Fleetwood Mac, Oasis e Amy Winehouse impulsionam venda de vinil no Reino Unido   | The Music Journal Brazil | MTV
Connect with us
Fleetwood Mac, Oasis e Amy Winehouse impulsionam venda de vinil no Reino Unido   Fleetwood Mac, Oasis e Amy Winehouse impulsionam venda de vinil no Reino Unido  

MERCADO

Fleetwood Mac, Oasis e Amy Winehouse impulsionam venda de vinil no Reino Unido

Reprodução | Redes Sociais

Published

on

De acordo com os dados da Official Charts Company, que controla o mercado musical no Reino Unido, cerca de 4,8 milhões de discos de vinil foram vendidos em 2020, um aumento de quase 10% se comparado a 2019. Este é o 13º ano consecutivo de crescimento na região britânica desde 2007.

Fleetwood Mac, Oasis e Amy Winehouse impulsionam venda de vinil no Reino Unido  

Fotos: Reprodução | Redes Sociais

Os discos de vinil agora representam quase 1 em cada 5 de todos os álbuns comprados e estão em seu nível mais alto desde o inicio dos anos 1990. Para se ter uma ideia do sucesso do formato, os LP’s geram quase o dobro das receitas da indústria do que as plataformas de streaming e vídeo como o YouTube, observa a BPI (British Phonographic Industry).

Os álbuns responsáveis por esse crescimento são clássicos em suas épocas de lançamento: Rumours do Fleetwood Mac (Warner, 1977), Back To Black de Amy Winehouse (Island Records, 2006) e Nevermind do Nirvana (David Geffen Company, 1991).

Outros importantes álbuns do mercado internacional também figuraram entre os que impulsionaram a indústria musical britânica, como (What’s The Story) Morning Glory? do Oasis (Epic Records, 1995) – após uma campanha bem sucedida dos 20 anos de lançamento do disco -, Disco de Kylie Minogue (BMG, 2020) e Power Up do AC/DC (Columbia Records, 2020).

“Em um ano em que todas as nossas vidas mudaram, o poder de inspiração da música nunca foi tão evidente”, observa Geoff Taylor, chairman da BPI, BRIT Awards e Mercury Prize. “A rapidez e a conveniência do streaming o tornam o formato de áudio preferido para a maior parte de nossa audição, mas cada vez mais fãs optam por se aproximar de seus artistas e álbuns favoritos em vinil”.

Confira os 10 álbuns mais vendidos no Reino Unido no formato vinil:

1. Fleetwood MacRumours
2. Oasis(What’s The Story) Morning Glory?
3. Amy WinehouseBack To Black
4. NirvanaNevermind
5. Harry StylesFine Line
6. Kylie MinogueDisco
7. AC/DCPower Up
8. Queen Greatest Hits
9. IdlesUltra Mono
10. Arctic MonkeysLive At The Royal Albert Hall

As Mais Lidas