Connect with us
Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

TRILHAS & MUSICAIS

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Divulgação

Published

on

O documentário musical Meu Amigo Fela sobre o músico Fela Kuti estreia dia 7 de novembro nos cinemas. Dirigido pelo brasileiro Joel Zito Araújo (A Negação do Brasil e As Filhas do Vento), o filme já percorreu festivais no Brasil e no exterior.

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres e se tornou uma lenda em seu país. O documentário traz uma nova perspectiva sobre ele, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat.

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Na história acompanhamos a complexidade de sua vida, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. Segundo o diretor, a intenção do filme não é ser celebrativo, mas mostrar lados do cantor que poucos conhecem: “A minha tentativa de contar a história de um gênio musical, chamado Fela Kuti, foi a de que, apesar do seu grande sucesso internacional, ele passou despercebido no Brasil, e encarando de frente seu lado de sombra e as tragédias que abateram o seu espírito guerreiro”, afirma.

Meu Amigo Fela é uma produção da Casa de Criação Cinema e faz parte do programa O2 Play Docs, da distribuidora O2 Play, ocupando salas de cinema em cidades brasileiras de todas as regiões com sessões em horário nobre.

Entre a concepção e a finalização do documentário o diretor levou dez anos. O período entre filmagens, montagem, a longa negociação por seus direitos de imagem e de música até o lançamento foram quatro anos. “Esse filme me tomou muito tempo, desde o momento que resolvi contar esta história e busquei patrocínio no Brasil. Além de ser a história de um rebelde e iconoclasta negro, era a história de um africano pouco conhecido por aqui”, avalia.

Foi o próprio biógrafo de Fela, Carlos Moore, que tomou a iniciativa de procurar Joel para sugerir o filme: “Me encantei com a idéia e passei a pensar como seria a forma mais viável de contar esta história, diminuindo a pressão dos direitos. Mas confesso que o momento chave em que me encantei, foi ao ler a biografia escrita por Carlos Moore e perceber que tinha muita coisa para ser contada além dos documentários existentes. Especialmente, o pan-africanismo e o lado trágico da última parte da vida de Fela, evitada pelos outros filmes”, comenta Araújo.

Prêmios internacionais

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Meu Amigo Fela ganhou o Prêmio Paul Robeson, como o Melhor Filme realizado na diáspora africana (o que significa fora da África) no Fespaco (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou) de Burkina Faso, que é o maior festival de cinema africano, realizada a cada dois anos. Por lá, o documentário já é considerado um dos 15 melhores filmes do ano, apesar de ter sido concebido e dirigido por um diretor afro-brasileiro. E está indicado para disputar o Oscar Africano.

O documentário também foi contemplado com o Prêmio Especial de Júri – Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens no Festival É Tudo Verdade e ainda o prêmio de Melhor Documentário do Festival Ecrans Noirs do Camarões. E ainda participou de festivais importantes como o International Film Festival Rotterdam e o The Durban International Film Festival.

Antes mesmo de chegar aos cinemas brasileiros o filme já está com todas sessões esgotadas no BIF London Film Festival.

A arte do pôster foi criada por Babatunde Banjoko, artista que trabalhou com Kuti e que fez capas de discos clássicos do músico, como Coffin for Head of State.

Kuti faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

Confira o trailer:

Continue Reading
Advertisement

TRILHAS & MUSICAIS

Trilha sonora de “Trolls World Tour” chega ao Brasil em streaming

Published

on

Trilha sonora de "Trolls World Tour" chega ao Brasil em streaming
Divulgação

Chega ao Brasil, em formato de streaming, a trilha sonora original de Trolls World Tour. O álbum, que contém 20 faixas e produzido por Justin Timberlake e Ludwig Göransson já está disponível em todas as plataformas digitais pela Sony Music Entertainment, via RCA Records.

Trilha sonora de "Trolls World Tour" chega ao Brasil em streaming

Timberlake escreveu e apresentou novas músicas originais especificamente para o filme, que também incluem músicas do elenco e alguns dos principais artistas de hoje, como SZA, Anderson .Paak, Kelly Clarkson, HAIM, Mary J. Blige, Anna Kendrick, George Clinton, Dierks Bentley, Anthony Ramos, entre outros.

No mês passado, SZA e Timberlake se uniram para lançar o primeiro single e videoclipe da trilha sonora, The Other Side. Após o impacto no rádio, a faixa encerrou a semana com um total de 286 adições no rádio.

Trilha sonora de "Trolls World Tour" chega ao Brasil em streaming

Confira o tracklisting de Trolls World Tour:

The Other SideSZA & Justin Timberlake
Trolls Wanna Have Good TimesAnna Kendrick, Justin Timberlake, James Corden, Ester Dean, Icona Pop, Kenan Thompson & the Pop Trolls
Don’t SlackAnderson .Paak & Justin Timberlake
It’s All LoveAnderson .Paak, Justin Timberlake, Mary J. Blige & George Clinton
Just SingJustin Timberlake, Anna Kendrick, Kelly Clarkson, Mary J. Blige, Anderson .Paak & Kenan Thompson
One More TimeAnthony Ramos
Atomic Dog World Tour RemixGeorge Clinton and Parliament Funkadelic, Anderson .Paak & Mary J. Blige
Rainbows, Unicorns, Everything NiceWalt Dohrn & Joseph Shirley
Rock N Roll RulesHAIM & Ludwig Göransson
Leaving Lonesome FlatsDierks Bentley
Born to DieKelly Clarkson
Trolls 2 Many Hits MashupAnna Kendrick, Justin Timberlake, James Corden, Icona Pop & the Pop Trolls
BarracudaRachel Bloom
Yodel BeatLudwig Göransson
Crazy TrainRachel Bloom
I Fall to PiecesSam Rockwell
Perfect for MeJustin Timberlake
Rock You Like a HurricaneRachel Bloom
It’s All Love (History of Funk)Anderson .Paak, Mary J. Blige & George Clinton
Just Sing (Trolls World Tour) Justin Timberlake, Anna Kendrick, James Corden, Kelly Clarkson, George Clinton, Mary J. Blige, Anderson .Paak, Rachel Bloom, Kenan Thompson, Anthony Ramos, Red Velvet, Icona Pop, Kunal Nayyar & Sam Rockwell

Continue Reading

TRILHAS & MUSICAIS

007: trilha sonora de “No Time To Die” entra em pré-venda

Trilha conta com assinatura do renomado Hans Zimmer e traz a colaboração do icônico músico Johnny Marr, ex-Smiths

Published

on

007: trilha sonora de "No Time To Die" entra em pré-venda
Divulgação | Universal Music Brasil

Já está disponível para pré-venda a trilha sonora instrumental de No Time to Die, o novo filme do agente secreto mais famoso do mundo, 007. A trilha, que conta com assinatura do renomado Hans Zimmer e traz a colaboração do icônico músico Johnny Marr, estará disponível em todas as plataformas digitais pela Universal Music, via Darkroom e Interscope Records. A pré-venda acontece em https://007store.com/.

007: trilha sonora de "No Time To Die" entra em pré-venda

A trilha sonora promete muito drama, glamour e, é claro, o famoso motivo de “suspense” de James Bond.

Zimmer, que assina pela primeira vez a trilha sonora da franquia, ainda conta com a guitarra de Johnny Marr, ex-Smiths, além de músicas adicionais do compositor e produtor Steve Mazzaro. O disco ainda traz a versão instrumental da música-tema, que originalmente é interpretada por Billie Eilish.

007: trilha sonora de "No Time To Die" entra em pré-venda

No último dia 18, a cantora apresentou, pela primeira vez ao vivo, a canção No Time To Die na cerimônia de premiação do BRIT Awards.

Confira a performance:

Continue Reading

TRILHAS & MUSICAIS

Donna Summer: grande produção da Broadway chega ao Brasil com direção de Miguel Falabella 

Espetáculo revisitará a obra da “Rainha da Disco Music”

Published

on

Donna Summer: grande produção da Broadway chega ao Brasil com direção de Miguel Falabella 
Divulgação

O espetáculo Donna Summer Musical, que estreou na Broadway em março de 2018, com enorme sucesso de público e crítica, chega finalmente ao Brasil em uma grande produção no Teatro Santander, tendo como protagonistas as atrizes Jeniffer Nascimento, que interpreta a diva no auge da carreira – Disco Donna – e Karin Hils, como Diva Donna.

Donna Summer: grande produção da Broadway chega ao Brasil com direção de Miguel Falabella 

Com a direção geral de Miguel Falabella e direção musical de Carlos Bauzys, o espetáculo é mais uma realização da Atual Produções e da Bárbaro!, responsáveis, entre outros, pelos musicais We Will Rock You Brazil, Alegria Alegria, Hebe, O Musical e ZorroNasce uma lenda, recentemente em cartaz no 033 RoofTop.

Uma das maiores e mais carismáticas artistas da história da música contemporânea mundial, com uma voz de alcance invejável, Donna Summer (1948-2012) é sem dúvida uma das maiores cantoras da história, tendo recebido os títulos de Rainha da Disco Music e Rainha da Dance Music.

Donna Summer: grande produção da Broadway chega ao Brasil com direção de Miguel Falabella 

Em toda sua carreira, ganhou 5 prêmios Grammy, vendeu mais de 200 milhões de discos e foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos. Em 1978, a artista ainda ganhou um Oscar de Melhor Canção Original com seu single Last Dance, da trilha sonora de Até Que Enfim É Sexta-Feira.

Com texto original de Colman Domingo, Robert Cary & Des McAnuff e músicas de Donna Summer, Giorgio Moroder & Paul Jabara, o musical retrata a vida eletrizante da diva, seus amores tempestuosos e hits planetários que a fizeram uma das mais importantes personalidades da história da música mundial, mostrando três fases de sua trajetória: Jovem Donna, na pré-adolescência, Disco Donna no auge do sucesso e nos seus 50 anos, já no topo de sua carreira, Diva Donna.

Na trilha sonora do espetáculo, que aborda temas como o racismo, igualdade de gênero e empoderamento feminino, estão os sucessos mundiais da grande estrela, músicas que já fazem parte do inconsciente coletivo das pessoas, como I feel love, Love to love you baby, MacArthur Park, On the Radio, Bad Girls, She works hard for the money, Hot Stuff e Last Dance.

Donna Summer Musical
5 de Março a 28 de Junho de 2020 de quinta a domingo.
Teatro Santander
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo

Sessões
Quintas e sextas às 21h
Sábados às 18h e 21h
Domingos às 16h e 19h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 1h40 min sem intervalo

Ingressos
Vendas: sympla.com
Valor dos ingressos: De R$ 75,00 a R$ 280,00
Clientes Santander tem 30% de desconto nos ingressos inteiros, limitados a 2 por CPF.

Continue Reading

As Mais Lidas