Connect with us
Enya lança EP "Portrait" e revisita sucessos dos anos 1980 e 1990 Enya lança EP "Portrait" e revisita sucessos dos anos 1980 e 1990

CLASSICA

Enya lança EP “Portrait” e revisita sucessos dos anos 1980 e 1990

Divulgação | Warner Music

Published

on

A multi-instrumentista irlandesa Enya, um dos lendários nomes da New Age, lança nesta sexta-feira (22) o EP Portrait, onde a artista revisita seus sucessos dos anos 1980 e 1990, quando ela alcançou o estrelato mundial com a sua inédita expressão musical. Além da faixa-título, o álbum conta com outros dois sucessos: Orinoco Flow (Sail Away) e Caribbean Blue.

Enya lança EP "Portrait" e revisita sucessos dos anos 1980 e 1990

Foto: Divulgação | Warner Music

Portrait foi lançada originalmente em 1986 para o álbum The Celts, com o título adicional Out Of Blue. Um introspectivo piano é acompanhado por arranjos de teclados e nesta versão, mais curta que a original, ganha uma nova mixagem.

Orinoco Flow foi a porta de entrada da Enya para o Brasil, quando a canção se transformou em um grande sucesso, com a música sendo parte integrante da trilha sonora Que Rei Sou Eu? da Rede Globo. Além disso, a música alcançou o topo das paradas britânicas e ficou entre as mais ouvidas nos EUA. A canção é parte integrante do álbum Watermark lançado pela Reprise Records em 1988.

Enya lança EP "Portrait" e revisita sucessos dos anos 1980 e 1990

Foto: Divulgação | Warner Music

A terceira e última faixa de Portrait resgata uma das canções mais icônicas da carreira de Enya. Como parte do álbum Shepherd Moons de 1991, o single Caribbean Blue encerra o EP. Com a construção melódica de uma valsa e inserções de overdubs com multiplicação de vozes (x64), marca artística da cantora, a música é um dos grandes clássicos da New Age.

Enya iniciou sua carreira em 1980 quando era integrante da banda Clannad. Nascida Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin em 1961, a célebre artista irlandesa lançou oito álbuns entre 1986 e 2016, recebeu inúmeros prêmios, como BMI Award, Ivor Novello Award, além de indicações ao BRIT Awards, Globo de Ouro e Oscar.

Sem ter realizado uma única sequer turnê em toda a sua brilhante carreira, Enya já vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo.

Ouça o EP Portrait:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

As Mais Lidas