in

Gravadora anuncia “Solid Gold”, disco póstumo de U-Roy

Gravadora anuncia "Solid Gold", disco póstumo de U-Roy
Foto: Andrzej Liguz

O selo Trojan Jamaica anunciou nesta semana, o álbum póstumo de U-Roy, intitulado Solid Gold U-Roy. E nesta quinta-feira (20) é disponibilizado o clipe de Man Next Door, que conta com a participação de Santigold.

Gravadora anuncia "Solid Gold", disco póstumo de U-Roy
Foto: Andrzej Liguz

Em 17 de fevereiro de 2021, a notícia do falecimento de U-Roy repercutiu mundialmente. Homenagens por sua indiscutível relevância para a música não faltaram na imprensa. Exatamente um ano antes, U-Roy fazia sua última tour no Brasil ao lado de artistas como BNegão, MiniStereo Público e Russo Passapusso, Digitaldubs e os fundadores do selo Trojan Jamaica, Zak Starkey e Sharna “Sshh” Liguz.

Man Next Door (feat. Santigold) é a primeira pista do disco que será lançado em julho. A música é uma das maiores canções do reggae de todos os tempos e que inclusive transcendeu o estilo e caiu nas graças dos fãs de trip hop, quando foi regravada pelo Massive Attack em 1998.

A faixa foi originalmente escrita por John Holt e lançada em 1968 por seu grupo, The Paragons. Em 1982, U-Roy sampleou a track em Peace and Love In The Ghetto do álbum Original DJ.

Aliás, a expressão DJ original é um bom termo para definir U-Roy. O artista foi pioneiro no que a cultura sound system chama de toaster: o cara que atua como DJ enquanto interage verbalmente com a música, fazendo também o papel de MC.

Segundo o New York Times, “o precursor do rap”.

Confira:

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Marina lança a faixa "Ancient Dreams In A Modern Land"

Marina lança a faixa “Ancient Dreams In A Modern Land”

J Balvin conquista três prêmios na Colômbia por "Colores" e "Rojo"

J Balvin conquista três prêmios na Colômbia por “Colores” e “Rojo”