Connect with us
Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

TRILHAS & MUSICAIS

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Divulgação

Published

on

O documentário musical Meu Amigo Fela sobre o músico Fela Kuti estreia dia 7 de novembro nos cinemas. Dirigido pelo brasileiro Joel Zito Araújo (A Negação do Brasil e As Filhas do Vento), o filme já percorreu festivais no Brasil e no exterior.

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres e se tornou uma lenda em seu país. O documentário traz uma nova perspectiva sobre ele, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat.

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Na história acompanhamos a complexidade de sua vida, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. Segundo o diretor, a intenção do filme não é ser celebrativo, mas mostrar lados do cantor que poucos conhecem: “A minha tentativa de contar a história de um gênio musical, chamado Fela Kuti, foi a de que, apesar do seu grande sucesso internacional, ele passou despercebido no Brasil, e encarando de frente seu lado de sombra e as tragédias que abateram o seu espírito guerreiro”, afirma.

Meu Amigo Fela é uma produção da Casa de Criação Cinema e faz parte do programa O2 Play Docs, da distribuidora O2 Play, ocupando salas de cinema em cidades brasileiras de todas as regiões com sessões em horário nobre.

Entre a concepção e a finalização do documentário o diretor levou dez anos. O período entre filmagens, montagem, a longa negociação por seus direitos de imagem e de música até o lançamento foram quatro anos. “Esse filme me tomou muito tempo, desde o momento que resolvi contar esta história e busquei patrocínio no Brasil. Além de ser a história de um rebelde e iconoclasta negro, era a história de um africano pouco conhecido por aqui”, avalia.

Foi o próprio biógrafo de Fela, Carlos Moore, que tomou a iniciativa de procurar Joel para sugerir o filme: “Me encantei com a idéia e passei a pensar como seria a forma mais viável de contar esta história, diminuindo a pressão dos direitos. Mas confesso que o momento chave em que me encantei, foi ao ler a biografia escrita por Carlos Moore e perceber que tinha muita coisa para ser contada além dos documentários existentes. Especialmente, o pan-africanismo e o lado trágico da última parte da vida de Fela, evitada pelos outros filmes”, comenta Araújo.

Prêmios internacionais

Fela Kuti, criador do afrobeat, é tema de documentário que estreia nos cinemas

Meu Amigo Fela ganhou o Prêmio Paul Robeson, como o Melhor Filme realizado na diáspora africana (o que significa fora da África) no Fespaco (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou) de Burkina Faso, que é o maior festival de cinema africano, realizada a cada dois anos. Por lá, o documentário já é considerado um dos 15 melhores filmes do ano, apesar de ter sido concebido e dirigido por um diretor afro-brasileiro. E está indicado para disputar o Oscar Africano.

O documentário também foi contemplado com o Prêmio Especial de Júri – Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens no Festival É Tudo Verdade e ainda o prêmio de Melhor Documentário do Festival Ecrans Noirs do Camarões. E ainda participou de festivais importantes como o International Film Festival Rotterdam e o The Durban International Film Festival.

Antes mesmo de chegar aos cinemas brasileiros o filme já está com todas sessões esgotadas no BIF London Film Festival.

A arte do pôster foi criada por Babatunde Banjoko, artista que trabalhou com Kuti e que fez capas de discos clássicos do músico, como Coffin for Head of State.

Kuti faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

Confira o trailer:

Continue Reading

TRILHAS & MUSICAIS

Trilha sonora de “Frozen 2” é disponibilizada em digital no Brasil

Published

on

Trilha sonora de "Frozen 2" é disponibilizada em digital no Brasil
Divulgação

A trilha sonora completa de Frozen 2 está disponível no Brasil através das plataformas digitais pela Universal Music, via Walt Disney Records, desde a última sexta-feira (15). O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 2 de janeiro de 2020.

Além de composições dos autores Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez e Christophe Beck (autor indicado ao Grammy), os artistas Kacey Musgraves, Weezer e Panic! At The Disco também foram convidados a participar da trilha.

Trilha sonora de "Frozen 2" é disponibilizada em digital no Brasil

Depois do sucesso comercial e de crítica da trilha sonora de Frozen – Uma Aventura Congelante, que inclui Let it Go, hit vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, a expectativa era alta para a trilha desde o anúncio da sequência.

O time vencedor do Oscar por trás de Frozen – Uma Aventura Congelante está de volta para Frozen 2. Além dos compositores premiados, as vozes de Idina Menzel, Kristen Bell e Christophe Beck também retornam para a continuação da animação. A versão Deluxe da trilha do novo filme traz 38 faixas originais.

Além das canções do filme, estão inclusos singles gravados por artistas convidados. No primeiro longa, a cantora Demi Lovato foi convidada para gravar uma versão da premiada Let it Go. Agora, Kacey Musgraves gravou uma versão da faixa All is Found, e a banda Weezer fez um cover de Lost in The Woods.

Em outubro, também foi apresentada a faixa Into The Unknown, canção principal do novo longa da Disney, gravada pela banda Panic! At The Disco. No filme, a música é cantada por Idina Menzel e pela cantora norueguesa Aurora.

Confira:

Continue Reading

TRILHAS & MUSICAIS

Taylor Swift: confira o single “Beautiful Ghosts” para a trilha sonora de “Cats”

A estrela pop contou com a colaboração do lendário Andrew Lloyd Webber. Canção será reproduzida durante os créditos finais do filme

Published

on

Taylor Swift: confira o single "Beautiful Ghosts" para a trilha sonora de "Cats"
Divulgação

A cantora Taylor Swift lançou nesta semana o single Beautiful Ghosts, que destaca a trilha sonora da adaptação cinematográfica do clássico Cats, de Andrew Lloyd Webber. O longa-metragem, dirigido por Tom Hooper, chega aos cinemas no dia 20 de dezembro.

Taylor Swift: confira o single "Beautiful Ghosts" para a trilha sonora de "Cats"

“Havia uma ambição e uma aspiração de ter uma música original no filme”, disse Taylor Swift em um vídeo onde ela discute a produção de Beautiful Ghosts. “Praticamente esse entendimento de “vamos escrever a melhor música que pudermos”. Andrew Lloyd Webber colaborou na composição.

Confira o resultado:

Continue Reading

TRILHAS & MUSICAIS

Christian Serratos interpretará Selena em nova série da Netflix

Atriz reviverá célebre cantora mexicana em “Selena: The Series”

Published

on

Christian Serratos interpretará Selena em nova série da Netflix
Divulgação

A Netflix divulgou seu primeiro teaser com a atriz Christian Serratos (que trabalhou em The Walking Dead) interpretando a célebre e saudosa cantora mexicana Selena Quintanilla na série Selena: The Series – Part 1 que estreará na plataforma em 2020.

Christian Serratos interpretará Selena em nova série da Netflix

O teaser apresenta Serratos folheando o roteiro de Selena enquanto ela exercita sua voz, intercalando com cenas dela colocando o icônico batom vermelho da cantora e dançando em um macacão roxo brilhante.

Christian Serratos se dirige ao palco e ao ensaiar a canção Como La Flor, uma voz surge: “Tudo bem, Christian. Estamos prontos para filmar!”

Selena: The Series tem a produção assinada por Jaime Dávila, Rico Martinez e Moisés Zamora, que também é creditado como redator da série.

Confira:

Continue Reading

As Mais Lidas