JAZZ SOUL R&B

Ella Fitzgerald: gravadora anuncia álbum ao vivo inédito de 1956

By  | 

Uma raro álbum ao vivo de Ella Fitzgerald será lançado no mercado internacional no dia 1º de março pela Universal Music via Verve Records em vinil, além de download digital e streaming.




O material de Ella at the Shrine, recentemente descoberto nos cofres da Verve Records onde estavam guardados por mais de 60 anos, apresenta um set gravado no Shrine Auditorium em Los Angeles (EUA) no dia 21 de janeiro de 1956. Semanas após esta célebre apresentação, Ella Fitzgerald assinou com a Verve Records, naquela época recém inaugurada por Norman Granz.

Acredita-se que esta seja a primeira gravação ao vivo da Verve e que contou com sete músicas, incluindo uma das primeiras versões de ´S Wonderful de George e Ira Gershwin – isso foi três anos de Fitzgerald gravar o álbum Ella Fitzgerald Sings The George and Ira Gershwin Song Book.

“Eu nunca soube o quão boas eram nossas músicas até ouvir Ella Fitzgerald cantá-las”, disse Ira Gershwin na época.

Ella at the Shrine conta com as canções Cry Me A River, Lullaby of Birdland, Joe Williams´s Blues e Air Mail Special. A versão física inclui o encarte do radialista e educador de jazz Phil Schaap que descobriu a gravação em uma parte não documentada do cofre da Verve, onde ficou intocável por mais de seis décadas.

Confira o conteúdo de Ella at the Shrine:

LADO 1

1. ‘S Wonderful
2. Cry Me a River
3. Lullaby of Birdland
4.Glad to be Unhappy

LADO 2

1. And the Angels Sing
2. Joe Williams’s Blues
3. Air Mail Special
4. Norman Granz Announcement

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.