ELETRÔNICA

Jean-Michel Jarre: “Planet Jarre” chega ao Brasil em formato digital

By  | 

Jean-Michel Jarre, pioneiro da música eletrônica e multi-recordista do Guinness, lançará no dia 14 de setembro um extenso álbum em celebração aos seus 50 anos de música. Intitulado Planet Jarre, o novo trabalho inclui 41 faixas de seu catálogo, que foram escolhidas pelo artista e todas passaram pelo processo de remasterização.




No Brasil, a Sony Music disponibilizará a compilação nas plataformas digitais, mas para o mercado internacional o álbum terá os formatos Vinyl Book e Ultimate Box Set – este com um download card. Algumas das faixas foram remasterizadas em 5.1 por Jarre para aprimorar a experiência.

“Percorrendo o corpo do meu trabalho existente para este projeto, percebi que tenho quatro estilos bem diferentes de composição”, explica Jarre. “Existe essa ideia comum de que as pessoas estão se concentrando em curtos momentos de música. Isto não é verdade. Também estamos gastando mais tempo em nossa vida cotidiana ouvindo playlists. Esta é a razão pela qual eu decidi dividir este projeto em quatro partes, quatro mundos distintos que compõem meu próprio mundo… meu próprio planeta. Espero que todos aproveitem a jornada!”, concluiu.

Planet Jarre foi composto por quatro partes: Soundscapes, Themes, Sequences e Explorations & Early Works, destacando o foco criativo de Jean-Michel Jarre.

Soundscapes foca no ecletismo acústico, com sonoridades que referenciam sua formação em música clássica, com destaque para as faixas Oxygene I, Equinoxe IIChronologie I. Themes apresenta os clássicos Oxygene II e IV, além de Zoolookologie e Industrial Revolution Part II. Já Sequences conta com Arpeggiator e Revolutions, com vistas ao futuro da música eletrônica, gênero qual Jarre norteia os passos rumo às grandes inovações.

Um dos momentos mais importantes de Explorations & Early Works é a lendária gravação demo de Music For Supermarkets, único testemunho restante da única gravação impressa em vinil. Na época, Jarre destruiu as fitas após a transmissão de rádio e durante muito tempo, o único LP existente foi considerado a cópia de vinil mais valorizada do mundo. A faixa Erosmachine remete a 1969 e para os primeiros dias do período criativo do artista.

Jarre, que estreou a Electronica World Tour no Coachella deste ano, foi indicado ao Grammy Awards em 2017 e já vendeu mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo ao longo de sua carreira. Foi quatro vezes detentor do Guinness World Record com recordes de público em seus grandes e históricos shows como o Rendez-Vous Houston (1986 – 1,3 milhão de pessoas), La Defense (1990 – 2,5 milhões de pessoas) e Oxygene Moscow (1997 – 3,5 milhões de pessoas). Ele também foi nomeado Goodwill Ambassador pela UNESCO pelos seus eventos inovadores em marcos históricos em todo o mundo.

Confira o conteúdo de Planet Jarre:

Soundscapes

1. Oxygene 1
2. Oxygene 19
3. Rendez-Vous 1
4. Millions of Stars
5. Chronology 1
6. Oxygene 20
7. Equinoxe 2
8. Waiting for Cousteau
9. The Heart of Noise (Origin)

Themes

10. Industrial Revolution Part 2
11. Oxygene 4
12. Equinoxe 5
13. Oxygene 2
14. Zoolookologie
15. Bells
16. Equinoxe 4
17. Magnetic Field 2
18. Rendez-Vous 2 (Laser Harp)
19. Rendez-Vous 4
20. Chronology 4

Sequences

21. Coachella Opening
22. Arpeggiator
23. Automatic Part 1 with Vince Clarke
24. Exit with Edward Snowden
25. Equinoxe 7
26. Oxygene 8
27. Stardust with Armin van Buuren
28. Herbalizer
29. Revolutions

Explorations & Early Works

30. Ethnicolor
31. Souvenir of China
32. Blah Blah Café
33. Music for Supermarkets (Demo Excerpt)
34. Roseland / Le Pays de Rose
35. La Cage
36. Erosmachine
37. Hypnose
38. The Song of the Burnt Barns / La Chanson des Granges Brulees
39. Happiness is a Sad Song
40. Aor Bleu
41. Last Rendez-Vous

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.