ROCK

Leon Russell morre aos 74 anos nos EUA

By  | 

Um dos nomes que mais contribuíram para o rock, o músico norte-americano Leon Russell morreu neste domingo (13) em sua residência na cidade de Nashville (EUA) aos 74 anos. O anúncio foi realizado através da esposa do músico Janet Bridges no site oficial de Russell.

O cantor e compositor de canções como A Song For You, Lady Blue e Delta Lady estava em recuperação de uma delicada cirurgia cardíaca que realizou em julho deste ano. Ele faleceu enquanto dormia.

Ao longo de seis décadas de carreira, Leon Russell, nascido Claude Russell Bridges, fez grandes contribuições com outros nomes consagrados do rock como Eric Clapton, George Harrison, Joe Cocker, Willie NelsonElton John – com este último gravou o álbum The Union em 2010, além de ter presenciado o pianista no inicio de carreira em sua primeira apresentação no Troubadour em Los Angeles no dia 25 de agosto de 1970.

Com uma imagem marcante sempre lembrada pelos longos cabelos e a barba, Russell ganhou notoriedade mundial ao fazer parte do primeiro concerto com fins humanitários realizado no mundo, o Concert For Bangladesh que aconteceu em Nova York no dia 1° de agosto de 1971, encabeçado por George Harrison e pelo citarista indiano Ravi Shankar. Utilizou seu piano em incontáveis gravações ao lado de Ray Charles, Beach Boys, The Byrds e The Rolling Stones.

Leon Russell foi imortalizado no Hall da Fama do Rock and Roll em 2011.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.