INTERNACIONAIS

Entrevistamos a cantora mexicana Lucero

By  | 

Com mais de 27 milhões de discos vendidos em todo o mundo e 30 anos de carreira, a cantora e atriz mexicana Lucero acaba de lançar o álbum Brasileira pela Universal Music e fará um show especial no dia 6 de setembro no Teatro Gamaro em São Paulo. Este novo disco, com produção assinada por Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira, chega ao mercado com 12 canções em português, onde figuram sucessos como Aquarela e Trem Bala.

Apaixonada pelo Brasil e esbanjando simpatia: duas marcas que Lucero transpareceu com muita naturalidade ao atender a imprensa brasileira nesta quarta-feira (30) em São Paulo. Em entrevista exclusiva ao The Music Journal Brazil, a artista falou sobre o novo álbum, sobre os fãs que tanto admira e, claro, sobre o seu amor pelo Brasil.

Ao ser apresentado à cantora, disse a ela que quando anunciamos esta entrevista nas redes sociais, seus fãs rapidamente responderam, em centenas e centenas de tweets e ela adiantou: “Ah, meus fãs são maravilhosos!”

Confira a entrevista:

Marcelo de Assis: Você acabou de lançar o álbum Brasileira. Como nasceu esse amor pelo Brasil?

Lucero: Não sei! Eu não sei. Há muitos anos eu tenho esse amor, esse carinho pelo Brasil e não sei porque. Eu acho que desde que fiz a novela Chispita, que foi tantas vezes reprisada por aqui, eu percebi um carinho tão especial dos fãs e, então, comecei a entender que uma turma de fãs brasileiros, público que gostavam das novelas mexicanas dubladas em português, público que conhecia minha carreira, que havia, nas redes sociais, uma quantidade de pessoas que gostavam da novela, que falavam da minha personagem, uma coisa muito especial. Depois recebi alguns convites para fazer entrevistas, para fazer parte de Teleton em 2015 e assim eu entendi que com o Brasil eu tenho uma comunicação, uma relação especial. Para mim, há muitos anos quando visitei o Brasil pela primeira vez foi algo especial, sabe? Não sei se é algo que eu tenho com outras vidas (risos). Talvez eu fui uma brasileira em outra vida (risos). Porque eu me sinto como se aqui fosse a minha segunda casa. Não é fácil como artista mexicana, viajar para um país diferente, em que se fala diferente, que tem outro idioma e que tem um público tão grande. Não é de um dia para outro que você vai ficar e ficar famosa. Tem que ser feito um trabalho e estou muito empolgada para fazê-lo. Estou muito feliz com essa janela que está se abrindo para mim!

Marcelo de Assis: E como nasceu esse álbum?

Lucero: Esse álbum para mim foi uma ideia em fazer algo especial para o Brasil. Eu tenho um álbum no México que está saindo internacionalmente, em espanhol, para a América Latina mas eu queria fazer um trabalho especial para o Brasil em português, cantando músicas em português, incluindo as músicas da novela e algumas músicas inéditas que gravei. Tenho também três versões em espanhol que de músicas brasileiras que gravei no México para um outro álbum como Evidências e Talismã. É como uma pequena homenagem que estou fazendo para a música brasileira em espanhol neste álbum.

 

“me sinto muito agradecida com o público brasileiro que está abrindo as portas para mim nesta oportunidade! “

 

 

Marcelo de Assis: Para você, ainda existe uma barreira entre a música brasileira e a música latina? Questiono isso porque é uma discussão de décadas e você como uma estrela latina pode colaborar para que isso diminua. Como você enxerga esse fator?

Lucero: Eu acho que é algo um pouco estranho, porque o único país da América Latina que não fala espanhol é o Brasil. Também acho que é algo que faz com que o Brasil seja diferente, seja único e especial. Para mim, o Brasil é o país que tem uma autenticidade que eu admiro muito: as músicas brasileiras, a culinária e as coisas que são daqui. Se você quer conhecer e quiser desfrutar, tem que vir ao Brasil. Não tem em outro lugar. Isso tem algo parecido com o México, porque é um país que tem muita autenticidade na comida, na cultura, na música e no folclore. Tem muita riqueza. Para mim, fazer esse intercâmbio, de ideias, de música e de cultura é muito lindo. Por isso que me sinto muito agradecida com o público brasileiro que está abrindo as portas para mim nesta oportunidade.

Lucero faz uma pausa e diz: Que linda conversa, Marcelo! (sorrindo)

Lucero com o repórter Marcelo de Assis | Divulgação

Lucero com o repórter Marcelo de Assis | Divulgação

Marcelo de Assis: Qual canção do álbum é a sua preferida?

Lucero: Ah não sei, porque eu gosto muito delas. Mas eu tenho um carinho especial pelas músicas da novela, porque eu cantei elas, fiz clipes para elas, tenho lembranças na minha mente… É como uma lembrança do meu trabalho na novela e tem algo com as crianças e que alcança os corações delas. Mas eu estou gostando muito da canção Trem Bala. É um hino da vida! É positiva, alegre, para agradecer. Tão simples e tão profunda. 

Marcelo de Assis: Tem algum cantor ou cantora daqui que você é fã e que talvez você venha dividir os palcos?

Lucero: Gostaria muito, muito, muito. Temos alguns planos para fazer algo coisa com algum cantor ou cantora brasileira. Sabe, eu tenho muita admiração pela música popular brasileira. Adoro Bossa Nova, Gal Costa, Elis Regina, Nara Leão… Eu gosto muito. Conheço um pouco dela e gostaria de também ter a oportunidade de fazer algo com algum cantor brasileiro da atualidade para levar a música brasileira ao México. Lembra de “Ai Se Eu Te Pego” de Michel Teló? Foi um sucesso no México e o público não sabia o significado da frase. No México, “pegar” é bater. Então o público entendia “Se eu bato em você” (risos) Mas eles cantavam igual…

Marcelo de Assis: Mas sem confusão? …

Lucero: Confusão, mas todos felizes! (risos) A música é universal, então, não tem barreiras para isso.

Marcelo de Assis: No dia 6 de setembro você se apresenta em São Paulo no Teatro Gamaro. Qual a sua expectativa para esta apresentação?

Lucero: Desejo que seja linda. Desejo que seja uma noite para lembra, para comemorar. Desejo que seja mais que um show: uma festa. Uma reunião com o público, porque eu tenho essa turma de fãs no Brasil que estão muito empolgados! é uma coisa incrível! Estão empolgados, felizes de ter um show da Lucero aqui ao vivo no Brasil, em São Paulo e eu estou mais ansiosa e empolgada ainda, porque para mim é a oportunidade de fazer algo novo. De fazer um começo do que um dia poderá ser fazer mais shows no Brasil, de poder estar em outras cidades também e levar minha música.

 

“Quero  fazer mais shows no Brasil, de estar em outras cidades também e levar minha música”

 

 

Marcelo de Assis: Qual a mensagem que você deixaria para os seus fãs que te acompanham?

Lucero: Obrigada! Obrigada mais do que tudo, por tanto carinho. Me sinto muito agradecida, muito honrada me sinto muito feliz em ser parte de um público brasileiro. De ser um pouquinho mais brasileira, de estar mais próxima do público com a novela, com esse álbum e com esse show e aos poucos ir construindo uma relação mais forte com o Brasil.

Marcelo de Assis: Muchas Gracias!

Lucero: Muchas Gracias, Marcelo! Feliz da vida! Foi muito mais que uma entrevista, foi um bate papo!

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e é membro do Grammy Latino.