LANÇAMENTOS

Marillion anuncia a reedição de “Clutching At Straws” para novembro

By  | 

O Marillion, uma das bandas progressivas mais emblemáticas do rock progressivo, anunciou nesta quinta-feira (6), o relançamento do álbum Clutching At Straws em versão deluxe. A nova edição do álbum que revelou os sucessos Incommunicado, Sugar Mice e Warm Wet Circles chegará ao mercado internacional no dia 23 de novembro nas plataformas digitais, além das versões 4 CD/Blu-Ray e 5 LP pela Warner Music.




Clutching at Straws, quarto álbum de estúdio do Marilion e sucessor do multiplatinado Misplaced Childhood, marca o retorno da banda em 1987 com Fish nos vocais, Steve Rothery na guitarra, Mark Kelly nos teclados, Pete Trewavas no baixo e Ian Mosley na bateria, foi o segundo álbum mais bem sucedido comercialmente da banda.

Na época, a revista Rolling Stone classificou Clutching at Straws como um dos 50 maiores álbuns de Rock Progressivo de todos os tempos, o colocando como referência imediata no gênero.

A arte das capas, frente e verso, retratam a inspiração do vocalista Fish nas composições de Clutching e seus heróis. Em todo o processo gráfico é possível identificar várias alusões a eles. O cenário consiste em um pub britânico, o Bakers Arms em Colchester com a representação pessoal de Robert Burns, Dylan Thomas, Truman Capote e Lenny Bruce na frente da esquerda para a direita e John Lennon, James Dean e Jack Kerouac no verso da esquerda para a direita.

Clutching At Straws: Deluxe Edition revelará uma gravação do Marilion na Escócia no lendário Edinburg Playhouse em dezembro de 1987 durante a derradeira turnê do grupo na era Fish. Remixado por Andy Bradfield e Avril Mackintosh e mixagem de Michael Hunter, este relançamento também contará com algumas das performances da banda que foram divulgadas em 1988 no álbum ao vivo The Thieving Magpie. Durante a apresentação, o Marillion imprime canções que abrangem toda a carreira dos músicos até aquele momento, incluindo Garden Party (do álbum-début de 1983), Script for a Jester’s Tear, Punch And Judy, de Fugazi (1984), Kayleigh, de Misplaced Childhood (1985) e Warm Wet Circles, de Clutching at Straws.

A reedição ainda contará com 9 canções demo lançadas em 1999, sendo 4 inéditas para Hotel Hobbies / Warm Wet Circles, Just For The Record, Torch Song e Slàinte Mhath.

O Blu-ray apresenta a mix original do álbum de 1987, além de vários outros mixes e com um documentário de 60 minutos que apresenta Mick Wall entrevistando a banda e discutindo o álbum, além de filmes promocionais para Incommunicado, Sugar Mice e Warm Wet Circles.

Ainda não há previsão do lançamento em formato físico no Brasil.

Confira a tracklist completa de Clutching At Straws em Deluxe Edition:

Disco 1: 2018 Andy Bradfield & Avril Mackintosh Re-mix

1. Hotel Hobbies
2. Warm Wet Circles
3. That Time of the Night (The Short Straw)
4. Going Under (Alternate Version)
5. Just or the Record
6. White Russian
7. Incommunicado
8. Torch Song
9. Slàinte Mhath
10. Sugar Mice
11. The Last Straw
12. Happy Ending

Disco 2: Live at the Edinburgh Playhouse 1987 (2018 Michael Hunter Mix)

1. La Gazza Ladra
2. Slàinte Mhath
3. Assassing
4. White Russian
5. Incubus
6. Sugar Mice
7. Fugazi
8. Hotel Hobbies
9. Warm Wet Circles
10. That Time of the Night (The Short Straw)

Disco 3: Live at the Edinburgh Playhouse 1987 (2018 Michael Hunter Mix)

1. Pseudo Silk Kimono (Intro)
2. Kayleigh
3. Lavender
4. Bitter Suite
5. Heart of Lothian
6. The Last Straw
7. Incommunicado
8. Garden Party
9. Market Square Heroes (incomplete, featuring My Generation, Margaret, and Let’s Twist Again)

Disco 4: 1999 Remaster Demos

1. Beaujolais Day (Demo)
2. Story From A Thin Wal (Demo)
3. Shadows On The Barley (Demo)
4. Exile On Princes Stree (Demo)
5. Sunset Hill (Demo)
6. Tic-Tac-Toe (Demo)
7. Voice In The Crowd (Demo)
8. White Russians (Demo)
9. Sugar Mice In The Rain (Demo)
10. Hotel Hobbies/ Warm Wet Circles (The Mosaic Demos) *
11. Just for the Record (Demo) *
12. Torch Song (Demo) *
13. Slàinte Mhath (Demo) *

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.