CLASSICA

Enya: single “Orinoco Flow”, que fez grande sucesso no Brasil, completa 30 anos de lançamento

By  | 

O single Orinoco Flow que projetou a cantora e multi-instrumentista irlandesa Enya ao estrelato mundial, completou 30 anos de seu lançamento original na última semana. No Brasil, esta canção fez um grande sucesso depois de ser incluída na trilha sonora da novela Que Rei Sou Eu?.




Orinoco Flow foi determinante para o sucesso comercial do álbum Watermark, o segundo da carreira de Enya, que obteve resultados expressivos, tanto para o seu desempenho comercial como o artístico. O título da faixa foi inspirada no nome do estúdio utilizado para a sua gravação, o Orinoco Studios em Londres.

Inicialmente, a faixa foi reconhecida como uma canção new age, pela sua constituição melódica com acordes pizzicato gerados pela alteração do patch Pizzagogo no sintetizador Roland D-50. A multiplicação de vozes, algo característico nas canções de Enya, foram produzidos com técnica de overdubs, onde ocorre a multiplicação de vozes.

Watermark, que levou dez meses para ficar pronto, foi muito elogiado pela crítica especializada na época, o que levou Enya ao estrelato mundial. Além disso, ela conquistou discos de multi-platina nos EUA e Reino Unido. Apesar de nunca anunciar uma turnê, a artista irlandesa promoveu o álbum com entrevistas, aparições e performances ao vivo. Este trabalho marcou, também, o contrato da cantora com a Reprise Records.

Ouça Orinoco Flow:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.