CLASSICA

Maestro Claudio Santoro é tema de documentário que estreia em março

By  | 

Um dos maiores nomes da música brasileira, responsável por gerações de músicos que se formaram na Universidade de Brasília, o músico, compositor e maestro premiado Claudio Santoro (1919-1989) é tema do documentário Santoro – O Homem e Sua Música que chega no dia 8 de março nos cinemas.




Pouco conhecido fora do ambiente da música erudita, Santoro foi autor de mais de 600 peças musicais de diferentes estilos, frutos de sua versatilidade para compor, desde singelos prelúdios para piano até complexas peças sinfônicas e eletroacústicas.

John Howard Szerman, que assina a direção do documentário, assumiu a tarefa de perfilar e trazer para o público a história de Santoro no longa-metragem que também roteirizou e produziu.

Howard não se restringe ao perfil musical. Ele investiga outros aspectos da trajetória do personagem.

“Cada entrevista que fizemos para o filme despertava novos insights sobre o Claudio e sua obra, mas foi por meio das interpretações musicais que vimos a sua importância para a música erudita mundial”, conta Szerman.

Santoro – O Homem e Sua Música, indicado para concorrer no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2015, reúne depoimentos de familiares, amigos e especialistas que trazem à tona a história do inicio ao fim do artista.

A direção musical ficou a cargo de Alessandro Santoro, filho do maestro e que é pianista e cravista. São trechos de quatro sinfonias e
diversas peças musicais interpretadas especialmente para o filme pelas orquestras: Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), Filarmônica de Minas Gerais, Filarmônica Amazonas (OAF), Camerata do Brasil, Camerata Aberta, além de músicos em diversas formações.

Em 50 anos de carreira, a obra de Santoro foi estudada e analisada em mais de uma centena de publicações, entre livros, ensaios e teses. Suas composições foram gravadas por diferentes artistas, num acervo que reúne mais de 130 CD’s e LP’s. Também foi parceiro do poeta Vinicius de Moraes em canções como 13 Poemas de Amor e a Música da Alma.

Confira o trailer:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.