Feira de discos especializada em reggae reúne expositores em São Paulo

Feira de discos especializada em reggae reúne expositores em São Paulo
Foto: Divulgação

Caixas com centenas e mais centenas de LPs, compactos (pequenos discos de vinil que só têm uma música de cada lado), livros, acessórios e diversos outros itens relacionados ao universo da música jamaicana, expositores que curtem reggae e desempenham outros trabalhos dentro dessa cultura, e um público ávido para garimpar preciosidades.

Esse é o cenário da Feira de Discos de Reggae, criada em 2017 pela produtora paulistana Daniella Pimenta. O evento volta às ruas da capital paulista neste domingo (12), no Tendal da Lapa, zona oeste de São Paulo, como parte da programação do Festival Feminine Hi-Fi.

Feira de discos especializada em reggae reúne expositores em São Paulo
Foto: Divulgação

Itinerante, o evento já passou por diversos endereços da capital, e tem um propósito: reunir em um só lugar títulos cobiçados e raros da ilha caribenha, e também os lançamentos em vinil de dub, dancehall e reggae feitos em todos os cantos do planeta.

“O universo de colecionadores de discos de reggae têm crescido exponencialmente no Brasil, não só entre os DJs especializados, mas também entre pessoas que antes não tinham tanta preferência por esses títulos e hoje fazem questão de tê-los em suas estantes”, conta Daniella.

Das redes sociais para as ruas

Segundo a produtora, que também é DJ de reggae, há no país um considerável mercado digital de venda e troca de discos de vinil dos gêneros e subgêneros jamaicanos – sobretudo nas redes sociais, em grupos e perfis.

Mesmo durante a pandemia, em que eventos desse tipo não puderam ser realizados, a Feira aconteceu, porém em formato online, reunindo 20 expositores de várias partes do país – São Paulo, Rio, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Paraná, entre outros.

A Feira de Discos de Reggae entra em seu sexto ano, atendendo sobretudo aos colecionadores e DJ’s (chamados de “seletores” na cultura jamaicana). No entanto, o público da Feira é bastante diversificado, e contempla desde compradores bem jovens, que estão iniciando suas coleções, a DJ’s já consagrados e famosos, inclusive de fora do reggae.

Além das vendas, toda edição conta também com uma atração musical: DJ’s e bandas sempre fazem parte da programação do evento, criando o cenário ideal para quem ama música em todas as suas formas.

Feira de Discos de Reggae – edição 12 (no Festival Feminine Hi-Fi)
Dia 12/03/2023, domingo, das 14h às 20h
Tendal da Lapa – Rua Guaicurus 1100 – Lapa – SP/SP
Entrada gratuita

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Gledson Nunes observa entretenimento nos EUA: "Hora de conectar o Brasil"

Gledson Nunes observa entretenimento nos EUA: “Hora de conectar o Brasil”

Pressive lança clipe e single em parceria inédita com os brasileiros da AXTY

Pressive lança clipe e single em parceria inédita com os brasileiros da AXTY