Madonna

Madonna: álbum de estreia completa 35 anos

By  | 

O primeiro álbum da popstar Madonna completou 35 anos nesta sexta-feira (27) e até hoje é considerado um dos grandes marcos da música pop no mundo.




Produzido por John “Jellybean” Benitez, Mark Kamins e Reggie Lucas, Madonna, lançado no dia 27 de julho de 1983 pela Sire Records, conta com uma sonoridade peculiar aos anos 1980: sintética, com recursos eletrônicos flagrantes, mas com inovações que já se apresentavam no equipamento utilizado em estúdio, com a utilização de uma bateria eletrônica Linn, Moog bass sample e um sintetizador Oberheim OB-X. Este aparato contribuiu para ambientar canções que falavam sobre amor e relacionamentos e conquistou milhares de fãs em todo o mundo.

Madonna realizou shows em clubes na promoção de seu novo disco, além de aparições em emissoras de TV dos EUA e Reino Unido entre 1983 e 1984. O seu forte apelo visual em consonância com o grande sucesso de singles como Holiday, Borderline, Everybody e Lucky Star pavimentou o caminho para que ela fosse reconhecida, em um futuro bem próximo (e bem promissor)  como a Rainha do Pop.

Na época do lançamento deste álbum-début, os clipes dos singles tiveram o resultado de uma audiência televisiva tão grande, que a gravadora lançou uma compilação deles em VHS, no que se tornou a mais vendida neste formado nos EUA em 1985.

Madonna, que na época tinha 24 anos, alcançou o estrelato em definitivo naquele ano, conquistando 5 Discos de Platina nos EUA pela RIAA (Recording Industry Association of America), correspondentes a 5 milhões de cópias vendidas no país, além de alcançar o TOP 10 em mercados como da Austrália, França, Suécia, Nova Zelândia, Holanda e Reino Unido. Ao todo, a artista vendeu mais de 10 milhões de cópias deste álbum em todo o mundo.

Em 2008, a Entertainment Weekly posicionou o primeiro trabalho de Madonna como um dos 100 melhores álbuns dos últimos 25 anos. Para a publicação, a influência do disco no mercado estabeleceu um novo padrão para o dance pop por décadas após seu lançamento.

35 anos depois, Madonna está muito próxima de lançar seu 14º álbum de estúdio, o sucessor do badalado Rebel Heart de 2015. Especula-se que ela tenha vendido mais de 300 milhões de discos em todo o mundo.

Ouça o álbum Madonna no Spotify:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.