O crescimento da música gospel é notável a cada ano no mercado fonográfico e entre seu público, principalmente entre aqueles que não fazem parte da chamada comunidade cristã. A prova disso é que dados divulgados pelo Google mostraram que a busca por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social, além disso, de acordo com o portal Terra, o mercado de música gospel bateu recorde mundial durante a pandemia do novo coronavírus.

Apesar de todo esse reconhecimento, os diferentes estilos presentes no gênero gospel ainda esbarram no pouco conhecimento por parte de muitas pessoas e nos estereótipos ligados ao público consumidor das músicas versus as denominações cristãs que seguem.
Com base em todos esses desafios, a gravadora Sony Music, que investe no gênero gospel desde 2010, lançou o projeto Somos Um (corpo, alma e espírito EF 4:4).
Com base no texto de Efésios 4:4 – “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” – a iniciativa terá como narrativa central um grupo de oração, que discorrerá por uma trilha de ações e contará com a participação dos principais artistas e personalidades influentes no cenário cristão brasileiro atual, como os cantores Leonardo Gonçalves, Aline Barros, Damares e Weslei Santos, o produtor musical Johnny Essi, o diretor artístico da Sony Music, Mauricio Soares, além de apoio das digital influencers Jey Reis, Farkile, Gabriela Costa, Jordana Vucetic e Patrícia Ramos.
A primeira fase do projeto consiste em uma websérie dividida em três episódios, cada um com cinco minutos, que visa explicar de forma aprofundada e em formato documental sobre os três estilos mais populares do gênero gospel: o POP, o pentecostal e a adoração.
Este novo projeto também contará com depoimentos de cristãos anônimos como forma de desmistificar os estereótipos ligados ao gospel, como ser um estilo musical único, ouvido só por pessoas ultrapassadas e religiosas. E, como o assunto é música, ainda será promovida uma live solidária, com os artistas participantes do projeto, para arrecadar doações para projetos missionários apoiados pelos artistas.