed Sheeran foi nomeado pela IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), orgão que representa a música gravada em todo o mundo como o artista que mais vendeu no planeta em 2017.
O sucesso comercial de Ed Sheeran é reflexo das vendas espetaculares do álbum Divide, o terceiro de estúdio do cantor lançado no dia 3 de março pela Warner Music, impulsionado pelos singles Castle On The Hill, Galway Girl, Perfect e o megahit Shape Of You.
Divide foi conquistou certificações múltiplas de platina em 36 mercados, enquanto que o single Shape Of You também teve a mesma performance em 32 mercados. Esta é a primeira vez que o prêmio IFPI Global Recording Artist of the Year teve o álbum e o single mais vendido do ano.
Sheeran é o quinto artista que recebe esta honraria. O IFPI Global Recording Artist of the Year foi entregue anteriormente aos artistas One Direction (2013), Taylor Swift (2014), Adele (2015) e Drake (2016).
A chefe-executiva da IPFI, Frances Moore enalteceu mais esta grande marca na carreira do cantor: “É maravilhoso poder anunciar Ed Sheeran como o artista que mais bem sucedido de 2017. O sucesso que Ed conseguiu é impressionante e comprova a sua capacidade de escrever e exectuar música que se conectam a uma verdadeira base global de fãs”, comemorou.
O IFPI Global Recording Artist of the Year analisa as vendas de álbuns e singles em todo o mundo, com relatórios derivados de canais de transmissão de áudio, vendas de álbuns e singles digitais, bem como de unidades físicas vendidas no planeta.
Confira a lista dos 10 artistas que mais venderam em 2017:
1 Ed Sheeran
2 Drake
3 Taylor Swift
4 Kendrick Lamar
5 Eminem
6 Bruno Mars
7 The Weeknd
8 Imagine Dragons
9 Linkin Park
10 The Chainsmokers