Connect with us
Jean-Michel Jarre lança o álbum ao vivo "Welcome to the Other Side" Jean-Michel Jarre lança o álbum ao vivo "Welcome to the Other Side"

ELETRÔNICA

Jean-Michel Jarre lança o álbum ao vivo “Welcome to the Other Side”

Concerto foi realizado no revéillon de 2021

Louis Adrien Le Blay

Published

on

O precursor da música eletrônica, Jean-Michel Jarre entrou em 2021 com uma inovadora performance ao vivo realizada numa Catedral de Notre-Dame virtual. O show, que combinou visuais de um concerto de realidade virtual com uma performance ao vivo em estúdio, introduziu uma abordagem de mídias mistas que era inédita até então.

Jean-Michel Jarre lança o álbum ao vivo "Welcome to the Other Side"

Foto: Louis Adrien Le Blay

O evento atraiu a impressionante audiência de 75 milhões de views em todo o mundo – este feito histórico levou Jarre ao topo da lista da Pollstar para livestreams, superando todo o TOP 10 somado.

Famoso por seus épicos concertos com alta tecnologia desde os anos 1970, era de se esperar que Jarre continuasse neste rumo, apesar da atual pandemia do coronavírus. A inovação sempre norteou os caminhos do multi-instrumentista francês, desde o ínício de sua bem sucedida carreira e agora, no século XXI, ela se mostrou presente na concepção deste projeto, onde o artista projetou, construiu e se apresentou em realidade virtual, que ficava acessível em todos os formatos disponíveis, desde TV e rádio até vídeo online, plataformas de redes sociais no ocidente e no oriente, e uma completa experiência imersiva através do uso de headsets de realidade virtual.

Agora, Jean-Michel Jarre está lançando Welcome to the Other Side, que inclui faixas de seu álbum Electronica, recentemente indicado ao Grammy Awards, assim como novas versões retrabalhadas de seus clássicos Oxygène e Equinoxe. Esta última traz o concerto na íntegra, além de uma MasterClass com Jarre, na qual ele revela os segredos por trás da realização do ambicioso espetáculo. Os espectadores também terão acesso a um vídeo com imagens de bastidores, que registra as últimas horas antes do concerto, e sua produção.

Jean-Michel Jarre lança o álbum ao vivo "Welcome to the Other Side"

Foto: Divulgação | Sony Music

O concerto completo foi exibido em realidade virtual e estreou no Festival de Cinema de Veneza, no dia 10 de setembro.

Além disso, uma recém produzida versão binaural das performances estará disponível para download digital, para compradores de qualquer formato, bem como via plataformas de streaming. A mixagem de áudio em 3D spatial traz uma nova dimensão de som para os ouvintes com headphones.

“O mundo estava em lockdown, todos estávamos vivendo em isolamento, confinados em nossos lares, que se tornaram o quartel general de nossas vidas e o único espaço que tínhamos para manter alguma forma de normalidade”, observa Jean-Michel Jarre. “Onde trabalho, família, amor, lazer e diversão estavam todos contidos dentro daquelas quatro paredes. Compartilhamos e interagimos com o mundo exterior através de nossas telas. Como músico, artista de palco e criador de eventos ao vivo, como meus colegas, eu precisava criar, me apresentar e compartilhar, esta é a minha única vocação…”.

Advertisement

O icônico músico de 73 anos e que já vendeu mais de 80 milhões de discos em todo o mundo, falou sobre a importância da Notre-Dame de Paris e como ela foi inspiradora para o seu álbum: “Um monumento que é patrimônio mundial e conhecido pelas massas, me pareceu o local ideal para montar o cenário. A Notre-Dame de Paris é um dos locais mais visitados pelos turistas de todo o planeta – e era o cenário ideal para um convite de viagem e celebração no Réveillon… mesmo que apenas virtualmente. Eu projetei o concerto em Realidade Virtual 3D, mas construí o projeto inteiro para ser compartilhado em todas as mídias possíveis e disponíveis, e a experiência em realidade virtual foi expandida para uma transmissão tradicional com streaming ao vivo, através das plataformas de rede social, redes globais de TV e rádio – qualquer pessoa que quisesse se juntar a nós era bem vinda… E elas vieram!”, concluiu.

Ouça o álbum Welcome to the Other Side, que já está disponível nas plataformas digitais pela Sony Music:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.