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Entrevista com Nina Fernandes: “Sou muito agradecida pela nova cena da MPB”

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Nina Fernandes é reconhecida como uma das grandes apostas da nova cena da música popular brasileira. Contudo, o seu elogiadíssimo trabalho já no inicio de sua carreira torna-se inconteste de que, na verdade, ela já é uma realidade e ter seu trabalho consagrado é apenas uma questão natural de tempo.

Na última sexta-feira (30), esta afinadíssima cantora de apenas 19 anos e um universo de histórias a apresentar ao seu público, lançou o seu novo clipe Arroz com Feijão pela Slap, selo da gravadora Som Livre. O single, que conta com a participação especial do duo OutroEu formado pelos músicos Mike Tulio e Guto Oliveira, faz parte do álbum Digitando … que já está disponível em todas as plataformas digitais.

O clipe de Arroz com Feijão foi dirigido por André Godoi, que apresenta em sua contextualidade visual, um bucólico parque de diversões na cidade de São Caetano do Sul, no ABCD Paulista, onde se desenvolve uma estória romântica com um final surpreendente.

Em entrevista exclusiva ao The Music Journal Brazil, Nina Fernandes fala sobre a concepção dos clipes Arroz de Feijão e do hit Cruel, além de sua relação com o OutroEu, a nova cena da MPB e de sua plena admiração pela cantora Marisa Monte que ela tem como referência imediata, onde ela elucida que teria a sensação de dever cumprido se pudesse ter o tempo de carreira “e esse lugar de respeito que se tem por uma artista como ela”.

Confira:

Marcelo de Assis: Você acabou de lançar o clipe de Arroz com Feijão, uma canção que segue caminhos românticos. Como nasceu esta composição e como foi dar vida para ela, para esta história, em um registro audiovisual?

Nina Fernandes:Bom, essa música na verdade é uma canção que nasceu de uma parceria com o Mike e a Amanda em 2015 quando conheci eles e ela era um pouco diferente. Ela tinha a estrutura e o refrão diferentes e eu tinha acabado de conhecer o Mike da OutroEu e ele me disse: “Eu acho que essa musica ficaria muito legal em uma voz feminina com uma masculina e eu acho que ela tem a ver muito com você”. E eu não tinha nenhum trabalho autoral. Não escrevia minhas músicas ainda, admirava muito o trabalho dos meninos, mas ainda não tinha criado coragem para fazer minhas coisas. Eu lembro que ele me mandou a canção e falou: “Você deveria gravar isso, fica pra você. Eu acho que vai ficar lindo”. E acabou que a gente nunca mais falou dessa música. O tempo passou e fizemos um milhão de outras coisas e depois, no ano passado, quando eu estava pensando neste novo EP, eu lembrei dessa música, alías, ela sempre esteve na minha cabeça e eu tomei a decisão: “Putz, preciso que essa música esteja no EP novo”. E lembro que o Mike ficou surpreso, porque ele tinha me oferecido a música, mas eu insisti que gravássemos juntos, reorganizamos a canção e lançamos. Nossa, é uma emoção muito grande pra mim lançar Arroz com Feijão, primeiro por toda a história: os meninos tiveram um papel fundamental no meu inicio e eu acho que também foi uma oportunidade bonita, como você disse, de trazer isso para o audiovisual e contar uma história que também conversa com esse universo fantasioso, lúdico, que começamos a desenhar em Cruel, mas que esteja mais ousado, com um final tragicômico. Traz um pouco essa ideia de que as coisas não são exatamente como imaginemos e no fim das contas, Arroz e Feijão, ainda que seja uma música “superfofinha” e romântica, é uma música que reflete de um amor que não é muito correspondido. Então, a gente imagina que a relação de um casal é de um jeito e, de repente, não é exatamente como a gente pensa.

Marcelo de Assis: Você acredita que o clipe representou bem a letra? É a imagem fidedígna do que a letra tentou passar?

Nina Fernandes: Eu acho que é uma forma divertida de falar sobre esse assunto. É uma coisa que eu acho que conversa muito com os outros clipes, o rigor estético, essa preocupação com a direção de arte … Nós fomos muito cuidadosos com a Prodigo que é essa produtora talentosíssima e o André Godoy que fez uma direção linda. A grande sacada seja talvez o acting e eu fiquei muito feliz de poder trabalhar com ele. Eu acredito que ela conta uma grande história e temos quadros bastante plasticos, muitas esquetes dentro, histórias pequenas e ao mesmo tempo estamos contando uma história que inclusive me exigiu que eu fosse atriz e o Mike ator e a gente brincando com as intenções do casal e de “você não quis me beijar”, “você está querendo me provocar” e entrando meio nessa história de clichê de casal até alcançarmos um grand finale que ninguem esperava, ninguem imaginava que aquilo fosse acontecer… Acho que foi importante para mim, foi um passo legal. É sempre bonito pensar em ousar e para mim que estou começando, foi um passo bonito.

 

 

 

“Para mim a maior referência será sempre, em termos de trajetória e relevância no mercado, a Marisa Monte. Pra mim seria um sonho, uma sensação de dever cumprido, se eu pudesse ter o tempo de carreira e esse lugar de respeito que se tem por uma artista como ela assim …”

 

 

 

Marcelo de Assis: Você disse que quando conheceu o OutroEu ainda não estava ambientada para escrever composições. Terá sido Arroz com Feijão o début disso? Você se descobriu como compositora também?

Nina Fernandes: Ah não há duvida que isso esteja no grande “pacote” também. Eu acho que tudo o que eu ouvia dos meninos me inspirava muitíssimo. Eu lembro da primeira vez que ouvi o Mike cantando “Ai de Mim” que foi uma música de trabalho deles que inclusive eles gravaram com a Sandy e é uma música desde o inicio me emocionou muito. Estávamos em um sarau, ainda não nos conhecíamos, eu ouvi aquilo e não acreditei que a música era dele. Acho que Arroz com Feijão está dentro desse pacote de músicas que me fizeram perceber que a lingua portuguesa é muito rica e eu ficava muito focada em ouvir, e que acho importante também, mas era muito fascinada pelo pop norte-americano …

Marcelo de Assis: Especialmente por quem?

Nina Fernandes: Tipo… hoje em dia eu gosto de ouvir um pouco de tudo. Acho que a Apple e o Spotify são meus grandes “aliados” porque todo mês eu descubro um novo artista. Hoje em dia eu escuto muito a Maggie Rogers, que é uma artista norte-americana que mistura folk com música eletrônica, que é um lugar que eu tenha gostado de ir … Hoje em dia eu me enxergo muito na Aurora, que é uma artista norueguesa e que eu amo de paixão, mas ainda acho que seria muito legal uma Aurora cantando em português … Essa coisa de eu ter me aproximado dos meninos me fez começar a enxergar esse lugar que, talvez pela minha pouca idade, não sabia que existia. Então foi muito bonito.

Marcelo de Assis: O seu trabalho tem algo de ser circunspecto, como se convidasse as pessoas a pensar e trazer todas essas discussões da vida para dentro de si. É um trabalho em que sua estrutura musical deixa claro que, aqueles arranjos ambientais, dão uma nova cara para a atual MPB. Como você analisa seu trabalho no mercado brasileiro de hoje?

Nina Fernandes: Olha, eu sou muito agradecida pela vida, porque hoje em dia temos uma cena muito forte de MPB acontecendo no Brasil e sou muito feliz de saber que artistas como o OutroEu abrem portas para esse tipo de música que estou tentando fazer tenha esse espaço e que as pessoas possam escutar. Eu também colocaria nesse lugar, além do OutroEu, o Melim, Tiago Iorc, Anavitória e, desde antes tudo isso, Nando ReisAcho que para mim a maior referência será sempre, em termos de trajetória e relevância no mercado, a Marisa Monte. Pra mim seria um sonho, uma sensação de dever cumprido, se eu pudesse ter o tempo de carreira e esse lugar de respeito que se tem por uma artista como ela assim …

Marcelo de Assis: De repente um dueto …

Nina Fernandes: Total! Nossa, mas eu sou apaixonada por ela! Uma referência gigantesca! Acho que é isso: aos poucos um artista abre portas para outros e vemos que a música não é um negócio 100% previsível. Ainda bem que temos internet, gente fazendo música e eu vou me encaixando nesses lugares.

Marcelo de Assis: Falando no belíssimo clipe de Cruel, que certamente prende a atenção de quem o assiste e que conta com mais de 2 milhões de views, me parece uma pérola escondida na nova MPB. Como nasceu a ideia de gravar esse registro audiovisual com takes em vários locais? E nos fale como surgiu essa composição…

Nina Fernandes: Muito obrigada! Essa música surgiu no meio do processo de gravação do meu primeiro EP e tinha uma cara completamente diferente em termos de arranjo. Eu tinha feito ela no meu piano e não a enxergava com uma música acessível, que fosse dialogar com as pessoas. Ela quase não foi incluída no EP, mas eu estava começando, era o primeiro trabalho. Aí fizemos o arranjo desta música que tinha começado com violão e depois com o piano – talvez seja o instrumento injustiçado da nova MPB …

Marcelo de Assis: O piano?

Nina Fernandes: É, assim, eu digo, acho que ele está começando a voltar e ficar em alta no pop brasileiro. Eu acho que quando a gente pensa em MPB, pensamos muito em violão. Mas insistimos na presença do piano em Cruel e eu fico muito feliz com o resultado da música. A história foi criada juntamente com as diretoras que também são talentosíssimas e foi o filme de estreia delas. Então, foi a união de coisas muito lindas. Isso é tão bonito. Sempre falamos quando lembramos deste trabalho que foi uma união de coisas tão bonitas, porque é algo raro você ficar tão amigo da equipe. Foram três diarias extremamente cansativas – quase 18 horas de gravação – três dias sem dormir …

 

 

“Fizemos o arranjo de “Cruel” que tinha começado com violão e depois com o piano – talvez seja o instrumento injustiçado da nova MPB …”

 

 

 

Marcelo de Assis: E quais foram as locações da gravação?

Nina Fernandes: Gravamos em Campos (RJ), Guarujá (SP), em uma fazenda que fica a alguns quilômetros de São Paulo e, putz, no meio da floresta, varios perrengues aconteceram (risos), mas foi uma experiência fascinante que despertou em mim essa paixão louca pelo visual. Eu acho que no Brasil, infelizmente, por uma questão de focarmos em outras coisas que sejam importantes também, porque produção de conteúdo de audio já é bastante caro, mas é algo que eu sinto falta de ver no Brasil – clipes bonitos, fotografia com uma cara gringa – e acho que acabei me apaixonando por isso e acho que não vou largar nunca mais. Eu amo essa coisa do visual e acho que é essencial para a imagem do artista.

Marcelo de Assis: Então suas próximas histórias terão clipes com a mesma estética …

Nina Fernandes: Eu acho que sim. Essa questão do rigor com a estética, com a fotografia, são coisas que eu não vou querer abandonar nunca. Vemos que é algo que emociona a quem assiste. Música não é só o que escutamos, mas o que imaginamos também. Toda as oportunidades que eu tenho que é conseguir juntar o que estou cantando com algo que podemos ver, quase sentir, é muito especial, então acho que merece um cuidado.

Marcelo de Assis: E essa voz afinada que você tem, como você cuida dela?

Nina Fernandes: Eu sempre gostei muito de técnica vocal e estudei durante dois anos na Santa Marcelina cursando Canto Popular e fui muito feliz lá. Acabei me mudando porque decidi estudar produção musical. Mas sempre gostei de técnicas, estudar a fisiologia da voz. O cuidado é a melhor coisa que podemos ter e nesse rítmo de fazer shows pelo Brasil eu percebi o quanto é sofrido usar a voz para trabalhar.

Marcelo de Assis: No dia 14 de junho você vai estrear em palcos cariocas, especifícamente no Solar de Botafogo. Como você está se preparando espiritualmente e mentalmente para este show?

Nina Fernandes: Eu estou muito, muito feliz porque a maior parte da minha familia é carioca, então, é como se eu fosse cantar em casa. Eu sempre quis fazer show no Solar, lutei por isso e estive no Rio em 2018 para fazer dois shows para rádio e foi uma experiência legal também. Este show une os trabalhos que fiz em 2018 e 2019, além de algumas versões de clássicos da música brasileira que não podem faltar. Estou muito feliz.

Marcelo de Assis: Adorei conversar com você!

Nina Fernandes: Eu também! Muito!

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.