Connect with us

Jorge Drexler é agora o novo artista da Sony Music. O cantor e compositor retomou a turnê #giraSILENTE após fechar o contrato com a gravadora da qual, agora, faz parte. Ao assinar o contrato, Drexler revelou estar “muito animado com este novo capítulo” que começa em sua vida.

“É uma honra ter um artista deste porte conosco, vencedor de prêmios mundiais como o Oscar e o Grammy Latino”, disse Afo Verde, presidente do conselho e CEO da Sony Music para a América Latina, Espanha e Portugal. “Um artista capaz de desafiar o apogeu da música urbana na Meca do Grammy Latino, onde dominou a última edição da premiação”, concluiu o executivo, afirmando que o artista reúne “uma combinação única de personalidade, talento e competência”.

Nascido no Uruguai, mas estabelecido na Espanha há duas décadas, a carreira de Drexler está há muito ligada à música e às artes. Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, em 2002, com sua música Al Otro Lado del Río, ao longo de sua frutífera carreira gravou 13 álbuns de estúdio, tocou por todo o mundo e se aventurou nos mais diversos territórios.

Em novembro passado, foi agraciado com três Grammy Latinos, como reconhecimento pela maneira como entende a música – maneira esta que, agora, podemos chamar de clássica. “Drexler é poesia e harmonia, faz uma música precisa e comovente, como um artesão de emoções universais esculpidas ao longo de três décadas de carreira”, destacou Barbat.

Jorge Drexler estreou na música no mesmo ano em que terminou seus estudos de Medicina na Universidade da República Oriental do Uruguai, em 1992. Foi com La Luz que Sabe Robar, um prelúdio para Radar (1994), que fechou o primeiro capítulo de sua carreira no Uruguai, antes de se mudar para a Espanha. Já neste lado do atlântico, gravou seu terceiro álbum, Vaivén (1996), com as participações de Joaquín Sabina, Luis Eduardo Aute e Javier Álvarez.

O cantor vive em Madri desde então, onde continua fazendo novas músicas e aumentando seu catálogo com mais de 10 álbuns originais e várias reedições. Após lançamentos como Vaivén, Llueve, Retrato de una mujer con hombre al fondo ou La Edad del Cielo, em 2008, lançou seu nono álbum, Cara B, gravado ao vivo em uma turnê pela Catalunha, que ganhou um documentário intitulado Un Instante Preciso. O filme recebeu vários prêmios importantes em vários festivais de cinema. Mas esse certamente não foi o único contato que Drexler teve com a sétima arte. Suas músicas já apareceram em vários filmes e trilhas sonoras, tendo ele, até mesmo, recebido um Prêmio Goya, o qual aceitou em 2011, por Que el soneto nos tome por sorpresa, do filme Lope.

Amar la trama foi um de seus trabalhos mais aclamados, gravado ao vivo, em 2010, e acompanhado por uma grande banda, com a qual fez mais de 70 shows em 10 países. Para se despedir desse álbum, e coincidindo com o 20º aniversário de sua primeira gravação, fez uma turnê chamada Mundo Abisal, uma produção aberta à experimentação musical e cênica com o qual percorreu a Espanha e as Américas, incluindo 20 apresentações nos Estados Unidos e no Canadá.

No fim de 2012, Drexler também lançou n, um trabalho que se afasta do formato discográfico padrão para incentivar a participação do público. Em 2014, lançou o álbum Bailar en la Cueva, mais carregado de ritmo e dançante, em que assume mais riscos com o som e o conceito global. Foi agraciado com dois Grammy Latinos: Gravação do Ano, pelo single Universos Paralelos, e Melhor Álbum de Cantor-Compositor.

Sua sequência, Salvavidas de hielo (2017), não lhe renderia dois, mas três Grammy Latinos, nas categorias Melhor Álbum e Canção do Ano, para a Telefonía, e Melhor Álbum de Cantor-Compositor. É o seu mais recente trabalho até hoje, inteiramente baseado no som do violão.

Mais de um ano após seu lançamento, ele e sua banda concluíram a turnê que os levou a cerca de 81 cidades em 17 países, tendo tocado para mais de 150 mil pessoas.

Jorge Drexler está atualmente em turnê com sua #giraSILENTE, com ingressos esgotados, a qual descreveu com as seguintes palavras: “O silêncio como matéria-prima, a música exatamente como surgiu, um infinito inteiro em um segundo, uma guitarra, um verso, uma plataforma para se sustentar”.

JAZZ SOUL R&B

Norah Jones lança “Playing Along” com Tarriona Tank Ball

Published

on

Norah Jones lança "Playing Along" com Tarriona Tank Ball
Divulgação

A cantora Norah Jones, que se prepara para desembarcar no Brasil, onde fará shows em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, lançou na última sexta-feira (29) a faixa Playing Along com a colaboração de Tarriona Tank Ball, indicada ao Grammy na categoria Artista Revelação. A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais pela Universal Music via Blue Note Records.

Norah Jones lança "Playing Along" com Tarriona Tank Ball

A faixa é a segunda colaboração das cantoras – a primeira foi no single Take It Away, disponibilizado em julho. Norah segue apresentando uma coletânea de canções com colaborações ecléticas com músicos como Rodrigo Amarante, Mavis Staples, Jeff Tweedy, Brian Blade e Thomas Bartlett.

Em 2002, a cantora apresentou o álbum Come Away With Me, que trouxe o hit mundial Don’t Know Why.

Confira:

Continue Reading

JAZZ SOUL R&B

Prince: álbum clássico “1999” é relançado com 35 faixas inéditas

The Prince Estate e a Warner Music disponibilizam o disco em todas as plataformas digitais

Published

on

Prince: álbum clássico "1999" é relançado com 35 faixas inéditas
Divulgação | Warner Music Brasil

Considerado um dos álbuns duplos mais icônicos e influentes da história, o 1999 do Prince, foi lançado em um grande momento de virada na carreira do artista. Após anos sendo relegado às paradas de R&B, o cantor experimentou a primeira transição real com os megahits Little Red Corvette, 1999 e Delirious, quebrando barreiras com a mistura revolucionária de rock, funk, R&B e new wave pop, fazendo história e tornando-se um dos primeiros artistas negros a ter vídeos em alta rotação na MTV.

Prince: álbum clássico "1999" é relançado com 35 faixas inéditas

As músicas incluídas no 1999 são apenas uma pequena amostra do trabalho que estava saindo do Prince nos períodos intensamente prolíficos de 1981 e 1982. Além do próprio material, o artista também estava criando faixas que daria aos “apadrinhados” Vanity 6 e The Time, e gravando dezenas de músicas que seriam guardadas para possível uso posterior, arquivando-as no crescente baú de material inédito.

Nesta sexta-feira (29), o The Prince State, em parceria com a Warner Music, relança 1999 em todas as plataformas digitais, com o álbum atemporal remasterizado pela primeira vez e 35 faixas inéditas do lendário baú do Prince, que mostram o fluxo criativo que o artista utilizou durante essa época.

A Super Deluxe Edition traz aos fãs todo o material de áudio que Prince lançou oficialmente por volta de 1982, além de 23 faixas de estúdio inéditas que foram gravadas entre novembro de 1981 e janeiro de 1983, e os áudios de uma apresentação completa ao vivo da turnê de divulgação do álbum gravada no final do show (o segundo de dois naquele dia) em Detroit (EUA), em 30 de novembro de 1982.

Fricke observa: “Uma edição histórica de visão, habilidade e urgência – uma imersão sem precedentes no momento frenético e no mundo privado do trabalho de Prince em 1981 e 1982, a caminho da profunda descoberta de seu quinto álbum de estúdio, 1999”.

O box digital 1999 lança uma luz forense sobre a produção criativa desse músico, compositor, produtor e intérprete verdadeiramente único em um ponto crucial da carreira do artista, e demonstra por que a alma do seu trabalho insuperável continua a gerar tanto amor e paixão por todo o mundo.

“Eu não queria fazer um álbum duplo, mas continuei escrevendo … sempre comparo a composição com uma garota entrando pela porta. Você não sabe como ela será, mas de repente, lá está ela” – disse Prince, em novembro de 1982.

Ouça a versão Deluxe de 1999:

Continue Reading

JAZZ SOUL R&B

Pink Sweat$: revelação do R&B, artista lança “This Christmas”

Cantor e compositor, que apresenta estilo inovador, se une à Donny Hathaway para esta estreia

Published

on

Pink Sweat$: revelação do R&B, artista lança "This Christmas"
Divulgação | Warner Music Brasil

Voz melódica, baladas suaves e acústicas, sem marcações de percussão. Esse é o estilo único do cantor e compositor Pink Sweat$ que lança, nesta sexta-feira (29) o seu mais novo single This Christmas, em colaboração com Donny Hathaway, cantor e compositor norte americano, conhecido por clássicos do soul, gospel e jazz.

A faixa, que já está disponível em todas as plataformas digitais pela Warner Music, via Atlantic Records, chega para celebrar os feriados do final do ano, enaltecendo a comemoração do Thanksgiving, que marca os preparativos do Natal nos Estados Unidos todos os anos, sempre na quinta quinta-feira do mês de novembro.

Pink Sweat$: revelação do R&B, artista lança "This Christmas"

Com raízes no R&B e no Soul, mas, fugindo ao estilo com complexidade melódica e lírica, Pink Sweat$ começou a cantar profissionalmente aos 19 anos na Filadélfia, Estados Unidos. Logo em seguida, ingressou no lendário Sigma Sounds Studios, onde iniciou a carreira como compositor. Depois de sete anos de trabalho nos bastidores, Pink Sweat$ foi lançado como artista solo em julho de 2018. Seu estilo musical e pessoal conquistou os fãs e deixou evidente toda personalidade que ele tem.

“Eu não estou tentando ser diferente, eu sou diferente. Eu nunca falo de sexo de forma explícita, isso é intencional. Eu não degrado as mulheres, isso é intencional. Eu não tenho um corte de cabelo sofisticado. Eu uso rosa. Nada disso é comum na história do R&B”, revelou o cantor em entrevista recente à Rolling Stone.

O EP de estreia de Pink Sweat$ Volume 1, ganhou reconhecimento de grandes veículos de imprensa como o The New York Times e as revistas Rolling Stone e Billboard. Mas a ascensão nos charts aconteceu com o lançamento do single Honesty, que chegou a ocupar o 10º lugar do chart Viral do Spotify, nos Estados Unidos, e a 23ª posição no TOP 200 do Spotify Global.

O single conquistou a marca de mais de 2 milhões de streams em apenas oito semanas e já ultrapassou 25 milhões de views no clipe oficial no YouTube.

Confira:

Continue Reading

As Mais Lidas