Live Aid: idealizador não acredita em uma nova edição do festival

O irlandês Bob Geldof, idealizador do histórico concerto Live Aid em 13 de julho de 1985, disse em uma entrevista à CBC que não acredita que esse evento possa ser realizado em 2020, porque, para ele, a internet “quebrou o mundo em individualismo”.

Live Aid: idealizador não acredita em uma nova edição do festival

“Tivemos um grande lobby: 1,2 bilhão de pessoas, 95% dos aparelhos de televisão no planeta assistiram ao concerto“, diz Geldof. “Então as coisas mudam, mas esse instrumento de mudança não é mais plausível. O rock and roll foi a coluna central de nossa cultura há 50 anos. A web dividiu o mundo em individualismo e é fácil para os autoritários usarem…”, explicou.

Bob Geldof, hoje com 68 anos e frontman do Boomtown Rats, acrescenta que a internet criou uma sociedade “reducionista”: “(A Internet) acelerou além do nosso entendimento, então a coisa toda entra em colapso com a ganância, coloca milhões fora do trabalho, coloca milhares em suicídio, as guerras eclodem como resultado, millhões estão em movimento para encontrar novos trabalhos ou para escapar da guerra e erguemos nossos muros e barreiras”, disse.

E concluiu: “Nós nos reduzimos. O século XXI é reducionista e está usando a grande ferramenta de reducionismo, a internet, e precisamos saber como usar essa coisa, que é a ferramenta mais poderosa já inventada”, concluiu.

O Live Aid aconteceu simultaneamente no Wembley Stadium em Londres e no JFK Stadium na Filadélfia, contando com grandes nomes da música mundial como Phil Collins, Paul McCartney, U2, George Michael, Sting, Spandau Ballet, Sade, Bryan Ferry, Dire Straits, Elton John, The Who, David Bowie, Queen, entre outros.

Matéria produzida por Redação Music Journal

The Beatles: documentário de Peter Jackson será lançado pela Disney em setembro

The Beatles: documentário de Peter Jackson será lançado pela Disney em setembro

Live Nation quer adiar turnês por conta do coronavírus