Connect with us
Lô Borges lança "Dínamo", novo álbum de inéditas, conta com participação de Samuel Rosa Lô Borges lança "Dínamo", novo álbum de inéditas, conta com participação de Samuel Rosa

MPB & SAMBA

Lô Borges lança “Dínamo”, novo álbum de inéditas, conta com participação de Samuel Rosa

Divulgação

Published

on

Lô Borges apresenta Dínamo, seu 15º álbum de inéditas que já está disponível em todas as plataformas digitais pela Deck. Nem bem terminou a divulgação de Rio da Lua — álbum composto em parceria com Nelson Angelo e lançado em abril de 2019 — Lô iniciou a gravação do novo registro. Desta vez a parceria foi com o poeta, compositor e violeiro Makely Ka: natural de Valença do Piauí, radicado há muitos anos em Belo Horizonte.

Lô Borges lança "Dínamo", novo álbum de inéditas, conta com participação de Samuel Rosa

“Eu estava fazendo o show de estreia do Rio da Lua aqui em Belo Horizonte quando eu recebi, via WhatsApp, a primeira letra do Makely Ka. Falei com ele que tinha gostado da composição, que faria a música e o processo começou assim. Eu pensei: ‘poxa, é uma perspectiva para um novo álbum, nesse formato novo para mim que é compor através de mensagens de texto. É a coisa mais interessante que descobri para fazer com o celular, que passou a ter uma utilidade bem mais consistente”, explicou o membro do Clube da Esquina sobre o início dos trabalhos.

O processo de criação adotado por Lô Borges em Dínamo foi idêntico ao trabalho feito com Angelo: Makely enviava as letras via mensagem de texto e Lô compunha as melodias imediatamente, devolvendo ao parceiro, pela mesma via, a gravação no formato voz e violão. Favorecendo o dinamismo, o cantor e compositor deixou o seu feeling e a prática de décadas de carreira guiarem-no ao criar as linhas instrumentais. “Fiz 10 músicas em três meses. Toda semana chegavam letras, e aquelas que eu gostava mais eu passava para o meu caderno, com minha caligrafia. Então, eu pegava o violão, começava a inventar acordes e melodias e em 40 minutos já estava tudo pronto. Foi muito intuitivo“, detalhou.

Lô Borges lança "Dínamo", novo álbum de inéditas, conta com participação de Samuel Rosa

Makely Ka é um dos principais artistas da sua geração, autor de mais de cem músicas gravadas por vários intérpretes brasileiros. Já se apresentou em Portugal, Espanha, Dinamarca, Lituânia, Turquia, Grécia e México. Em 2012 Makely lançou seu quarto disco autoral Cavalo Motor, dando sequência à série iniciada pelo álbum-manifesto A Outra Cidade, lançado em 2003 coletivamente com Kristoff Silva e Pablo Castro. Detalhe: foi com Castro que Lô desenvolveu um trabalho minucioso de recuperação dos arranjos do lendário Disco do Tênis que rendeu muitos shows com teatros lotados pelo Brasil ao longo de 2017 e 2018, além de um CD e DVD gravados ao vivo no Circo Voador (RJ).

 

“Fiz 10 músicas em três meses. Toda semana chegavam letras, e aquelas que eu gostava mais eu passava para o meu caderno, com minha caligrafia. Então, eu pegava o violão, começava a inventar acordes e melodias e em 40 minutos já estava tudo pronto. Foi muito intuitivo

 

Nas 10 faixas inéditas de Dínamo, o piauiense revisita o universo poético do criador de clássicos como Clube da Esquina nº 2, O Trem Azul, Paisagem da Janela, Um Girassol da Cor de Seu Cabelo, Para Lennon & McCartney, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor e tantas outras canções memoráveis do compositor mineiro.

Os versos que Makely escreveu para Dínamo foram inspiradores para Lô Borges, também compositor de Aos Barões, uma das declaradas referências do britânico Alex Turner, do Arctic Monkeys.

O single Dínamo conta com a participação especial de Samuel Rosa e já foi lançado, com direito a lyric video, em todas plataformas digitais. O restante do repertório explora as diferentes bagagens e universos entre Lô e Makely Ka: Apontando o Norte, Refúgio, Quantos Janeiros, Lava do Vesúvio e O Caos da Cidade são algumas das músicas novas. Sem medo de explorar e trabalhar com os mais diferentes parceiros e métodos, Lô Borges afirma que procura simplificar a vida e as canções.

Para quem as ouve, porém, a riqueza do trabalho é evidente.

Confira o álbum Dínamo:

As Mais Lidas