Na última sexta-feira (26), completou 20 anos desde que o Gorillaz, formado por quatro estranhos, estreou seu primeiro álbum. Estava lançada aquela que se tornaria a maior banda virtual do mundo.

Criada pelo músico Damon Albarn, o artista Jamie Hewlett, o cantor 2D, o baixista Murdoc Niccals, o baterista Russel Hobbs e o prodígio guitarrista japonês Noodle foram formados após uma colisão de contratempos, encontros e pura sorte para bombar um mundo pré-digital com suas histórias de fundo coloridas e formas virtuais inovadoras.
Baseada no Kong Studios em West London, a banda se estabeleceu em uma vida de inovações musicais com uma lista de colaboradores de encher os olhos d’água, que incluem lendas musicais, gênios e futuras estrelas de Elton John à Little Simz, MF Doom a Jean-Michel Jarre, Grace Jones a Slowthai, Kali Uchis a Sidiki Diabaté, além de muitos outros.

E ainda este ano, a banda lançará o primeiro da aguardada série de relançamentos de álbuns, começando com Gorillaz, o álbum de estúdio que começou tudo. O sótão do Kong Studios é um tesouro virtual de coisas efêmeras do Gorillaz, uma lata de biscoito gigante de ideias antigas, momentos musicais de mergulhos profundos, demos, primeiros desenhos e memórias dos integrantes da banda nunca vistas ou ouvidas antes.
Murdoc Niccals, inspirado pela sua heroína Marie Kondo, vai enfrentar aquele sótão com a promessa de despertar alegria no coração dos fãs de todo mundo com um lançamento físico muito especial apresentando uma abundância de joias desclassificadas.
Relembre o álbum Gorillaz, lançado originalmente em 2001 pela Parlophone Records: